Onde ficar em Amsterdam  – o Guia completo bairro a bairro

Conheça os melhores bairros e descubra onde ficar em Amsterdam

Decidir onde ficar em Amsterdam pode ser um pouco complicado. Amsterdam é a terra dos belos canais e casinhas charmosas formada por vários distritos. Neles, você vai encontrar vários bairros muito bons para se hospedar em Amsterdam.

A primeira dica para ajudar na escolha de onde ficar em Amsterdam é ter em mente quantos dias você vai ficar. Desta forma, consegue definir se deseja ficar perto dos dos principais pontos turísticos para facilitar o acesso. E, claro, o seu orçamento deve ser levado em consideração para que sua viagem seja tranquila. 

Para te ajudar separamos as melhores opções de hospedagem de acordo com os bairros de Amsterdam. Desta forma, você também vai ter uma ideia de qual bairro tem mais o seu perfil. 

E, depois de cuidar de sua hospedagem, não esqueça de comprar o seu seguro viagem. Para Amsterdam ele é obrigatório, já que a cidade europeia pertence à Holanda e faz parte do Tratado de Schengen.

Mapa dos melhores bairros para ficar em Amsterdam

Com este mapa dos melhores bairros para ficar em Amsterdam não tem como você se sentir perdido. 

Já marcou sua viagem para Amsterdam, mas ainda está em dúvidas sobre onde ficar lá? Este guia completo bairro a bairro foi feito para te ajudar a decidir qual a melhor hospedagem para você.

Será um passeio rápido pelos melhores hotéis em Amsterdam de acordo com cada distrito, os bairros e sub-bairros mais conhecidos. No centro estão quase todos os principais pontos turísticos. Já os museus mais famosos de Amsterdam ficam no Distrito dos Museus em Oud-Zuid. Ainda dá para aproveitar o estilo pacato de Weesperzijde e toda o charme de Westerpark

Para completar, descubra a encantadora vista do horizonte de Overhoeks e a agitação noturna de De Pijp. Claro, no Oud-West você ainda tem bons restaurantes à sua disposição. 

Onde ficar em Amsterdam – nossa dica de região predileta e hospedagem:

Se a sua ideia é dar uma passada em Amsterdam na sua viagem pela Europa, então fique na região central. Com certeza o centro da cidade vai te proporcionar aquela vibe de Amsterdam para você fotografar. 

Neste caso, uma boa opção de custo-benefício atraente é o Hotel CC. Os quartos são confortáveis, você fica a 350 metros da Estação Central de Trem cinco minutos da Praça Dam. Estando próximo dos principais pontos turísticos.

Transporte público em Amsterdam

O transporte público em Amsterdam é bem completo, você transita pela cidade de metrô, trem, ônibus, bondinhos e até mesmo balsa. Tudo vai depender de qual é o seu roteiro, então vale a pena se organizar. 

Lembrando que para facilitar sua viagem, vale a pena adquirir o cartão unificado e carregar. Assim você não fica na mão! 

Ah, apesar de não ter uma ‘pessoa que cuide da catraca’ você precisa pagar a sua passagem. Caso um fiscal te pegue, você será multado. Não esqueça! É preciso passar o cartão na entrada e na saída. 

Vale a pena dar uma olhada no cartão I Amsterdam City Card. Isto porque além de ter créditos para o transporte público, também inclui entrada em algumas das principais atrações turísticas. 

Onde ficar em Amsterdam - Conheça os Melhores Bairros
Transporte público em Amsterdam

Melhores regiões para se hospedar em Amsterdam


Centrum (centro de Amsterdam)

O centro de Amsterdam é o ponto mais antigo da cidade. Se trata do distrito com maior distribuição de canais. Sendo assim, é talvez o lugar com mais cara de Amsterdam quando você pensa neste destino. Ainda é a região com grande parte das principais atrações turísticas e está dividido em Centrum-Oost e Centrum-West.

Onde ficar em Amsterdam - Conheça os Melhores Bairros
Centrum, Amsterdam
Centrum-Oost

O Centrum-Oost o coração histórico deste bairro, onde está a Casa de Rembrandt. Mas é também onde você encontra um dos bairros mais novos de Amsterdam: o Oosterdokseiland. Sendo assim, você vai vislumbrar um equilíbrio de passado com arquitetura moderna. Incluindo o Conservatorium van Amsterdam e a Biblioteca Pública. Há também muita área verde, diversos restaurantes, lojas e muitas opções de hospedagem. 

Centrum-West

O Centrum-West é a parte mais velha do centro e está em constante transformação para atender melhor os turistas. Se trata de um mix de paisagens a cada caminhada explorada. Por aqui o que vale a pena é passear e conhecer as atrações turísticas, a hospedagem não é uma boa opção.

É a área do Canal Ring ou Cinturão dos Canais, com seus diversos museus, incluindo a Casa da Anne Frank e algumas belas mansões e casa de barco. É também onde fica o polêmico Red Light District e ainda a mais famosa vizinhança de Amsterdam, o Jordaan. 

O Jordaan é o ponto mais charmoso do cinturão de canais. Isto porque a paisagem fica ainda mais completa com as casinhas históricas e suas ruas estreitas. Na primavera, as flores também aproveitam para deixar o lugar incrível. É perfeito para aproveitar os cafés e restaurantes de Amsterdam. Neste pedaço, é mais possível encontrar um lugar para ficar em Amsterdam.

Negen Straatjes

Ainda na região central, entre o Red Light District e Jordaan o bairro comercial Negen Straatjes encanta. Tem a beleza dos canais e o Museu Amsterdam com seu lendário letreiro gigante IAMSTERDAM.

Aproveite o passeio para caminhar pelos labirintos de ruas estreitas, que lembram uma vila medieval, atrás do museu. Também visite o Palácio Real. É também uma região com boas opções de hotéis econômicos.

Onde ficar no centro de Amsterdam
Vantagens do bairro:

o transporte público é bem prático e dá para você fazer muitos dos passeios andando mesmo enquanto aprecia os canais. 

Contras do bairro:

é um dos bairros mais movimentados e, apesar de ter muitos hotéis, são poucas as opções mais econômicas. 

Dicas de hotéis e hostels econômicos:  Ibis Amsterdam Centre Stopera

The Times Hotel | WestCord City Centre Hotel 

Dicas de hospedagem com bom custo-benefício: Eden hotel Amsterdam| City Hotel Amsterdam | Hotel CC

Dicas de hotéis sofisticados: Monet Garden Hotel Amsterdam | Park Plaza Victoria Amsterdam | Radisson Blu Hotel, Amsterdam City Center

Westerpark

Amsterdam tinha uma grande fábrica de gás no século 19. E, abraçando o prédio desta fábrica, conhecida como Westergas, que está Westerpark. Apesar de estar um pouco distante, mais ao noroeste do centro principal, vale a pena conhecer.

Impossível não se encantar com todo o charme de Westergasfabriek um dos principais polos culturais de Amsterdam. São galerias, restaurantes descolados, bares animados e lojas independentes. 

E tudo no charmoso prédio de tijolinhos em estilo art déco. É ideal para quem gosta de ficar em hotéis em Amsterdam mais descoladinhos. 

Onde ficar em Amsterdam - Conheça os Melhores Bairros
Westerpark, Amsterdam
Onde ficar em Westerpark em Amsterdam
Vantagens do bairro:

é uma região tem uma vibe bem jovem e com opções de hotéis mais baratos em Amsterdam 

Contras do bairro:

é mais afastada do centro, tem pontos de ônibus e do bondinho

Dicas de hotéis e hostels econômicos:  Dutchies Hostel | XO Hotels Park West | Train Lodge Amsterdam 

Dicas de hospedagem com bom custo-benefício:  Conscious Hotel Westerpark | WestCord Art Hotel Amsterdam | Hotel Pontsteiger

Dicas de hotéis sofisticados:  WesterVilla | B&B De Nieuwe Staatsman | Hotel BOAT & CO

Oud-West

Oud-West é muito conhecido pela grande variedade de restaurantes e por ser um bairro bem multicultural. Contudo, não é o lugar para grandes agitações noturnas, mas para aproveitar ao máximo durante o dia. Incluindo um passeio por Vondelpark, já que o bairro fica no lado norte do parque. 

É o típico bairro de Amsterdam com muitos prédios colados uns aos outros e árvores enfeitando as calçadas. Mesclando o colorido com o marrom avermelhado dos tijolinhos expostos. 

Alguns dos melhores restaurantes de Amsterdam ficam em Oud-West. Ainda tem mercados com artesanato local, feiras livres, cafeterias, lojas e cinema.

Onde ficar em Amsterdam - Conheça os Melhores Bairros
Vondelpark, Amsterdam
Onde ficar em Oud-West em Amsterdam
Vantagens do bairro:

é ideal para quem gosta de bairro mais pacato, sem perder diversidade de bons restaurantes e programação noturna tranquila

Contras do bairro:

não é um bairro para grandes badalações

Dicas de hotéis e hostels econômicos:  Hotel Abba | Stayokay Amsterdam Vondelpark | Hotel Heye 130

Dicas de hospedagem com bom custo-benefício:  Hotel Espresso | Owl Hotel| Hotel D’Amsterdam Leidsesquare

Dicas de hotéis sofisticados:  Amsterdam Marriott Hotel | Pillows Anna van den Vondel Amsterdam | The ED Amsterdam

Oud-Zuid

Oud-Zuid é uma das regiões ao sul que abrange alguns dos principais pontos turísticos. Entre eles estão o distrito dos museus e o bairro de De Pijp. Além dos principais museus é também considerada uma das regiões mais abastadas. Principalmente se tratando das ruas mais próximas do parque  Vondelpark. 

É o lugar para explorar restaurantes Michelin e onde você pode comprar produtos de grife nas ruas de Amsterdam. Até por essa razão, não é o melhor lugar para quem pretende economizar na acomodação. 

Distrito dos Museus

Os museus mais famosos de Amsterdam estão concentrados no Distrito dos Museus. A região fica na borda sul do Vondelpark e beirando o centro. Então, se você colocou na lista o Rijksmuseum, o Van Gogh Museum e o museu de arte moderna e contemporânea Stedelijk Museum, aqui é o seu paraíso.

Onde ficar em Amsterdam - Conheça os Melhores Bairros
Museu do Van Gogh, Amsterdam
De Pijp

Mesmo estando em Oud-Zuid há uma variedade de possibilidades. Isto porque, à medida que você se afasta do parque Vondelpark a vizinhança ganha novos ares. Inclusive, os valores mudam consideravelmente. Mais ao sul do centro, está De Pijp um bairro de ruas estreitas e o mais boêmio de Amsterdam. 

É o lugar para aproveitar ao máximo os barzinhos, pubs e restaurantes na noite de Amsterdã. Mesmo durante o dia, muitos cafés invadem as calçadas com suas mesas e a gastronomia local de rua ganha notoriedade. Impossível não comprar algo para saborear na Albert Cuypmarkt street market.

Aos amantes de cerveja, é o lugar para vivenciar um tour na cervejaria Heineken. O Heineken Experience é um passeio com muita história e degustação inclusa. 

Onde ficar em Oud-Zuid em Amsterdam
Vantagens do bairro:

estar mais próximo dos museus mais famosos de Amsterdam, ou ainda, optar por ficar próximo da agitação noturna de De Pijp.

Contras do bairro:

na praça dos museus as acomodações são bem mais caras, já em De Pijp é possível encontrar opções de bom custo-benefício.

Dicas de hotéis e hostels econômicos:  Hotel Verdi | The Muse Amsterdam – Boutique Hotel | Bicycle Hotel Amsterdam

Dicas de hospedagem com bom custo-benefício:  Conscious Hotel Museum Square | The College Hotel The Arcade Hotel Amsterdam

Dicas de hotéis sofisticados:  Conservatorium Hotel – The Leading Hotels of the World| A Century old Townhouse | Pestana Amsterdam Riverside – LVX Preferred Hotels & Resorts

Weesperzijde

Vizinho de De Pijb, mas do outro lado do rio Amstel ainda ao sul está Weesperzijde. O bairro já foi bem largado, mas tem casas dos principais arquitetos holandeses e atualmente é bem familiar. Após uma reestruturação, o bairro equilibra ares modernos com casas típicas.

É um bairro para quem deseja se hospedar fora das muvucas de turistas, ideal para curtir a pegada mais local. Apesar de estar um pouco mais distante dos principais pontos turísticos, tem fácil acesso pelo transporte público.

Onde ficar em Amsterdam - Conheça os Melhores Bairros
Weesperzijde, Amsterdam
Onde ficar em Weesperzijde em Amsterdam
Vantagens do bairro:

você vai se sentir muito mais um holandês do que um turista

Contras do bairro:

é mais distante das principais atrações turísticas e tem poucas opções de hospedagem em Amsterdam

Dicas de hotéis e hostels econômicos:  The Student Hotel Amsterdam City

Dicas de hospedagem com bom custo-benefício: Magnolia Apartment

Dicas de hotéis sofisticados:  Volkshotel

Overhoeks

Ao sul da ponta norte de Amsterdam, do outro lado do Rio. Apesar de estar mais longe dos bairros principais de Amsterdam, basta uma travessia de menos de 15 minutos para estar no centro.  

Overhoeks tem o mirante  do A’dam Tower com a vista mais incrível do horizonte de Amsterdam. Certamente será a experiência de pôr de sol em Amsterdam mais inesquecível. Ainda em Overhoeks se deixe levar pelo extravagante prédio do museu do cinema, o EYE Film Institute Netherlands. 

Não é o melhor bairro para ficar em Amsterdam, a não ser que deseja ficar em algum hotel famoso desta área. Isto porque, apesar de afastado, oferece hotéis design e até boate no subterrâneo.

Onde ficar em Amsterdam - Conheça os Melhores Bairros
A’dam Tower, Overhoeks
Onde ficar em Overhoeks em Amsterdam
Vantagens do bairro:

o melhor mirante de Amsterdam

Contras do bairro:

fica mais distante dos principais pontos turísticos e tem poucas opções de hotéis em Amsterdam

Dicas de hotéis e hostels econômicos:  ClinkNOORD Hostel

Dicas de hospedagem com bom custo-benefício:  Cafe Modern

Dicas de hotéis sofisticados:  Sir Adam Hotel

Onde ficar em Amsterdam Barato

Os hotéis mais baratos em Amsterdam podem ser encontrados no Centro, como o The Flying Pig Downtown e o Hotel International. 

Já nos bairros mais afastados você terá bastante hotéis mais econômicos, em Westerpark e no vizinho Westpoort tem o WestCord Art Hotel Amsterdam e o Amsterdam Teleport Hotel. E ainda em Oud-Zuid você pode se hospedar no The Flying Pig Uptown.

Veja mais hotéis:

Booking.com

Este artigo te ajudou com as dicas de onde ficar em Amsterdam?

Todas as reservas feitas através do site colaboram para manter o Viva o Mundo no ar, e você não paga nada a mais por isso. Assim, ganhamos uma pequena comissão (que não altera o valor de sua hospedagem) e conseguimos continuar ajudando outros viajantes com dicas mundo afora. 🙂

Planeje sua viagem com o Viva o Mundo e nossos parceiros de confiança:

Obrigada pela colaboração!

Leia mais em:

Os 25 melhores lugares para viajar no mundo

Onde ficar em Berlim

Melhor seguro viagem

Virginia Falanghe

Jornalista de viagens e especialista em marketing digital de turismo, Virginia transformou sua paixão por viagens e aventuras em profissão. Já conheceu os cinco continentes com algumas paradas longas na Austrália, EUA, Portugal, Canadá, além de três meses a bordo de um catamarã pelas ilhas do Caribe. Além de escrever sobre destinos de natureza aqui no Viva o Mundo, é colunista de viagens na JovemPan, editora-chefe do site Dicas de Viagem e head da agência digital Pura. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 respostas

  1. Toda vez que fui em Amsterdã eu só me hospedei na região central, mas tenho vontade de voltar na cidade e me hospedar em locais mais afastados para explorar um lado menos turístico da cidade. Estou planejando voltar na cidade em breve e ficar na parte norte. Obrigado pelas dicas.