viva o mundo

O contraste do esplendor da era pré-hispânica e colonial com a arquitetura contemporânea faz a capital mexicana uma das megalópoles mais fascinantes da América. Confira o que fazer na Cidade do México para quem tem de 1 a 4 dias na cidade.

A Cidade do México, também conhecida como CMDX, pode passar desapercebida por muitos visitantes que planejam férias para Cancún e Riviera Maya.

Não deveria, já que a segunda maior cidade da América Latina guarda descobertas envolventes em um cenário que mistura a vida cosmopolita de ótimos restaurantes, compras e vida noturna com cidades perdidas, sítios arqueológicos e museus intrigantes.

Construída em cima de um lago com uma engenharia fascinante dos astecas, teve a água drenada na época da colonização hispânica e hoje sofre com o impacto dos terremotos na cidade e a sedimentação das construções (não deixe de notar os desníveis entre ruas, casas e calçadas).

Ao chegar na Cidade do México, também não espante-se se sentir um pouco de cansaço ou ficar ofegante, são 2.350 metros de altitude que pedem uma certa aclimatação aos visitantes que chegam do nível do mar.

Para que você aproveite ao máximo o que a megalópole tem a oferecer, fiz este roteiro completo de 1 a 4 dias na cidade com 17 pontos turísticos incríveis. Assim, você não vai deixar nada importante passar durante sua viagem.

Vamos descobrir o que fazer na Cidade do México? Veja abaixo:

O Que Fazer na Cidade do México - 13 Pontos Turísticos Imperdíveis em um Roteiro de 3 dias na Cidade
Praça do Zócalo, a quarta maior do mundo.
viva o mundo

O que fazer na Cidade do México

Três a quatro dias são suficientes para conhecer os principais pontos turísticos da Cidade do México. Porém, caso disponha de mais tempo, há sempre algo novo a descobrir.

Confira o que fazer na cidade do México de 1 a 4 dias nesta sugestão de roteiro com os melhores pontos turísticos da capital e arredores.

>Você já sabe onde ficar na Cidade do México? Nesse post, falo sobre os melhores e mais seguros bairros para ficar, além de dar indicações de ótimos Airbnb’s e pousadas.

O que fazer na Cidade do México em 1 dia

Aproveite o primeiro dia na cidade do México para se aclimatar a altitude. Você pode, por exemplo, embarcar em um ônibus de turismo (hop on-hop off) e passear pelos principais pontos.

Nossa sugestão é aproveitar e conhecer a região do principal parque da cidade, Chapultepec, visitar o Museu Nacional de Antropologia antes de ir para Teotihuacan e conhecer os nobres bairros de Polanco e Condensa.

Descubra o que fazer na Cidade do México em 1 dia:

1) Angel de La Independencia

Símbolo da Cidade do México, com certeza você já viu a figura do ‘El Ángel’ em algum filme na cidade. O pilar de 45 metros de altura celebra o centenário da independência. É um dos pontos de celebração da cidade (como de jogos futebol, véspera de ano novo) e às vezes recebe show gratuitos.

Uma curiosidade é que importantes notáveis mexicanos possuem os restos mortais dentro do monumento.

Se você estiver hospedado na Suites Elba, como eu fiquei, é possível ir a pé por dentro do bairro até o anjo. Depois siga ao Parque Chapultepec, ambos ficam na Avenida Paseo de La Reforma. O passeio é gostoso para conhecer os bairros mais nobres da capital.

Anjo da Independência, conhecido como ‘El Ángel’ recebe as principais celebrações da cidade.

2) Bosque de Chapultepec

No fim da avenida Paseo de La Reforma fica uma das principais entradas do maior parque da cidade, o Bosque de Chapultepec equivale ao Central Park de Nova York ou o Ibirapuera em São Paulo. Ou seja, merece a visita. Inclusive, é lá que você vai encontrar a vista panorâmica mais bonita de toda a capital mexicana.

O própio nome Chapultepec quer dizer ‘Colina dos Gafanhotos’, na língua dos astecas, povos pré-hispânicos. Era aqui que ficava o suprimento de água doce mais próximo a Tenochtitlán (como era conhecida a Cidade do México pelos astecas).

Atualmente, é no maior parque da Cidade do México que fica a atual residência presidencial, Los Pinos, e um antigo palácio imperial, o Castillo de Chapultepec. O parque é dividido em duas seções: 1a Sección e 2da Sección.

Se você tiver pouco tempo na cidade, concentre-se na 1a Sección oriental onde ficam as principais atrações, com lagos, restaurantes, museus e o Castillo. Já na 2da Sección fica um grande parque de diversões e museu infantil, o que pode ser interessante para quem viaja com crianças.

O Que Fazer na Cidade do México - 13 Pontos Turísticos Imperdíveis em um Roteiro de 3 dias na Cidade
Parque de Chapultepec. O Que Fazer na Cidade do México – 17 Pontos Turísticos Imperdíveis em um Roteiro de 4 dias na Cidade

3) Castillo de Chapultepec

Não deixe de conhecer o Castillo de Chapultepec. Essa definitivamente é uma das melhores visitas no seu roteiro de o que fazer na Cidade do México.

O palácio foi que foi a residência oficial do único imperador do México, Maxiliano de Habsurgo, e de sua esposa a imperatriz Carlota, em 1864, detém a melhor vista panorâmica da cidade.

No museu dentro do Palácio, você aprende sobre a revolução mexicana, uma guerra no inicio do século XX que levou a criação da constituição do pais e fim da ditadura.

Não deixe de visitar os jardins do palácio, onde foi gravado o filme Romeu e Julieta, em 1996, com Leonardo di Caprio.

Quanto custa e como chegar?

  •  $80.00 MXN para adultos (cerca de R$21)
  • Você também pode fazer uma visita com um guia ao Castillo em conjunto com o Museu de Antropologia neste tour.
O Que Fazer na Cidade do México - 13 Pontos Turísticos Imperdíveis em um Roteiro de 3 dias na Cidade
Entrada do Castillo de Chapultepec, que fica a 2.325 metros de altitude, um dos pontos mais altos da cidade do México.

4) Museu de Antropologia

O Museu Nacional de Antropologia da Cidade do México é simplesmente imperdível. Aconselho visitar antes de conhecer Teotihuacan e o centro histórico da cidade.

Assim, você já consegue ter um panorama das história das civilizações pré-hispânicas antes de conhecer suas ruínas e cidades perdidas nas redondezas.

Doze salas contornam um pátio enorme com uma fonte que apenas por ela já valeria a visita. A sala conta desde a história da migração da nossa espécie da África para o mundo e ainda guarda até mesmo uma ossada de Mamute de 9 mil a.C.

Ao caminhar pelas alas, você também conhece um pouco sobre o povo ancestral que construiu as impressionantes pirâmides de Teotihuacan que estavam abandonadas quando os astecas chegaram. Também conhece mais sobre o povo asteca e Maya que habitou a península de Yucatan.

A grande atração do museu é a famosa Pedra do Sol, dos astecas. Conhecida como o Calendário Asteca por muita gente, você vai descobrir no museu por que essa afirmação está equivocada.

O museu fica em frente ao Bosque de Chapultepec, a cerca de 10 minutinhos de caminhada do Castelo. Dá para fazer tudo a pé.

Quanto custa e como chegar?

  •  $80.00 MXN (cerca de R$21) | Preços Atualizados 2020
  • Você também pode fazer uma visita com um guia ao Castillo em conjunto com o Museu de Antropologia neste tour.

5) Onde comer Fisher’s Polanco

Aproveite o fim de tarde para conhecer o nobre bairro de Polanco, que detém ótimas lojas e restaurantes. Um deles é o Fisher’s, uma rede mexicana de frutos do mar com ótima comida em um ambiente descontraído.

Não deixe de provar a famosa Michelada. É assim que os mexicanos bebem suas cervejas: Corona em uma caneca, com limão espremido e sal na borda. Eu adorei! Quer algo mais típico que isso?

O Que Fazer na Cidade do México - 17 Pontos Imperdíveis em um Roteiro de Quatro Dias
A clássica Michelada Mexicana – Cerveja com limão espremido e sal na borda.
viva o mundo

O que fazer na Cidade do México em 2 dias

6) Teotihuacan

A 50 km da Cidade do México (1 hora de carro do centro), fica uma das atrações imperdíveis da região: a civilização perdida de Teotihuacan.

Uma das cidades arqueológicas mais fascinantes da América por seus complexos residenciais bem preservados, pelas histórias macabras da Avenida dos mortos, e claro, pelas enigmáticas Pirâmides do Sol e da Lua.

Não deixe de subir os íngremes degraus das pirâmides e fazer um desejo no topo da Pirâmide do Sol. A melhor vista para a civilização é a da Pirâmide da Lua, apesar de ser mais baixa.

História

A cidade chegou a ter mais de 100 mil habitantes em 22km quadrados de extensão (algumas casas comportavam até 20 pessoas), entre os séculos III e IV, há 1500 anos.

As construções estão dispostas de uma maneira que oferecem pontos de observações astronômicos, fazendo a cidade um gigantesco observatório relacionado a um calendário sagrado que regia de maneira unitária a vida religiosa e os ciclos agrícolas.

Ninguém sabe ao certo o que levou Teotihuacan ao colapso, acredita-se que foi um grande incêndio provocado por disputas politicas internas (este artigo do El Pais conta um pouco mais sobre essa parte da história). Quando os astecas chegaram, já encontraram a cidade abandonada.

O Que Fazer na Cidade do México - 13 Pontos Turísticos Imperdíveis em um Roteiro de 3 dias na Cidade
A civilização pedida de Teothihuacan.

Quanto custa e tours incríveis:

7) Onde comer: La Gruta Restaurant

A poucos passos das Pirâmides de Teotihuacán, fica o icônico (e turístico) restaurante La Gruta. É um dos lugares mais tradicionais e impressionantes da região.

Aqui, você tem a oportunidade de almoçar ou jantar dentro de uma caverna e saborear bons pratos que mesclam ingredientes da gastronomia local com o patrimônio culinário dos tempos pré-hispânicos.

Ao longo dos anos, recebeu personalidades das mais diversas áreas, como Frida Kahlo e Diego Rivera, Jorge Luis Borges, a Rainha da Inglaterra Elizabeth II, entre diversas outras personalidades ilustres.

viva o mundo

O que fazer na Cidade do México em 3 dias

Depois de imergir na história das primeiras civilizações da região, agora é hora de conhecer mais sobre a história do povo Asteca que detinha a poderosa cidade de Tenochtitlán, que tinha como centro o Zócalo, principal praça da Cidade do México nos dias atuais.

Deixe o terceiro dia do seu roteiro o que fazer na Cidade do México para conhecer o centro histórico.

Aos domingos, as principais ruas do centro fecham para carros tornam-se um passeio para pedestres e ciclistas. É um dos dias mais seguros para passear.

Comece o tour pelo Monumento à La Revolucion, caminhe até o Teatro Bellas Artes, passe pela Casa de Los Azulejos e continue em frente até chegar ao Zócalo e o Templo Mayor. Vamos lá?

8) Palacio de Bellas Artes

Um dos principais pontos turísticos da Cidade do México, o Palácio de Bellas Artes é parada obrigatória.

A construção toda feita em mármore possui murais de artistas como Diego Riviera no saguão. O Palácio também recebeu eventos notáveis, como o funeral de Frida Khallo.

Quanto custa e dicas imperdíveis:

  • $70 MXN (cerca de R$18) – Preços Atualizados/2020

Anote a dica para tirar as melhores fotos do Teatro: Suba no café do oitavo andar da Loja Sears para ver essa vista:

O Que Fazer na Cidade do México - 13 Pontos Turísticos Imperdíveis em um Roteiro de 3 dias na Cidade
A vista do Café De La Grand Ciudad, no oitavo andar da loja Sears, em frente ao Palácio Bellas Artes

9) Casa de los Azulejos

Siga o Corredor Turistico Francisco I. Madero, saindo do Palácio Bellas Artes, em direção ao Zócalo. Não deixe de conhecer a Casa de Los Azulejos. Se puder, já reserve para tomar um dos cafés-da-manhã no restaurante Sanborns, um mais tradicionais da cidade.

Datada de 1596, foi construída para condes com azuleijos enviados para o México da China. Na escadaria, você encontra um mural de 1925 e você pode subir até o andar superior para essa vista da foto.

10) Praça do Zócalo (Plaza de La Constitución)

Uma das maiores praças urbanas do mundo, a Plaza de La Constitución é rodeada por prédios históricos. Os residentes começaram a chamá-la de Zócalo, que significa “base”, por volta do século 19.

A importância história da Praça vem da época da cidade asteca de Tenochtitlán, já que o centro cerimonial mais importante da cidade fica logo ao lado, no Templo Mayor.

Atualmente, o Zócalo é o lar dos poderes. Ao lado leste, você encontra o Palácio Nacional (palácio presidencial), ao norte a Catedral Metropolitana e ao sul os escritórios do governo.

Aproveite para conhecer os quatro cantos do Zócalo deste terceiro dia na Cidade do México.

Catedral Metropolitana, ao norte da Praça do Zócalo e ao lado do Templo Mayor, centro cerimonial asteca.

11) Museo Del Templo Mayor

Ao lado do Zócalo fica o Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO: O Templo Mayor.

O domínio asteca começou em 1325 e durou 200 anos na região. Nesta época, a Cidade do México era conhecida como Tenochtitlan.

No sítio arqueológico, você vai entender como o templo foi construído em camadas.

No fim da caminhada você acessa um museu completo com todas as peças que foram encontradas na região, além de peças que contam mais sobre a história da capital mexicana.

Quanto custa e dicas imperdíveis:

  • $80 MXN (cerca de R$21) | Preços Atualizados 2020

12) Onde comer: El Balcón de Zócalo

Quando estiver visitando o Templo Mayor, é impossível não notar diversas pessoas bebendo drinks em um terraço com vista para o sítio arqueolófico: esse é o El Balcón de Zócalo.

O Chef Pepe Salinas desenvolve uma gastronomia sazonal baseada na cozinha mexicana contemporânea.

Assista ao vídeo para conferir o visual e as medidas de segurança para prevenção do COVID:

13) Palácio Nacional

O Palácio Nacional é a sede do poder executivo do México. Dentro deste grandioso palácio colonial, você encontra murais de Diego Rivera que retratam a civilização mexicana. A visitação é gratuita, então vale a pena dar uma passadinha por lá para conhecer.

O Que Fazer na Cidade do México - 17 Pontos Turísticos Imperdíveis
O Palácio Nacional é a sede do poder executivo do México e tem entrada gratuita.

14) Plaza Garibaldi

Se você quer embalar nas tradições mexicanas, termine o seu dia na Plaza Garibaldi. Todas as noites, as bandas mariachi da cidade enchem a praça cantam musicas festivas.

Se você for à noite, tome cuidado. A Plaza Garibaldi passa por uma reforma que inclui um reforço na segurança, mas é sempre bom ficar atento. Evite sacar dinheiro nos caixas eletrônicos, verifique a conta nos restaurantes e tome cuidado com seus pertences.

Vamos comparar Cidade do México com São Paulo, ok? É sempre importante ter cuidado ao andar no centro.

O Que Fazer na Cidade do México  | Plaza Garibaldi
A praça Garibaldi é conhecida pela presença dos tradicionais Mariachis. Cuidado com a segurança por aqui.
viva o mundo

O que fazer em 4 dias na Cidade do México

Depois de descobrir toda a história dos povos que formaram Teotihuacan e depois Tenochtitlán, agora é a hora de entrar no século XX.

Aproveite o último dia para conhecer uma região mais afastada da Cidade do México e visitar a famosa Casa Azul, de Frida Khalo e o Museu León Trostky.

15) Museu Frida Khalo, a famosa Casa Azul

A renomada artista mexicana Frida Kahlo nasceu, viveu e morreu na Casa Azul. Por isso, aqui você vai encontrar diversos pertences pessoais e lembranças de Frida.

A dica é chegar cedo para evitar multidões, principalmente nos finais de semana. Ou, ainda melhor, já reserve seus ingressos online para não perder tempo nas filas.

É possível chegar de metrô parando na estação Coyoacán e caminhando 1,5km.

Quanto custa e dicas:

  • $80 MXN (cerca de R$65) | Preços Atualizados 2020
  • Reserve seu ingresso com antecedência para não perder tempo nas filas. Compre o ingresso através do site oficial.
A renomada artista mexicana Frida Kahlo nasceu, viveu e morreu na Casa Azul.

16) Museu Casa León Trostky

Se você quer imergir ainda mais na vida de Frida Khalo e até mesmo seus conhecidos, você pode estender a visita para o Museu Casa León Trostky.

Agente de Stalin, Trotsky foi expulso da União Soviética em 1929. Foi na Cidade do México que encontrou refúgio, em 1937. Mais precisamente, o agente da URSS e sua esposa, Natalia, foram morar na Casa Azul de Frida Kahlo.

Porém, depois de se desentender com Kahlo e Rivera, eles mudaram algumas ruas para o nordeste. Foi lá que Trotsky foi assassinado, e a casa permanece com seus bens desde então.

Valores de entrada

  • $40 MXN (cerca de R$11) | Preços Atualizados 2020

17 ) Onde comer em Coyoacán

O bairro de Coyoacán tem dois restaurantes interessantes para conhecer (e matar a fome depois de um dia de museus). Você pode aproveitar um restaurante contemporâneo, como o Cambalache Plaza Oasis ou uma casa tradicional mexicana, como Los Danzantes.

O contemporâneo restaurante Cambalache Plaza Oasis.
viva o mundo

O que fazer na Cidade do México à noite

Os principais bares e casas noturnas da Cidade do México ficam próximos à Condesa, Polanco e nas regiões que circundam o Bosque de Chapultepec.

Se você busca os melhores bares da cidade do México, aqui vão os 10 melhores, segundo a TimeOut:

Aconselho a ver as indicações atualizadas no site da Time Out Mexicana.

O que fazer na Cidade do México à Noite
Se você busca bares da cidade do México mostramos acima os 10 melhores, segundo a TimeOut.
viva o mundo

O que fazer na Cidade do México com chuva

Se você está buscando o que fazer na Cidade do México com chuva, saiba que existem duas soluções: a primeira é se aventurar nos museus da cidade, como o Museu Nacional de Antropologia, a Casa de Frida Khalo. Aaproveite para almoçar em um lugar tradicional e faça compras em Plaza Downtown México.

Agora, se você não quer deixar de aproveitar um dia no Bosque de Chapultepec, em Teotihuacan ou até mesmo no Zócalo e Templo Mayor (o museu tem grande área aberta), saiba que há solução!

É só estar bem equipado. Eu detesto perder dias das viagens por uma garoa ou chuva. Então vale a pena levar com você uma capa de chuva impermeável para você ficar protegido e seco, independente do clima. Recomendo bastante as da Columbia Sportswear (são as que tenho e uso).

Dica: Ao comprar sua jaqueta impermeável por este link, você tem acesso a 10% de desconto em todos os produtos da Columbia.

O Que Fazer na Cidade do México com Chuva
Dica: Ao comprar sua jaqueta impermeável por este link, você tem acesso a 10% de desconto em todos os produtos da Columbia e não passa perrengue com chuva ;).

Eventos na Cidade do México

Se você estiver na Cidade do México no início de Novembro, você não pode – de maneira alguma – perder as celebrações do Dia de Los Muertos, entre o dia 1 e 2. As maiores celebrações da cidade acontecem no Zócalo.

Eventos na Cidade do méxico
Celebrações do Dia de Los Muertos acontecem entre o dia 1 e 2 de Novembro.

O que mais fazer na Cidade do México?

Descubra atividades incríveis para fazer na cidade do México.

A Civitatis, parceira do Viva o Mundo, oferece tours por CMDX para quem quer aproveitar os arredores ou ter experiências diferenciadas, como esse passeio de balão em Teotihuacan (quero!).

viva o mundo

Onde ficar na Cidade do México?

Vai para a maior cidade da América do Norte e não sabe em qual área se hospedar? Neste guia estão as melhores dicas de onde ficar na Cidade do México.

Abaixo, algumas opções de acomodações:

Suites Rio Elba

Minha escolha na Cidade do México foi a Suites Rio Elba, pelo bom custo-benefício e localização. Estava sozinha, então busquei um lugar seguro e tranquilo à noite.

Gostei bastante da escolha. Os quartos são amplos e ainda contam com cozinha e sala de estar. Além disso, fica a poucos passos do Bosque de Chapultepec.

Dica: Faça seu cadastro para virar ‘Genius’ no Booking.com. Assim, você pode ganhar upgrades na hospedagem como eu ganhei na Suites Elba 🙂

Veja disponibilidade e faça sua reserva no Suites Rio Elba

Airbnbs na Cidade do México

Também selecionei os Airbnbs mais charmosos da Cidade do México, nos melhores bairros:

Continue lendo:

Gostou do post o que fazer na Cidade do México? Continue lendo assuntos relacionados:

Virginia Falanghe

Jornalista de viagens e especialista em marketing digital de turismo, Virginia transformou sua paixão por viagens e aventuras em profissão. Já conheceu os cinco continentes com algumas paradas longas na Austrália, EUA, Portugal, Canadá, além de três meses a bordo de um catamarã pelas ilhas do Caribe. Além de escrever sobre destinos de natureza aqui no Viva o Mundo, é colunista de viagens na JovemPan, editora-chefe do site Dicas de Viagem e head da agência digital Pura. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *