Cercada pela Cordilheira dos Andes, a capital colombiana é uma cidade vibrante que mistura um centro histórico cheio de cores, música e museus, além de uma gastronomia cheia de sabores. Descubra o que fazer em Bogotá com os melhores passeios rolando em 2022. 

Bogotá vibra em uma frequência elevada. Independente de quanto tempo você tenha em na capital colombiana, existe muito o que fazer em Bogotá. Do Aeroporto Internacional El Dorado ao centro histórico são apenas 20 minutos de carro, facilitando a exploração da cidade até para quem faz apenas uma escala na cidade. Chegando ao centro, é possível conhecer os principais pontos a pé.

A capital colombiana é uma cidade que me surpreendeu: apesar de possuir 8 milhões de habitantes, é extremamente limpa, cheia de verde e bem horizontal. As avenidas e calçadas são largas e a vista para a Cordilheira dos Andes, junto aos grafites que colorem os poucos prédios e casas históricas do centro, fazem o cenário ficar encantador. 

O povo colombiano é acolhedor, vibrante e musical. O ritmo latino-americano está em cada esquina, bar e restaurante e você pode sentir essa boa vibração ao caminhar pelo colorido centro histórico de La Candelaria.  Os sabores colombianos também são deliciosos: arepas, empanadas, ajiaco (sopa de frango e batata) e outros clássicos pedem um almoço ou jantar com calma na cidade.

A parte cultural também chama atenção. O Museu Botero, que conta com a mais importante coleção do artista no país, o Museu do Oro e em tours para observar os grafites do centro. Para quem busca maior contato com a natureza e vistas panorâmicas, a dica é subir ao Cerro Monssarat para apreciar a capital das alturas.

Fiz uma lista dos 11 melhores pontos turísticos para você colocar no seu roteiro de o que fazer em Bogotá:

O que fazer em Bogotá - 11 pontos turísticos imperdíveis na capital colombiana para visitar em 2022
O que fazer em Bogotá – 11 pontos turísticos imperdíveis na capital colombiana para visitar em 2022

01) Descubra as surpresas do Centro Histórico La Candelaria

Bairro

Se tem algo que recomendo fazer em viagens, é deixar-se perder pelas ruas e vielas de um centro histórico. La Candelaria, ou o centro de Bogotá, abriga os museus e atrações mais populares da cidade.  O bairro é vibrante e uma mistura eclética entre casas coloniais espanholas e grafites coloridos e modernos. Comece a caminhada pela Calle 11 e vá até a Plaza de Bolivar de Bogotá e comece a descobrir o encanto da cidade.

Existem alguns tours gratuitos pela Civitatis para conhecer a Candelária, eles saem todos os dias às 10h da manhã. Eu fiquei com vontade de ter feito, mas meu voo acabou chegando mais tarde. 

Pontos Turísticos em Bogotá para Visitar
Lhama na Calle 11, no centro histórico de Bogotá.

02) Plaza de Bolívar de Bogotá 

Ponto Turístico

A plaza de Bolívar, a mais famosa de Bogotá, é dedicada a Simón Bolívar, que conquistou a independência do país em 1819. Durante o período colonial espanhol, a praça que era chamada de Plaza Mayor e também da Constituição era palco de touradas, feiras públicas e atos circenses.

Atualmente, além de uma estátua em homenagem a Bolívar, a praça também abriga importantes edifícios históricos como o Palácio da Justiça e o Capitólio Nacional (que foram cenário para a série Narcos com Wagner Moura, na Netflix). A Catedral de Bogotá e o Palácio Liévano, sede do prefeito de Bogotá, também ficam ao redor da praça.

A região ganha vida com os inúmeros artesãos locais, vendedores de bolsas típicas colombianas de wayuu, música ao vivo e até mesmo adestradores de lhamas.

o que fazer em bogotá em 1 dia
Não deixe de conhecer a Plaza Simón Bolivar, a principal do país.

03) Museu Botero

Museu

Você já ouviu falar de Fernando Botero? Mesmo que a resposta seja negativa, provavelmente você vai reconhecer algumas de suas pinturas e esculturas de personagens “gordinhos”, como a paródia da Mona Lisa de Da Vinci, ditadores duvidosos,entre outras obras de artes. 

O artista vivo mais famoso da Colômbia é o responsável pela curadoria do Museu Botero, que fica na Calle 11 em Candelária e pertence ao Banco de La República de Colombia. 

O museu abriga mais de 100 obras próprias do artista e outras 85 de sua coleção pessoal, com peças de Picasso, Monet, Klimt e Matisse. A entrada é gratuita. 

Passeios imperdíveis em Bogotá na Colômbia
O museu abriga mais de 100 obras próprias do artista e outras 85 de sua coleção pessoal, com peças de Picasso, Monet, Klimt e Matisse. A entrada é gratuita. 

04) Chorro de Quevedo

Ponto Turístico

Acredita-se que Bogotá foi fundada na Praça Chorro de Quevedo em 6 de agosto de 1538. Este espaço aberto no bairro de La Candelaria, onde se encontra uma capela e diversos restaurantes, pode ser acessado por uma antiga calçada estreita de paralelepípedo em uma rua chamada Calle del Embudo (rua do funil), cheia de grafites e luzes charmosas. A praça é frequentada por artistas de rua e ponto de encontro de estudantes universitários.

O que fazer em Bogotá - 11 pontos turísticos imperdíveis na capital colombiana para visitar em 2022
Um dos pontos mais charmosos de Bogotá, o Chorro de Quevedo, onde a cidade foi fundada.

05) El Gato Gris

Restaurante

É na Praça Chorro de Quevedo que ficam os dois melhores restaurantes de Bogotá. O Gato Gris é um deles. Sempre com música ao vivo no palco, é um lugar delicioso para almoçar ou jantar, com gastronomia típica colombiana em um casarão colonial espanhol. 

06) Baubo 

Restaurante

O Baubo é o restaurante mais bem avaliado de Bogotá, segundo os viajantes do TripAdvisor. É uma excelente opção para quem busca uma experiência de culinária colombiana, em um dos casarões mais coloridos da  Calle del Embudo, em Chorro de Quevedo. 

07) Museo del Oro

Museu

Um dos museus mais fascinantes da América do Sul, segundo a Lonely Planet, o Museu do Ouro em Bogotá abriga mais de 55 mil peças de ouro das principais culturas pré-hispânicas da Colômbia. 

Para deixar o passeio mais completo, vale a pena fazer o passeio gratuito guiado de uma hora (11h e 16h de terça a sábado; em espanhol e inglês). Aos domingos, por ser um dia de entrada gratuita, costuma ficar cheio. 

08) Tour do Grafite

Tours e Passeios

Bogotá é uma das cidades com uma das maiores cenas de arte urbana da América Latina. Não há como não se encantar com tantas cores que estampam o bairro colonial da Candelária. Como eu adoro tudo o que é grátis, recomendo fazer este tour gratuito a pé para conhecer a fundo a grande coleção de street art da capital colombiana com guias especializados. 

09) Cerro Monserrate

Ponto Turístico

Esse é um dos passeios em Bogotá mais famosos. A visitar ao Cerro Monserrate é garantia de conhecer um dos pontos mais altos da capital colombiana, direto da cordilheira dos Andes, a mais de 3000 metros de altitude.

Para chegar, é possível ir a pé em uma trilha, em um bondinho ou teleférico. Você também pode pode fazer um tour guiado para lá. O ponto turístico fica aberto ao longo de todo o ano.

10) Catedral de Sal de Zipaquirá

Tours e Passeios

Esse é um passeio mais longo, com duração de 6/7h, mas que com certeza te levará à um lugar como nenhum outro no mundo.

A Catedral de Sal de Zipaquirá está localizada a apenas 50 km de Bogotá. Ela já foi eleita uma das maravilhas da Colômbia, tanto por sua beleza quanto por sua característica incomum de ser no subrrâneo uma mina de sal.

Primeiramente uma capela construída por mineradores em 1932, ela virou uma grande catedral em 1950, mas devido às falhas estruturais, foi fechada em 1992. Apenas 3 anos depois, em dezembro de 1995, foi inaugurada a nova Catedral de Sal de Zipaquirá, 180 metros abaixo da superfície.

Chegar lá dentro não é difícil. Os corredores são largos e até mesmo com acesso para cadeirantes. Além disso, são bem iluminados.

Você pode contratar o tour para a Catedral de Sal saindo de Bogotá.

11) Jardim Botânico

Parques

O Jardín Botánico José Celestino Mutis é o maior jardim de toda Colômbia. Com 19 hectares de extensão, ele abriga mais de 70 espécies de flores, o que faz com que esse passeio seja ainda mais especial. Além disso, é fácil esquecer do tempo quando se está lá dentro devido à tanta beleza e contato com a natureza.

O jardim fica aberto de segunda à sexta das 8 da manhã às 5 da tarde e aos sábados, domingos e feriados das 9 da manhã às 5 da tarde. Para entrar, é preciso comprar o ingresso, mas não é necessário antecedência.

O ingresso custa $ 5.000 pesos colombianos para estrangeiros.

Passeios e tours gratuitos em Bogotá que recomendo:

Informações Úteis para sua viagem a Bogotá:

O que fazer durante uma escala em Bogotá?

A cidade oferece diversos passeios curtos, como a vista ao centro histórico La Candelaria, o Museo Botero e até mesmo o Jardim Botânico da capital. Saiba mais passeios aqui.

Existe um locker ou bagageiro para deixar as malas no aeroporto enquanto visito Bogotá?

Sim. No Terminal 1, ao lado do desembarque doméstico, fica uma loja segura onde você pode deixar a sua bagagem, caso esteja aguardando o próximo voo e ainda não é hora do Check-in. Para cada mala eles cobram o equivalente a 5 dólares americanos para o período de 12 horas. O estabelecimento funciona 24h.   

É seguro andar de Uber em Bogotá?

O Uber é um aplicativo ilegal na Colômbia. Ele existe e funciona bem, os motoristas passam por processos de verificação. Porém, a diferença é que todos os passageiros precisam andar no banco da frente.

Mulheres viajando sozinha em Bogotá e Segurança

Assim como todos os lugares mais movimentados, é preciso estar sempre em alerta com seus pertences pessoais. De maneira geral, os colombianos são simpáticos e receptivos, mas mesmo assim ter cuidado e estar atento ao que acontece ao seu redor é essencial.

Virginia Falanghe

Jornalista de viagens e especialista em marketing digital de turismo, Virginia transformou sua paixão por viagens e aventuras em profissão. Já conheceu os cinco continentes com algumas paradas longas na Austrália, EUA, Portugal, Canadá, além de três meses a bordo de um catamarã pelas ilhas do Caribe. Além de escrever sobre destinos de natureza aqui no Viva o Mundo, é colunista de viagens na JovemPan, editora-chefe do site Dicas de Viagem e head da agência digital Pura. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

2 respostas