O que fazer na Praia do Rosa – 7 atrações imperdíveis

por Virginia Falanghe
4 comentários
viva o mundo

Confira o que fazer na Praia do Rosa, local com exuberantes paisagens, ótima gastronomia e atividades ao ar livre em Santa Catarina.

Localizada no município de Imbituba, a Praia do Rosa é o lugar idela para quem procura tranquilidade, mar cristalino e lindas paisagens.

A 90 km da capital catarinense, Florianópolis, chegar na Praia do Rosa é bem simples. O acesso de carro é por meio da rodovia BR-101, no km 274.

E se você não é do tipo que gosta de praia, não se preocupe: a Praia do Rosa conta com diversas atividades ao ar livre e vale a pena conferir cada uma delas.

Neste post:

A Praia

A Praia do Rosa possui 3 km de extensão e é divida em duas partes: Rosa Sul e Rosa Norte.

No Rosa Sul ficam os restaurantes que beiram a praia e o o espaço onde acontece a Virada Mágica (maior festa de Reveillon da região). Quando estiver na Rua Principal do Centro, vire a direita e siga a rua por toda a sua extensão que você vai dar no Rosa Sul.

Lá o swell é mais tranquilo, então as ondas são melhores para quem estiver começando a surfar! Além disso, o Rosa Sul não fica muito lotado normalmente, aconselhamos para quem procura mais tranquilidade e famílias com crianças.

Já no Rosa Norte é onde rolam ondas que chegam a 1,5 m no verão. Uma delicia para quem sabe surfar bem!

Para chegar lá, você precisa subir a esquerda na rua que vai para o centro, antes da pousada Vila Aglifóglio. Lá é onde fica o agito. A galera jovem e surfistas preferem passar o dia por lá! A Rosa Norte fica bem agitada no verão.

O que fazer na Praia do Rosa

Trilhas:

No extremo canto esquerdo do Rosa Norte, começa uma trilha para a Praia Vermelha. Atravesse as pedras e siga o caminho de madeira, depois de terra e suba o morro. A vista por lá é incrível, tanto da Praia do Rosa quanto da Praia Vermelha.

A caminhada é uma subidona e outra descidona e dura cerca de meia horinha. Não esqueça de levar um lanchinho, já que na Praia Vermelha não tem nada para comer. Lá rolam boas ondas para quem quer fugir do mar lotado no verão!

Praia Vermelha, vizinha da Praia do Rosa

Esportes

Surfe:

Um dos maiores atrativos da Praia do Rosa é o surfe. Ondas de 1,5m rolam por lá no verão e dizem que são incríveis.

Nós demos um super azar, bem na semana que ficamos por lá o mar estava sem ondas. Mas vale sempre levar a prancha para uma remada. A água é fria, então também leve roupas de borracha para se proteger.

Sandboard

Não deixe de curtir uma manhã ou tarde praticando Sandboard nas Dunas do Siriú, a alguns quilômetros ao norte da Praia do Rosa, próximo a Praia de Ferrugem.  As dunas são enormes e o visual é maravilhoso! O preço também é baratinho, o aluguel de prancha sai por volta de R$ 10,00 a hora.

Reveillon na Praia do Rosa | Viva o Mundo
Sandboard é um passeio imperdível, nas Dunas próximas à Praia de Ferragem

Kitesurf e Windsurf

O Kitesurf também rola a solta por lá, na Lagoa de Ibiraquera.  É um passeio imperdível! A Lagoa foi considerada um dos melhores locais para a prática de Kite e Windsurf. Campeões brasileiros vão anualmente para lá praticar.

Nascer ou pôr do sol na praia

Não importa se você é uma pessoa que gosta de acordar cedo ou não, opção não falta.

Para quem não se importa em pular da cama algumas horinhas antes do comum, o nascer do sol na Praia do Rosa é uma experiência que não pode faltar na sua lista ao visitar o local. Mas se você é do tipo que prefere curtir mais umas horinhas de cama e prolongar o dia de praia, o pôr do sol também é imperdível.

Seja pela vibe natural que a Praia do Rosa oferece ou simplesmente pelas lindas paisagens que mesclam serra com litoral, os tons alaranjados no céu fazem com que essa seja uma vista de tirar o fôlego.

Observação de baleia

Durante o inverno, de junho à outubro, a região sul recebe as baleias-franca que chegam para dar à luz aos filhotes.

É nessa época que ocorre a observação das baleias que cruzam o litoral Catarinense, especialmente na Praia do Rosa. A dica é achar um lugar alto, seja em trilhas ou pousadas beira-mar e aproveitar o show.

Piscinas naturais

Algo que também não pode faltar no seu roteiro são as piscinas naturais que se formam do lado esquerdo do Rosa Norte, na trilha que segue até a Praia Vermelha.

O local é rodeado por pedras e formam uma piscina natural que é bastante concorrida por visitantes, então procure chegar cedo e tome cuidado em dias de maré forte, mas o visual vale super a pena.

Festa de Ano Novo – Virada Mágica

A Virada Mágica é uma das festas de ano novo mais conhecidas do litoral catarinense. Nós adoramos a Virada que passamos na festa, que fica em frente a Praia do Rosa. A música eletrônica animou até quem não curte esse estilo musical e apresentações circenses no meio da festa a fizeram mágica mesmo! 

Quem estiver animado pra ir este ano, é bom correr! Os ingressos já esgotam rapidinho, mais informações clicando aqui

Mais festas e onde Comer

Nós adoramos o barzinho Beleza Pura! Ele fica em frente à Rosa Sul. Eles servem sangria, vários drinks e pratos deliciosos. Comemos uma massa de frutos do mar incrível e tudo saiu bem baratinho!

A noite, ele é palco para festas e apresentações de Mpb, Samba e Rock. Vale a passada!

Pousadas na Praia do Rosa

A Praia do Rosa é boa o ano inteiro para todo mundo.

Para casais, possui pousadas super românticas e restaurantes gostosos a serem desvendados no centrinho.  Para famílias, existem pousadas com diversas atividades, além de muita praia e diversão para todo mundo (como as dunas de sandboard ali perto).

Se você vai com um grupo de amigos, o agito por lá é na dose certa, com ótimos bares e baladas. Pensando nos diferentes perfis que esse paraíso atende, selecionamos nossas pousadas na Praia do Rosa prediletas.

Com opções perfeitas para casais, famílias e grupos de amigos – que vão do econômico ao luxo.

Solar Mirador Exclusive Resort e SPA

Uma excelente escolha de hospedagem para casais é o exclusivo Solar Mirador Exclusive Resort e SPA. Com uma vista panorâmica para a praia, o hotel oferece acomodações sofisticadas com uma infraestrutura completa.

Localizada a apenas 3 minutos a pé do centro, a propriedade também tem estacionamento privativo gratuito (o que é super importante na alta temporada).

Praia do Rosa: onde ficar

Reserve aqui sua hospedagem no Solar Mirador

Pousada Vivenda do Rosa

Pousada Vivenda do Rosa é uma boa opção para quem procura uma hospedagem com bom custo-benefício. Além das acomodações serem super charmosas, elas dispõe de uma pequena cozinha e balcão americano. Isso é ótimo para quem quer economizar e cozinhar alguns dias na pousada.

Vivenda do Rosa

Reserve aqui sua hospedagem na Vivenda do Rosa

Pousada The Rosebud

Com uma vista linda para a praia, a Pousada The Rosebud é uma das mais concorridas e charmosas – na minha opinião – da região. Ela é super charmosa, com decoração praiana rústica-chique, e vários detalhes coloridos nos quartos e ambientes em comum. É uma de minhas prediletas da lista? (depois nos conte qual é a sua).

Reserve aqui sua hospedagem na Pousada The Rosebud

Confira nosso post com 5 pousadas na praia do Rosa que adoramos.

Perguntas frequentes

O que fazer na Praia do Rosa?

Existem diversas atividades ao ar livre para ser fazer na Praia do Rosa, como surf, kitseurf, trilhas, assistir o pôr do sol. Continue lendo.

Onde ficar na Praia do Rosa?

Para casais, possui pousadas super românticas e restaurantes gostosos a serem desvendados no centrinho. Solar Mirador Exclusive Resort e SPA, Vivenda do Rosa e Pousada The Rosebud são ótimas opções. Continue lendo.

Qual a melhor época para visitar a Praia do Rosa?

A Praia do Rosa é boa o ano inteiro para todo mundo. Durante o verão, é possível curtir muito agito e no inverno, é possível observar as baleias-franca que migram para lá nessa época. Continue lendo.

Como chegar até a Praia do Rosa?

A 90 km da capital catarinense, Florianópolis, chegar na Praia do Rosa é bem simples. O acesso de carro é por meio da rodovia BR-101, no km 274. Continue lendo.

Gostou das dicas sobre a Praia do Rosa? Achou que faltou alguma coisa? Comente a sua experiência!

Leia mais:

You may also like

4 comentários

Emilia Kiyohara abril 6, 2015 - 1:33 pm

Boa tarde!
Por acaso, conheci uma moça que mora em Praia do Rosa, fiquei curiosa e comecei a procurar no site. Assim cheguei ao Viva o Mundo.
Sou nissei 2ª geração de japonês, 60 anos. Um dia pretendo conhece-la.
Muito obrigada, amei as informações ricas em detalhes.
Atenciosamente,
Emília Kiyohara

Reply
vivaomundo abril 15, 2015 - 12:41 pm

Olá, Emilia,

Muito obrigada pelo comentário em nosso site. Ficamos muito contentes em receber notícias de nossos leitores. Espero que tenha gostado e fico à disposição caso precise de mais informações.

Um abraço,

Reply
barbara julho 8, 2015 - 9:58 am

Bom dia!
Adorei o site, dicas super legais! Eu estou pensando em passar meu reveillion na praia do rosa esse ano mas não tenho ideia de pousada/casas para alugar. Tem um link nessa pagina que fala reserve seu hotel e passagem mas não está funcionando a hora que eu clico nele! Tem como vocês me darem algumas dicas de onde ficar por lá?
Muito obrigada,
Barbara

Reply
vivaomundo julho 13, 2015 - 7:31 pm

Oi, Bárbara,

Tudo bem?

Muito obrigada pelos elogios :). Já vamos arrumar estes links, desculpe!
Você está pensando em ficar em hotel ou alugar uma casa com amigos? Geralmente, a segunda opção sai mais em conta!
Nós ficamos em um condomínio que recomendamos bastante para grupos de jovens. É a pousada Iluminao. Você pode alugar casas para casal ou grupo de amigos, o condomínio tem piscina, fica a 10 minutinhos a pé do centro (mas a meia hora a pé da praia), o que é uma boa opção para ficar longe da muvuca e aproveitar o que há de melhor por lá. A arquitetura é inspirada em Gaudí, já que o dono é um espanhol. Além disso, o custo-benefício é ótimo.
Como na temporada a praia do Rosa costuma lotar muito e faltam água e luz em alguns lugares menos estruturados, é melhor optar por aqueles que garantem uma melhor estrutura! A pousada Iluminao nos deixou super satisfeitos.

Obrigada pelo comentário! Vamos falando.

Reply

Deixe um comentário