Vai para uma das maiores cidades da América do Norte e não sabe em qual área se hospedar? Neste guia estão as melhores dicas de Onde Ficar na Cidade do México.

A capital mexicana é vibrante, movimentada, lotada – de gente, de carros, de prédios, de encanto. É um lugar agitado, com uma beleza única e contrastante que une o contemporâneo e o histórico e conquista a todos os visitantes. Falamos no post o que fazer na Cidade do México mais sobre as atrações apaixonantes da cidade.

Apesar dessas características marcantes, escolher onde ficar na Cidade do México é uma decisão importante, tendo em conta o tamanho do destino.

Por ser a cidade mais populosa da América do Norte, é um lugar bastante diverso e com possibilidades infinitas, inclusive na hora de decidir onde se hospedar. Lembrando bastante a nossa São Paulo, escolher ficar na Cidade do México é uma decisão de muitas possibilidades (e certos cuidados). Por isso, deixamos as áreas mais indicadas para facilitar a sua escolha.

Aqui você vai ver quais as melhores regiões onde ficar na Cidade do México para que seja possível aproveitar bem o tempo por lá. Há um bairro mais indicado para cada preferencia pessoal, e vamos te ajudar a escolher o que mais combina com você. Selecionamos, inclusive, algumas acomodações para indicar, tanto de hotéis quanto de Airbnbs. 😉

Bora escolher um bom bairro e uma boa hospedagem na Cidade do México?

Foto aérea da Cidade do México
A densa capital mexicana – Foto: Unsplash
viva o mundo

Mapa de onde ficar na Cidade do México

Para que seja mais fácil se situar no destino, veja no mapa as regiões mais indicadas para se hospedar na Cidade do México. Mais abaixo você pode conferir mais informações sobre cada bairro da capital mexicana para decidir qual o melhor para sua estadia.

viva o mundo

Os melhores bairros onde ficar na Cidade do México:

1 – La Condesa

La Condesa é um bairro charmoso e moderno, mas que consegue balancear bem a contemporaneidade com seus sítios históricos. Por lá você vai ver desde prédios com mais de um século de idade, até cafés e bistrôs com uma vibe bem jovial. Se você quer ficar numa área mais boêmia, é o lugar ideal.

O Parque México é uma das partes mais famosas do bairro, que também tem uma cena noturna movimentada, com baladas e clubes bem frequentados, além de restaurantes renomados e lojinhas boutiques de marcas famosas. As avenidas largas e arborizadas proporcionam um ambiente convidativo para passear a pé durante o dia, e para os que curtem sair à noite é uma das regiões mais atrativas.

Condesa fica pertinho de La Roma, a passos de distância, e os dois bairros se desenvolveram mutuamente. Muitos até confundem os dois, pensando que são uma região única. Assim, vale dizer que também é interessante se hospedar nessa área adjacente – mais abaixo você descobre porquê.

Dicas de Airbnb em La Condesa

Dicas de hotéis em La Condessa

2 – Colonia Roma

Muitas pessoas acabam enxergando La Condesa e Colonia Roma como sendo uma área única, tamanha a semelhança entre os bairros. Essa região também é uma das favoritas de onde ficar na Cidade do México, com uma atmosfera bem parecida com a vizinha. Além disso, possui uma localização excelente, bem central na metrópole e com muitos pontos turísticos interessantes.

La Roma possui diversos prédios em art noveau conservados, que garantem uma atmosfera encantadora às suas imediações. Há também algumas construções de estilo francês, como a Casa Lamm, um lugar imperdível para quem gosta de passeios culturais. Se você é do tipo que não dispensa boas compras quanto viaja, é uma excelente escolha ficar nessa região.

É uma boa escolha de local para quem vai ficar pouco tempo no destino, ou até mesmo para quem visita pela primeira vez. Além disso, este bairro que proporciona uma experiência mais local e descolada. Se você estiver buscando por isso, encontrou o lugar ideal de onde ficar na Cidade do México.

Dicas de Airbnb em Colonia Roma

Dicas de hotéis em Colonia Roma

3 – Polanco

Polanco é uma das áreas favoritas de onde ficar na Cidade do México pelos visitantes, sendo bastante segura e atraindo pessoas de mais requinte. É uma região com oferta hoteleira mais luxuosa e modernista, em que muitos vão para buscar estadias de primeira classe e experiências mais sofisticadas.

Há bons museus para conhecer no território de Polanco, como o Museo Soumaya, uma das joias da arquitetura do bairro, com fachada imponente e alta, composta por milhares de placas de alumínio. Nele estão expostas obras de Rodin e outros grandes nomes da pintura, como Sandro Botticelli, Claude Monet e Pierre-Auguste Renoir.

Por ali você também pode experimentar os pratos de um dos mais renomados restaurantes do México e do mundo, o Quintonil, e aproveitar bons drinks no famoso Limantour. Se você quer uma acomodação com requinte na capital mexicana, Polanco é o seu lugar.

Dicas de Airbnb em Polanco

Dicas de hotéis em Polanco

4 – Reforma

La Reforma é outro lugar entre os prediletos dos visitantes da Cidade do México. É uma das partes mais importantes do local, e é nessa área que fica a avenida mais famosa do destino, La Paseo de La Reforma. Por ali, além de hospedagens ótimas, existe também uma grande quantidade de pontos turísticos para conhecer – principalmente para quem curte lugares históricos.

O maior parque da cidade, Chapultepec, fica neste bairro, assim também como o Castelo de Chapultepec e um zoológico, que funciona dentro do parque. O Museu Nacional de Antropologia e o Museu Rufino Tamayo ficam também por ali, assim como o monumento Él Ángel, no centro do bairro.

Reforma é uma boa escolha de onde ficar na Capital do México para quem a visita pela primeira vez. Além da localização chave, há uma boa oferta de hospedagens (para todos os gostos), e alguns atrativos essenciais, que com certeza vão atrair quem vai à cidade pela primeira vez. Por que não aproveitar essa localização e já escolher uma hospedagem por ali mesmo?

Dicas de Airbnb em Reforma

Dicas de hotéis em Reforma

5 – Coyoacán

Se você é um aficionado por cultura, Coyoacán é um dos melhores bairros onde ficar na Cidade do México. Essa região é mais tradicional e proporciona uma experiência mais imersiva numa cultura mexicana autêntica. Por ali existem diversas feirinhas de artesanato, restaurantes e ruas tranquilas de pedra para caminhar. É um bairro mais econômico e bom para quem viaja com a família.

Um dos principais pontos turísticos de Coyoacán é o Museo de Frida Kahlo, que funciona na famosa Casa Azul, onde a icônica personalidade mexicana morava com Diego Rivera. Há ainda outras galerias de arte, além do Museo Casa de Leon Trotsky. O Mercado de Coyoacán também é um lugar que vale a visita.

Em Coyoacán as ruas são bem arborizadas e a arquitetura colonial traz uma atmosfera diferente para a região. É um bom lugar para passear a pé e conhecer bares, cafés e sorveterias de rua. Vale visitar também a Plaza Hidalgo e o Jardin Centenario, onde se encontra a Fuente de los Coyotes, de onde deriva o nome do bairro.

Dicas de Airbnb em Coyoacán

Dicas de hotéis em Coyoacán

6 – Centro Histórico

Outra boa opção para quem quer ficar mais próximo da cultura mexicana é o centro histórico, no coração da cidade. É ali que fica uma das praças mais conhecidas do destino, a Plaza de la Constitución, também chamada de Zócalo, uma das áreas mais visitadas da capital e considerada a quarta maior praça do mundo.

A área é extensa e no entorno se encontram outros diversos pontos turísticos, como a Catedral Metropolitana da Cidade do México e o Palácio Nacional (sede de trabalho do governo mexicano). Pertinho dali estão o Palacio Bellas Artes, o Mirador Torre Latino, o Museo Nacional de Arte, o Museo del Estanquillo, entre outros.

Em El Centro também é mais fácil encontrar hospedagens com preços mais amigáveis. Assim, se você busca algo mais econômico, nessa área vai encontrar boas opções de pousadas, além de ótimos hostels. Além disso, por ser uma das partes mais movimentadas do destino, é uma área bem servida pelo metrô – algo importante para se locomover pela Cidade do México.

Dicas de Airbnb no Centro Histórico

Dicas de hotéis no Centro Histórico

7 – Zona Rosa

Sendo uma parte do bairro Juárez, a Zona Rosa é outra boa indicação de região onde ficar na Cidade do México. A localização é um dos principais atrativos dessa área, pois fica entre o centro histórico e La Roma, com fácil acesso para ambos e uma boa oferta de transporte para explorar outras áreas.

Essa região é bastante segura e possui ruas tranquilas para passear durante o dia, com ótimos restaurantes e lojas, mas o destaque mesmo se dá de noite. É uma das principais áreas da cidade para quem não dispensa o agito noturno, com diversas casas noturnas, bares, baladas a karaokês. Inclusive, é uma parte bastante visitada pelo público LGBT da Cidade do México.

Na Zona Rosa você vai encontrar boas acomodações, e é uma área que une boa localização com segurança e acessibilidade em transporte. Essa parte da cidade é bastante semelhante à região da Augusta, em São Paulo capital, com uma vibe noturna vibrante.

Dicas de Airbnb na Zona Rosa

Dicas de hotéis na Zona Rosa

8 – Santa Fe

Santa Fe é um bairro mais buscado por quem viaja à Cidade do México para negócios (ou para quem adora se hospedar em regiões mais modernas). É uma área mais nova na cidade, com cara de centro empresarial, altos prédios espelhados e grandes centros comerciais. Se você gosta da atmosfera de modernidade, bem diferente de lugares como Coyoacán, vai gostar de Santa Fe.

Além dos arranha-céus e clima corporativo, há bons atrativos em se hospedar nessa região da cidade. Por lá se encontra o maior shopping do destino (e um dos maiores da América Latina), o Centro Santa Fe, com 500 lojas diversas e um imenso ringue de patinação no goela. Há também bons restaurantes internacionais e renomados nas imediações dessa região.

A rede hoteleira de Santa Fe é uma das mais sofisticadas da cidade, com grandes redes e hotéis de luxo para escolher. Se você preza por uma estadia mais requintada, essa região é uma excelente escolha de onde ficar na Cidade do México.

Dicas de Airbnb em Santa Fe

Dicas de hotéis em Santa Fe

viva o mundo

Transporte na Cidade do México

O trânsito da Cidade do México é conhecido por ser caótico, e é algo que deve ser levado em consideração na hora de escolher o melhor bairro para se hospedar. Vale a pena conferir se a região da sua preferência possui linhas de metrô próximas, se é atendida pelo metrobús e se o acesso a outras partes que você pretende visitar no destino é fácil.

Assim, uma boa dica para escolher onde ficar na Cidade do México é decidir primeiro os lugares que vão fazer parte do roteiro. Se a maioria ficar concentrada numa parte, é um bom indicativo para buscar uma acomodação mais próxima. Caso estejam mais espalhados pela metrópole, procure uma área bem atendida pelos transportes públicos.

Avenida Paseo de la Reforma
A Avenida Paseo de La Reforma – Foto: Unsplash
viva o mundo

Qual o melhor lugar onde ficar na Cidade do México?

Para finalizar, um breve resumo sobre o que esperar de cada bairro da Cidade do México, para te dar um norte mais claro sobre qual área escolher para se hospedar. Mas lembre-se: as melhores regiões mesmo são as próximas do Parque Chapultepec – Condesa, Roma, Reforma e Zona Rosa.

  • Experiência mais autêntica e alternativa: Condesa e Roma
  • Experiência turística: Reforma e Centro
  • Quem não dispensa sofisticação: Polanco e Santa Fe
  • Para viagens de negócios: Santa Fe
  • Bairros mais econômicos: Centro e Coyoacán
  • Perto de história e cultura: Coyoacán e Centro
  • Agito noturno: Zona Rosa e Condesa
  • Bons para primeira viagem à CDMX: Reforma e Roma

Pousadas na Cidade do México

Selecionamos as pousadas mais charmosas da Cidade do México, nos melhores bairros:

Booking.com

E aí, já escolheu em qual bairro vai se hospedar para conhecer essa cidade imensa e incrível do México?

Continue lendo sobre CDMX:

Adriana Siqueira

Jornalista, curiosa e interessada em aprender de tudo um pouco, Adriana adora escrever sobre os mais diversos assuntos. Trabalha com conteúdo digital full time e gosta muito do que faz - trazer informações de qualidade para os leitores online. No Viva o Mundo, ajuda a selecionar as melhores pousadas para desenvolver as curadorias dos destinos, e redige conteúdos completos para que você possa ter uma experiência incrível de viagem! :)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Uma resposta