viva o mundo

Quem está na busca por lugares para viajar em SP que são incríveis e próximos da capital, precisa ler este post. Selecionamos alguns dos mais legais para um bom passeio.

Se você mora em São Paulo, saiba que não é preciso ir pra longe para curtir um passeio incrível em um local surpreendente. Existem lugares para viajar em SP que são encantadores e com certeza merecem sua atenção na hora de decidir o próximo destino.

As cidadezinhas do interior, seja nas serras ou no litoral, guardam tesouros naturais, culturais e históricos que tornam qualquer passeio especial. Para quem mora na capital, conhecer um lugar assim é um ótimo escape da rotina diária. Já os que vêm de outros estados se surpreendem com as belezas escondidas nas terras paulistas.

Selecionamos destinos incríveis para te dar ideias para o próximo passeio pelo estado, incluindo alguns locais que fogem um pouco do óbvio. Continue lendo para descobrir mais sobre os melhores lugares para viajar em SP.

1- Litoral norte de SP

Sendo uma das regiões mais procuradas por turistas, tanto nos finais de semana de verão quanto em feriados prolongados ao longo do ano, as cidades do litoral norte do estado não poderiam ficar de fora dessa lista.

São Sebastião, Ubatuba, Caraguatatuba e Ilhabela são lugares muito procurados para viajar em São Paulo, com centenas de praias lindas e ótimas atrações. Afinal, quem é que não gosta de passar um bom dia na areia e no mar para relaxar?

Leia mais:

Praia da Fome, em Ilhabela, um dos Lugares para Viajar em SP
A Praia da Fome, em Ilhabela, é uma pedida para dias de descanso na areia

2- Peruíbe

Peruíbe é uma cidadezinha litorânea surpreendente pela quantidade de atrações que oferece. Além das praias, por lá você pode também se refrescar em diversas cachoeiras, ou então conferir prédios históricos, datados do início da colonização. Um grande exemplo é a Igreja Abarebebê, ruínas de uma das primeiras construções feitas no solo brasileiro.

A reserva ecológica chamada Estação Ecológica da Juréia-Itatins é outro passeio excelente, onde você pode percorrer regiões de Mata Atlântica preservada, observar diversas espécies de plantas e animais, nadar em rios com cachoeiras e visitar manguezais. Outra atividade legal da cidade é o Aquário de Peruíbe, que atrai principalmente as crianças que viajam para lá.

Rio em Peruíbe
Pôr do Sol no Rio Preto, em Peruíbe

3- Cananeia

No litoral sul do estado de SP, a cidade de Cananéia encanta seus visitantes com uma atmosfera de vila de pescadores, além de muita riqueza histórica e natural.

A cultura caiçara predomina neste lugar que foi uma das primeiras vilas do Brasil, sendo possível conhecer casarões do período colonial. Mas é a natureza que se destaca por lá, principalmente com relação à vida marinha.

Cais em Cananéia, um dos Lugares para Viajar em SP
O charmoso cais de Cananéia, com casinhas coloniais

4- Brotas

Se você é fã de esportes radicais e ainda não conhece Brotas, precisa colocar esse destino no topo da sua lista. Caso já conheça a cidade, vale sempre a pena visitá-la e participar de atividades diferentes em cada vez. Aproveite o espírito de aventura e curta a viagem para fazer muito rafting, arvorismo, trilhas, escaladas, e o que mais você topar na cidade da adrenalina.

Leia mais:

Cachoeira da Roseira, em Brotas
A Cachoeira da Roseira, em Brotas

5- Cunha

A uma distância de pouco mais de 220 km da capital paulista, Cunha é um daqueles destinos onde o tempo passa mais devagar, ideal para quem quer desligar de tudo e sossegar num destino tranquilo. Predominantemente rural, no local você pode se hospedar numa casa de campo delícia e descansar tudo que puder, além de saborear bons pratos nos restaurantes locais.

Em Cunha há diversos passeios ecológicos para aproveitar, como a subida ao pico da Macela ou a visita ao charmoso lavandário, que rende fotos lindas de recordação. A cidade fica na região da Serra da Bocaina, e também é bastante próxima de Paraty – quem sabe você não decide esticar a viagem até o litoral?

Mirante em Cunha, um dos Lugares para Viajar em SP
Mirante em Cunha, com vista para os vales da região

6- Atibaia

Atibaia é outro destino com boas atrações voltadas ao ecoturismo, como o Parque Estadual de Itapetininga, com cachoeiras e mata, e também a Reserva do Vuna, com diversas trilhas diferentes. Outro atrativo natural é a Pedra Grande, de onde é possível observar um belo pôr do sol.

Mas além da natureza, Atibaia é famosa pelos resorts e hospedagens com recreadores que fazem a alegria das crianças. Assim, é um destino de férias excelente para pais que querem descansar, mas buscam proporcionar momentos de diversão para os pequenos.

Pedra Grande, em Atibaia
Vista da Pedra Grande

7- Olímpia

Outra cidade ideal para viagens em família é Olímpia, localizada na região de Barretos e conhecida pelos diversos passeios que envolvem água. No destino é comum encontrar parques aquáticos e fontes de água termal, que são atividades super indicadas para levar as crianças. Vale destacar que o local fica bastante cheio nos finais de semana e feriados – assim, se puder evitar, viaje em datas alternativas para aproveitar melhor a cidade.

Thermas dos Laranjais em Olímpia, um dos Lugares para Viajar em SP
Thermas dos Laranjais, um dos parques da cidade

8- São Roque

São Roque é uma cidade tranquila perfeita para dias de descanso, localizada a apenas uma hora de São Paulo capital. Um dos grandes atrativos do destino são as vinícolas, passeios super agradáveis para fazer ao longo da Rota do Vinho. Os restaurantes da cidade também são bons motivos para fazer uma visita, e a área toda do entorno, tomada por vegetação, promove dias de calmaria e muito contato com a natureza.

Montanhas incríveis para fazer trilhas em São Roque

8- Holambra

A cidade das flores também é um ótimo destino para viajar em SP. Super charmoso, o local possui forte influência alemã e, é claro, diversos canteiros floridos, que dão são a maior característica da cidade. Para curtir ao máximo tudo que Holambra oferece, nada melhor que ir na primavera – época também que acontece a Expoflora, evento mais famoso da cidade.

Entrada de Holambra
A entrada de Holambra já é charmosa

9- Parque Nacional da Serra da Bocaina

A Serra da Bocaina é super extensa, ocupando parte do Vale do Paraíba, no interior de SP, mas também áreas do litoral fluminense. A região do Parque Nacional é super preservada e oferece paisagens incríveis para conhecer, desde picos em altitudes de cerca de dois mil metros, até rios e cachoeiras isolados que poucos viajantes conhecem.

Para quem gosta de aventuras, a Serra da Bocaina pode proporcionar uma viagem inesquecível. A flora do local é densa, marcada por diversas bromélias em toda sua extensão, e a fauna do local é impressionante, com espécies de diferentes animais, como pássaros variados, macacos, bichos-preguiça e até mesmo onças. Vale a pena contratar um guia para se aventurar por lá e participar das trilhas do Parque Nacional, como a Trilha do Ouro.

Cachoeira de San Isidro na Serra da Bocaina
Cachoeira de San Isidro, na Serra da Bocaina

10- São Bento do Sapucaí

Que tal viajar para a Serra da Mantiqueira, mas fugir um pouco da concentração em Campos do Jordão? A região possui diversas cidadezinhas charmosas para conhecer além desta mais famosa, e Santo Antônio do Pinhal é uma delas. O destino é ideal para viagens românticas ou de aventura, com hospedagens encantadoras e muita natureza ao longo do território.

O principal cartão postal da cidade é a famosa Pedra do Baú, mas existem outras trilhas e passeios incríveis para explorar por lá, assim também como outros mirantes conhecidos. São Bento também conta com restaurantes de boa gastronomia e possui um clima super pacato, bem de interior, ideal para viagens de parar no tempo.

Leia mais:

Pousadas em São Bento do Sapucaí que recomendamos
A Pedra do Bauzinho, que fica ao lado da majestosa da Pedra do Baú

11- São Francisco Xavier

Outra cidade super agradável de conhecer na Serra da Mantiqueira, e um tanto quanto esquecida com relação às outras da região, São Francisco Xavier é bastante indicada para uma viagem de final de semana ou em feriado. Com clima super tranquilo, a localidade é pacata e fica envolta pela natureza, a alguns quilômetros de distância de São José dos Campos, cidade da qual SFX é distrito.

O destino é muito indicado para viagens de relaxamento, e perfeita para esquecer da correria do dia a dia na cidade grande. A população é bastante hospitaleira e há diversos atrativos naturais para aproveitar no entorno, como trilhas, cachoeiras e rios, como o famoso Rio do Peixe, além de uma variedade de espécies encantadoras, como jaguatiricas e macacos muriqui.

Leia mais:

São Francisco Xavier - O Guia Completo para Conhecer a Cidade
Mirante Pedra da Divisa, que corta MG e SP, na trilha do Pouso do Rochedo.

12- PETAR

O PETAR, Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, é um verdadeiro tesouro do estado e um dos lugares mais incríveis para viajar em SP – e até mesmo no Brasil. Fica localizado no extremo sul de São Paulo, entre as cidades de Iporanga e Apiaí. A área de preservação natural é extensa, com mais de 35 hectares de Mata Atlântica densa, onde se encontram uma rica biodiversidade e paisagens que vão desde cachoeiras a cachoeiras.

Conhecer o PETAR é um passeio que surpreende todos os viajantes que optam ir até lá. O parque todo não é aberto à visitação, pois há até mesmo áreas reservadas de sítios arqueológicos no local. O passeio é feito com o acompanhamento de guias credenciados, mas é um dos mais impressionantes lugares para o ecoturismo no Brasil.

Rio no PETAR, um dos Lugares para Viajar em SP
Rio com água azul em meio à natureza no PETAR

Você já conhece algum desses locais? Já escolheu os próximos lugares para viajar em SP? Conta pra gente o que achou dessa lista!

Perguntas frequentes

Quais os lugares ideais para viajar em SP em casal?

Alguns dos destinos mais românticos do interior de SP são as cidades da Serra da Mantiqueira, como São Bento do Sapucaí e São Francisco Xavier – além, é claro, da famosa Campos do Jordão.

Quais os lugares mais legais para viajar no interior de SP?

Há diversos destinos incríveis para conhecer no interior de SP. Para quem curte praias, o litoral norte do estado é lindo, e o da parte sul pode surpreender. Existem também bons lugares com muita natureza, como o PETAR, para visitar.

Como fazer viagens curtas e baratas no interior de SP?

A melhor dica é se planejar com um certo tempo de antecedência. Procure se organizar ao menos com duas semanas de antecedência, e viaje fora das épocas de temporada, curtindo um FDS diferente no interior.

Quais são as cidades mais charmosas perto de SP?

Perto de São Paulo, as cidades de Holambra, Cunha e São Sebastião são ótimos lugares charmosos para conhecer, cada um com propostas diferentes de passeios.

Quais os lugares para viajar perto de SP no litoral?

O litoral norte de SP é a região com as praias mais lindas do estado. Ubatuba e São Sebastião estão entre as mais queridas, e a charmosa Ilhabela também é indicada. No litoral sul, Ilha Comprida é uma boa pedida.

Adriana Siqueira

Jornalista, curiosa e interessada em aprender de tudo um pouco, Adriana adora escrever sobre os mais diversos assuntos. Trabalha com conteúdo digital full time e gosta muito do que faz - trazer informações de qualidade para os leitores online. No Viva o Mundo, ajuda a selecionar as melhores pousadas para desenvolver as curadorias dos destinos, e redige conteúdos completos para que você possa ter uma experiência incrível de viagem! :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *