Lugares para viajar em Minas regados a muita natureza, boa gastronomia e ambientes charmosos não faltam. Confira nossa seleção com algumas indicações pelo estado.

Minas Gerais é um dos pedacinhos de terra mais encantadores do Brasil. Com cidadezinhas cheias de tradição e super charmosas, vale a pena apostar em lugares para viajar em Minas quando buscar por um destino nacional.

A própria capital, Belo Horizonte, é um bom lugar para conhecer – inclusive com a possibilidade de comer alguns dos melhores pães de queijo do país. Mas quem mora em BH, ou quem simplesmente busca uma cidade diferente para viajar, também encontra outros bons destinos para passear em MG.

Regados a uma gastronomia deliciosa, natureza sempre presente, paisagens lindas e um povo muito simpático, o estado conquista a todos que decidem visitá-lo. E, para deixar suas férias ainda mais especiais, selecionamos neste post ótimos lugares para viajar em Minas.

Continue lendo para saber um pouquinho mais de cada e se guie pelo menu:

viva o mundo

Lugares perto de BH:

Serra do Cipó

Um dos lugares mais lindos do Brasil é, sem dúvida, a Serra do Cipó. A região é perfeita para quem gosta de turismo de aventura, oferecendo muitas oportunidades de trilhas, escaladas e até rafting. O cenário é riquíssimo em uma diversidade de flora e fauna incríveis, com cachoeiras diversas pelo território.

A natureza foi generosa nessa região que é super indicada para os ecoturistas. O Parque Estadual da Serra do Cipó é apenas uma parte da Serra do Espinhaço, além de lar de bacias de rios importantes.

Para uma viagem confortável, não faltam boas opções de hospedagem por lá – tudo em Santana do Riacho, município a menos de 100 km de distância da capital do estado.

Cachoeira Grande, na Serra do Cipó
Cachoeira Grande, na Serra do Cipó

Inhotim – Brumadinho

O maior museu a céu aberto do mundo fica no Brasil, na cidade de Brumadinho. O Instituto Inhotim é um lugar de importância inigualável – tanto com relação às artes, quanto com a natureza -, dispondo de um acervo impressionante e proporcionando uma experiência única aos seus visitantes.

O paisagismo do local tem a beleza complementada com a galeria de arte contemporânea do local. O espaço é enorme e é recomendado, pelo menos, dois dias de visita ao Instituto, para aproveitar um passeio agradável, além de surpreendente. Há, ainda, ótimos restaurantes por ali, e pousadas super charmosas onde descansar mais tarde.

Leia mais:

Dicas de Inhotim que Fazem toda a Diferença na Viagem
Os jardins de Inhotim vivem em constante expansão. São mais de 4000 espécies diferentes de plantas, incluindo uma das mais extensas coleções de palmeiras do mundo.

Mariana

Mariana é mais um município que vale a visita, tendo uma relevância expressiva na história de Minas Gerais. Foi a cidade mais rica da região durante o Ciclo do Ouro, sendo considerada a primeira vila e primeira capital do estado. Assim como a famosa Ouro Preto, é um destino repleto de prédios de arquitetura colonial e igrejas encantadoras para visitar.

Alguns pontos de interesse a se conhecer por lá são a Catedral de Nossa Senhora da Assunção da Sé e a Mina da Passagem, a maior mina de ouro do mundo que está aberta ao turismo. Mas mais que isso, a cidadezinha montanhosa conquista os visitantes também pela gastronomia típica mineira e pela natureza rica dos arredores. 

Mariana - MG

Ouro Preto

Ouro Preto foi outra cidade super importante durante a Corrida do Ouro, roubando o protagonismo de Mariana em certo ponto do passado.

Com história e cultura exalando em seu território, essa charmosa localidade possui tantos atrativos que é válido gastar ao menos um final de semana por lá. Em meio aos morros, as casinhas coloniais permeiam a cidade que é lar de inúmeras igrejas e museus repletos de obras de arte barroca, muitas assinadas por Aleijadinho.

De Mariana a Ouro Preto a distância é curta, de menos de 20 km – um caminho que se percorre em cerca de meia hora. Para unir os dois destinos na mesma viagem, uma boa dica de passeio é fazer o percurso por meio da Maria Fumaça do Ribeirão do Carmo. O trajeto é considerado histórico e possui muitas belezas naturais.

Prédios coloniais em Ouro Preto, um dos lugares para viajar em Minas

Cordisburgo

Um destino não tão falado entre as inúmeras cidades charmosas do estado é Cordisburgo, que sem dúvida é um local que merece mais destaque entre os lugares para viajar em Minas. Terra natal do famoso escritor Guimarães Rosa, além do destaque na literatura, o local também possui diversos atrativos naturais.

Existem diversas grutas nas imediações do território, sendo a Gruta do Maquiné a mais famosa. Já na cidade, um dos passeios mais recomendados é o Museu Casa Guimarães Rosa, e o acervo de objetos antigos de Seu Brasinha é outra dica interessante.

Para conhecer as belezas da cidade basta seguir viagem por menos de 120 km, se você partir de Belo Horizonte. Pelo caminho, não deixe de conhecer a inusitada Casa Elefante.

A Gruta do Maquiné em Cordisburgo, um dos lugares para viajar em Minas Gerais
A Gruta do Maquiné
viva o mundo

Sul de Minas:

Monte Verde

Localizada na Serra da Mantiqueira, Monte Verde é um dos destinos mais procurados por casais em busca de lugares para viajar em Minas para um final de semana especial.

Bastante visitada no inverno, as temperaturas no local ficam abaixo dos 10°C constantemente durante os meses da estação. Destino ideal para os amantes do frio e para passeios românticos, por lá a gastronomia é incrível, com direito a vinhos, fondues e chocolates quentes.

Unindo o clima frio das montanhas da Mantiqueira, Monte Verde é uma boa alternativa aos demais destinos paulistas da região, como a famosa Campos do Jordão, por exemplo. Um de seus grandes destaques é o carisma mineiro, que torna a cidade ainda mais encantadora.

Araucárias em Monte Verde, um dos lugares para viajar em Minas

Poços de Caldas

Poços de Caldas é um destino super charmosinho do interior de Minas Gerais, tendo sido um grande “point” do turismo nacional em meados do século passado. Hoje, os jovens que foram à cidade para cursar a faculdade trouxeram novos ares à região, mas ainda é possível curtir bons passeios nos mesmos pontos de interesse que atraíram tantos antigamente.

Um dos principais atrativos da cidade são as fontes de águas termais, as responsáveis pela fama de Poços de Caldas no turismo das décadas passadas. A cidadezinha é um lugar super recomendado para quem busca um lugar para descansar e se reconectar com um dia a dia mais simples.

Quando estiver por lá, visite a Pedra Balão, o Parque José Affonso Junqueira e as Thermas Antônio Carlos. Ah, e não deixe de tomar um delicioso cafezinho na Praça José Affonso Junqueira.

Espaço em Poços de Caldas

Gonçalves

Se Monte Verde é um destino mais procurado por aqueles que curtem um friozinho de Serra, a vizinha Gonçalves se resguarda como um lugar mais indicado àqueles que priorizam o sossego numa viagem.

Por lá, montanhas e muita natureza permeiam a cidade, que foi ganhando aos poucos o coração dos viajantes do interior de Minas Gerais. É também uma das queridinhas dos adeptos do ecoturismo, com direito a cachoeiras, trekking e escaladas pelo território.

Em Gonçalves é possível curtir dias tranquilos, hospedando-se em pousadinhas encantadoras, e aproveitar uma deliciosa cozinha mineira, daquele tipo mais autêntico – e mais saboroso. Se você está procurando um lugar ideal para descansar, pode apostar em Gonçalves sem medo de ser feliz na calmaria interiorana das serras mineiras.

Leia mais:

  • Gonçalves – Tudo Sobre a Cidade na Serra da Mantiqueira
Pedra do Forno - Gonçalves
A Pedra do Forno

Caxambu

No famoso Circuito das Águas de Minas Gerais, Caxambu é um destino que se destaca. A cidade é considerada como o maior complexo hidromineral do mundo, o que faz dela a mais relevante entre todas que dispõe das fontes de água natural que permeiam essa região do estado.

Além de ser uma localidade super tranquila e, por isso, ideal para viagens de descanso, há boas opções de passeios para fazer por Caxambu. Uma das melhores indicações é conhecer o Parque das Águas, que fica bem no centrinho e é o principal atrativo do destino.

Outras atividades também recomendadas são andar no teleférico, visitar cachoeiras e os picos dos arredores e, quem sabe, até estender a viagem até Baependi, a menos de 10 km dali.

Parque das Águas, em Caxambu, um dos lugares para viajar em Minas
O Parque das Águas

Extrema

Extrema é outra localidade onde a natureza impera. Um dos principais atrativos da cidade é o Pico do Lopo, com uma trilha íngreme, mas que é acessível também de carro. De lá se tem uma vista belíssima e é possível também participar de saltos de asa delta. Na cidade há também o Parque Cachoeira de Jaguari e o Parque Municipal Cachoeira do Salto.

No entanto, um dos maiores destaques do destino é gastronômico. Premiado, o pudim de leite condensado do Armazém Bertolotti é imperdível por quem passa pela cidade, sendo considerado por muitos como o melhor do mundo. Além da sobremesa, a culinária mineira também conquista quem passa por lá.

Cachoeira do Salto em Extrema
A Cachoeira do Salto
viva o mundo

Outros destinos em Minas:

São João del Rei

Apesar de fazer parte do roteiro da Estrada Real, que passa por muitos municípios próximos de Belo Horizonte, a cidade de São João del Rei fica um pouco mais distante da capital, a cerca de 190 km. Também importante na história mineira, a cidade possui diversos casarões antigos para serem apreciados, assim como a vizinha Tiradentes e a famosa Ouro Preto.

Mesmo mantendo parte de sua arquitetura colonial intacta, São João del Rei foi uma das cidades mineiras históricas que mais se desenvolveu no meio urbano. Ainda assim, passeios por igrejas e museus típicos são indispensáveis, com direito até mesmo a um memorial moderno dedicado a Tancredo Neves.

Visite também a Igreja Nossa Senhora do Rosário, a Igreja São Francisco de Assis, a Catedral Nossa Senhora do Pilar, o Museu de Arte Sacra de São João Del Rei e o Museu Ferroviário.

Centrinho histórico de São João del Rei

Serra da Canastra

Lar da nascente do Velho Chico, a Serra da Canastra é uma região de preservação ambiental que abrange diferentes cidades do sudoeste de Minas, como São Roque de Minas, Sacramento e Delfinópolis.

O Parque Nacional possui uma área de mais de 70 mil hectares de muita natureza e paisagens lindas, com altitudes que chegam a quase 1500 metros, como a Torre da Serra Brava.

A vegetação predominante da região é rasteira, mas o relevo acidentado e permeado por cachoeiras torna o ambiente perfeito para uma viagem mais relaxante. Além disso, há diversas hospedagens charmosas para curtir um finde mais romântico ou uma divertida viagem entre amigos, tudo com muito contato com a natureza dos arredores.

Serra da Canastra

Tiradentes

Outra cidadezinha onde o clima interiorano causa a impressão de fazer o tempo passar diferente é Tiradentes. O destino é lar de prédios de arquitetura colonial e vale a pena acrescentar no roteiro de lugares para viajar em Minas. Fica a apenas 11 km de São João del Rei, e pouco menos de 200 km longe da capital BH.

Por lá, o desenvolvimento se deu devagar, e a descoberta de suas belezas pelos viajantes é tão recente que a cidade se manteve como uma das mais bem preservadas do estado. As ruas são de pedra, há casinhas coloridas típicas mineiras, igrejas decoradas e praças charmosas, além de não ser incomum ver charretes pelos morros.

É um destino bastante romântico, com bons restaurantes e pousadinhas encantadoras.

Tiradentes, um dos melhores lugares para viajar em Minas Gerais

Capitólio

Já dizia o velho ditado que o mar de Minas é o céu, mas ao visitar Capitólio você vai ter uma outra visão sobre essa célebre frase. Apesar de o Lago de Furnas fazer parte de diversos municípios, é em Capitólio que a grande maioria dos viajantes faz base para conhecer as maravilhas da região.

Por lá, o grande destaque é mesmo o passeio de lancha/barco nas águas que correm em meio aos cânions mineiros. Inclusive, o Vale dos Tucanos é uma das partes mais bonitas de toda a extensão dos lagos.

Além disso, a natureza rica do entorno também vale ser contemplada, com cachoeiras diversas. Por fim, é claro, não deixe de se hospedar numa pousada charmosa, de preferência com vista para as águas.

Leia mais:

Lago de Furnas em Capitólio

Ibitipoca

A vilazinha de Conceição do Ibitipoca é puro charme e um lugar sensacional para conhecer, sendo uma experiência super diferente.

Com uma vibe mais rústica e good vibes, a localidade é composta basicamente por um grande Parque Estadual com cachoeiras, grutas e muita área para fazer trilhas. Quem gosta de natureza e de lugares pacatos vai se encantar instantaneamente com o lugar.

O destino é disputado principalmente em feriados prolongados, e possui um limite máximo de 1200 por dia.

Um dos pontos mais imperdíveis de lá é a Janela do Céu, uma cascata que dá para o horizonte e fica entre árvores, formando um cenário único. Até lá, a trilha é longa e passa por outros pontos de interesse, como o Ribeirão do Salto (o rio cor de Coca-Cola). Vale a pena ainda conhecer outros locais, como a Gruta do Monjolinho.

Ducha de cachoeira em Ibitipoca, um dos lugares para viajar em Minas

Montes Claros

No norte de Minas, Montes Claros é um destino de atmosfera jovem, muito por conta dos estudantes universitários que vão para a cidade. Por causa disso, diversos barzinhos fazem da noite bem animada por lá. Já durante o dia, um passeio interessante é visitar o Mercado Municipal, aproveitando para saborear algumas delícias mineiras.

Mas a princesa do norte, como também é chamada a cidade, também é super recomendada para viagens de natureza. Para os que gostam de esportes radicais, como escalada, por exemplo, a Fazenda Zuculin dispõe de diversos paredões indicados para a prática. Fazer trilhas no Parque Estadual da Lapa Grande também é um passeio delicioso, e a Cachoeira Duas Quedas é indicada para ir com crianças.

Pôr do sol em Montes Claros, um dos lugares para viajar em Minas
Pôr do sol em Montes Claros

Perguntas frequentes

Quais os melhores lugares para viajar em Minas Gerais?

O estado de Minas é cheio de destinos incríveis, como a Serra da Canastra, Ibitipoca, as cidades coloniais de Mariana e Outro Preto, entre outros.

Quais lugares para viajar em Minas no inverno?

O clima de serra de Monte Verde torna a cidade um dos melhores lugares visitar em Minas durante o inverno.

Quais os lugares ideais para viajar em Minas no verão?

Minas Gerais tem diversos destinos cheios de belezas naturais, como as cachoeiras da Serra do Cipó, de Gonçalves ou de Caxambu. Outro destino legal para os meses mais quentes é Capitólio.

Quais os lugares mais românticos para viajar em Minas Gerais?

Viagens a Monte Verde são sempre ideais para ir a dois, mas os destinos de Ouro Preto e Tiradentes também são boas pedidas.

Quais os melhores destinos culturais de Minas Gerais?

O museu aberto de Inhotim é uma boa recomendação de passeio cultural no estado, oferecendo uma experiência única que une arte com natureza.

E então, já conhece algum desses lugares para viajar em Minas Gerais? Qual será o próximo da sua lista? Conta pra gente!

Leia mais:

Adriana Siqueira

Jornalista, curiosa e interessada em aprender de tudo um pouco, Adriana adora escrever sobre os mais diversos assuntos. Trabalha com conteúdo digital full time e gosta muito do que faz - trazer informações de qualidade para os leitores online. No Viva o Mundo, ajuda a selecionar as melhores pousadas para desenvolver as curadorias dos destinos, e redige conteúdos completos para que você possa ter uma experiência incrível de viagem! :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 respostas