Onde ficar em Berlim

Descubra as características de cada bairro da capital alemã para você encontrar onde ficar em Berlim.

Descobrir onde se hospedar em uma cidade tão energética é uma dúvida muito comum, principalmente quando se trata da capital alemã. São muitos os pontos turísticos, os museus e os lugares para passear, que estão espalhados por toda a cidade.

Mitte é uma região mais central, costuma ser a favorita para ficar em Berlim. Isto porque está próxima da Alexanderplatz, das principais atrações e de todo o burburinho da cidade, incluindo as tradicionais festas de rua.

Pensando na questão de pontos turísticos, passeios e em um local mais movimentado, o Mitte é um bairro mais ideal para se hospedar. Enquanto isso, se você procura por uma viagem mais low budget, vale a pena pensar em se hospedar em outros bairros como Charlottenburg, Friedrichshain e outros.

Para te ajudar nessa escolha, contamos neste post as características de cada bairro em Berlim para você encontrar o melhor para o seu perfil.

Onde ficar em Berlim - Descubra os Melhores Bairros e Dicas

Mapa dos melhores bairros para ficar em Berlim

Booking.com

Transporte público em Berlim

O transporte público em Berlim é bem eficiente. A verdade é que os melhores bairros de onde ficar em Berlim possuem estação de metrô, então, você não fica na mão.

O que vale a pena é verificar qual o bairro que mais vai explorar, desta forma, você economiza com as idas e vindas. Alguns percursos ainda podem ser explorados caminhando, já que a cidade, além de plana, tem os principais pontos turísticos concentrados em uma única área. 

Vale a pena comprar o BerlimCard, que te dá acesso ilimitado ao transporte público da cidade, além da entrada nos museus da cidade. Assim, você não perde tempo em filas para comprar ingressos ou tickets.

Onde ficar em Berlim - Descubra os Melhores Bairros e Dicas

Melhores regiões para se hospedar em Berlim

Por ser a capital e, logo, uma cidade bem grande, Berlim possui muitos bairros (tanto grandes como pequenos), cada um com várias atrações e vantagens diferentes. Alguns, por exemplo, têm mais pontos turísticos, enquanto outros têm mais área verde ou vida noturna.

Por isso, vale a pena entender um pouco mais das características de cada um antes de decidir qual se encaixa melhor com o seu perfil.

Mitte (centro de Berlim)

Os principais pontos turísticos de Berlim estão em Mitte, na antiga Berlim Oriental. A praça Alexanderplatz é um importante ponto de referência para passeios pela cidade e fica em Mitte. Além disso é o principal ponto dos transportes públicos. É também o lugar para você fazer compras de preços variados e ainda conferir as principais festas de rua.

Também em Mitte está a famosa Berliner Fernsehturm. É uma torre de TV com o observatório mais alto de Berlim. Ainda em Mitte você pode conhecer a Catedral de Berlim, o Portão de Brandemburgo, a Ilha dos Museus e se deliciar em restaurantes e cafés. Muito dá para se explorar caminhando ou utilizando o metrô. 

Onde ficar em Berlim - Descubra os Melhores Bairros e Dicas
Mitte, Berlim
Vantagens do bairro:

bem localizado, perto das principais atrações turísticas e oferece muitas opções de onde ficar em Berlim.

Contras do bairro:

por ser o bairro mais desejado e visitado costuma estar sempre com muitos turistas, além de ter preços mais caros.

Onde ficar em Mitte

Dicas de hotéis e hostels econômicos:  ONE80° Hostels Berlin | Singer109 Hotel & Hostel | Hotel Augustinenhof

Dicas de hospedagem com bom custo-benefício:  ARCOTEL John F Berlin | H2 Hotel Berlin-Alexanderplatz | The Student Hotel Berlin

Dicas de hotéis sofisticados:  Park Inn by Radisson Berlin Alexanderplatz | Monbijou Hotel | Frederics Berlin City Hackescher Markt

Onde ficar em Berlim - Descubra os Melhores Bairros e Dicas
Quarto do hotel Park Inn by Radisson Berlin Alexanderplatz

Tiergarten

O bairro de Tiergarten é grudado em Mitte, muitos até confundem suas ruas. Mas, é nele que você vai encontrar um dos mais belos parques de Berlim, o Tiergarten Park. Grudado ao parque ainda é possível conhecer o Zoológico e o Aquário de Berlim.

O bairro é conhecido pela presença da modernidade e traços de sua história. Inclusive, a Potsdamer Platz é uma praça construída após a queda do Muro de Berlim e seu redor reflete bem este ‘novo mundo’. Cuja invasão de lojas de luxo estão justamente nas ruas de ruas de Tiergarten.

Ainda em Tiergarten você poderá visitar incríveis galerias de arte, bem como museus de diversas temáticas. Em meio à prédios mais elaborados, você se surpreenderá com o suntuoso Palácio de Reichstag, o prédio do parlamento, e o inusitado prédio da Filarmônica de Berlim. O Memorial dos Judeus, mais conhecido como Memorial do Holocausto também fica em Tiergarten.

As opções de onde ficar em Berlim em Tiergarten são mais caras do que em Mitte. Pensando que para ficar em hospedagens bem avaliadas em Tiergarten você vai desembolsar um pouco mais do que em Mitte. 

Onde ficar em Berlim - Descubra os Melhores Bairros e Dicas
Tiergarten, Berlim
Vantagens do bairro:

é um dos bairros mais verdes de Berlim, são cerca de 210 hectares de área verde. 

Contras do bairro:

em relação à Mitte, é um bairro menos agitado.

Onde ficar em Tiergarten

Dicas de hotéis e hostels econômicos:  IBIS Berlin Kurfuerstendamm | B&B Hotel Berlin Potsdamer Platz | CVJM Jugendgästehaus Berlin

Dicas de hospedagem com bom custo-benefício:  Maritim Hotel Berlin| Golden Tulip Berlin Hotel Hamburg | Hotel Sylter Hof Berlin Superior

Dicas de hotéis sofisticados:  Pullman Berlin Schweizerhof | Pestana Berlin Tiergarten | Grand Hyatt Berlin

Prenzlauer Berg

Conhecido como o bairro do Muro de Berlim, Prenzlauer Berg está em processo de transformação. Isto porque falamos de uma região localizada na antiga Berlim Oriental e que está onde era o Muro de Berlim. Contudo não espere um bairro feio, pelo contrário, ele segue a linha mais tradicional, com ruas bem arborizadas e belas edificações ao melhor estilo século 19.

O Memorial do Muro de Berlim é basicamente a principal atração turística de Prenzlauer Berg. Mas, o bairro em si é apaixonante, principalmente para  famílias com crianças e casais que querem algo mais romântico. E os jovens aproveitam as noitadas nas casas noturnas. Para completar, os restaurantes e cafés tem um charme todo especial, muitos deles estão em uma antiga cervejaria.

Aos domingos, você ainda pode passear pelo mercado de pulgas no Mauerpark. É um bairro para quem deseja se hospedar em Berlim em um lugar mais pacato, com jeitinho vintage e prédios preservados. Apesar de mais afastado, as estações de metrô são muito acessíveis.

Onde ficar em Berlim - Descubra os Melhores Bairros e Dicas
Prenzlauer Berg, Berlim
Vantagens do bairro:

há uma infinidade de bons restaurantes para você explorar a gastronomia.

Contras do bairro:

é um dos bairros mais afastados do centro de Berlim.

Onde ficar em Prenzlauer Berg

Dicas de hotéis e hostels econômicos:  Annabanana Hostel | EastSeven Berlin Hostel | Pension Absolut Berlin

Dicas de hospedagem com bom custo-benefício:  Old Town Hotel |H+ Hotel 4Youth | Hotel & Apartments Zarenhof Berlin Prenzlauer

Dicas de hotéis sofisticados:  Holiday Inn Berlin City Center East Prenzlauer Berg | Hotel Oderberger | Myer’s Hotel Berlin


Charlottenburg

Mais a oeste de Mitte, vizinho de Tiergarten, o bairro de Charlottenburg é conhecido pelo luxo e sofisticação. E as lojas das grifes internacionais mais famosas dominam a rua Kurfürstendamm. Enquanto a arquitetura da pré-guerra conta a história e divide espaço com butiques elegantes.

Historicamente, quando tinha o Muro de Berlim, Charlottenburg era considerado o centro da Berlim Ocidental. Atualmente, o ponto turístico mais famoso é Palácio de Charlottenburg. Contudo, vale a pena investir em mais visitas. É um dos bairros com prédios mais antigos, a Kaiser Wilhelm Memorial Church, por exemplo, é uma igreja que foi parcialmente destruída na Segunda Guerra Mundial.

É mais um bairro em Berlim para quem deseja sair um pouco do tumulto dos turistas. Além de apreciar com mais tranquilidade ruas repletas de muita história.

Onde ficar em Berlim - Descubra os Melhores Bairros e Dicas
Charlottenburg, Berlim
Vantagens do bairro:

é um bairro tranquilo, histórico e elegante. Os hotéis econômicos são mais caros que nos outros bairros, mas oferecem mais serviços. 

Contras do bairro:

ele fica um pouco mais distante, são, na parte oeste, mas tem boas opções de metrô. Os valores dos hotéis costumam ser mais caros.

Onde ficar em Charlottenburg

Dicas de hotéis e hostels econômicos:  Leonardo Hotel Berlin | Art’otel berlin kudamm| Park Plaza Berlin Kudamm

Dicas de hospedagem com bom custo-benefício:  B&B Hotel Berlin-Charlottenburg |Ellington Hotel Berlin | Hotel Bleibtreu Berlin by Golden Tulip

Dicas de hotéis sofisticados:  Waldorf Astoria Berlin | Sofitel Berlin Kurfürstendamm | 25hours Hotel Bikini Berlin


Kreuzberg

Abaixo de Mitte e Tiergarten fica Kreuzberg. Kreuzberg é considerado o bairro mais multicultural de Berlim, com muitos imigrantes, e segue uma pegada mais underground. Costuma ser o bairro preferido dos jovens descolados e  da comunidade LGBT. 

Os muros ganham muitos grafites e um antigo hospital virou um centro de arte. É também o bairro de vários museus, como o German Museum of Technology, o Science Center Spectrum, o Museu Judaico de Berlim e outros museus de arte.

Ainda tem os bares, sendo o melhor lugar para provar um kebab em Berlim. E diversas boates são famosas por agitar a noite de Kreuzberg. Há belos parques como o Viktoriapark. 

Onde ficar em Berlim - Descubra os Melhores Bairros e Dicas
Kreuzberg, Berlim
Vantagens do bairro:

é para quem deseja ficar em Berlim e explorar ao máximo a noite das baladas, ainda estando próximo dos principais bairros.

Contras do bairro:

exatamente por ser conhecido pelas noites animadas, costuma ter noites mais barulhentas.

Onde ficar em Kreuzberg

Dicas de hotéis e hostels econômicos:  Hotel Ludwig van Beethoven| NH Berlin Potsdamer Platz| Hotel am Hermannplatz

Dicas de hospedagem com bom custo-benefício:  Mövenpick Hotel Berlin Am Potsdamer Platz | Holiday Inn Express Berlin City Centre | Relexa hotel Stuttgarter Hof 

Dicas de hotéis sofisticados: REWARI Hotel Berlin | Crowne Plaza Berlin – Potsdamer Platz | Hotel the YARD


Friedrichshain

Friedrichshain segue a mesma vibe de Kreuzberg, os bairro estão conectados pela Ponte Oberbaum. Por aqui é possível ver um dos melhores lados preservado do Muro de Berlim, o East Side Gallery. Com a presença dos famosos murais políticos e edifícios da era soviética. Já na Boxhagener Platz você pode aproveitar para provar o melhor da gastronomia local de rua das barraquinhas. 

Os restaurantes e bares ganham vida de noite, assim como as diversas casas de show. É onde a música techno de Berlim tem mais espaço. É um bairro bem jovem e descolado, com boas opções de albergues.

Onde ficar em Berlim - Descubra os Melhores Bairros e Dicas
Vantagens do bairro:

tem ótimas opções de hostels e hotéis econômicos em uma área com muitos restaurantes.

Contras do bairro:

é um bairro alternativo bem movimentado de turistas.

Onde ficar em Friedrichshain

Dicas de hotéis e hostels econômicos: Hostel 199| PLUS Berlin Hostel und Hotel | Hotel Kiez Pension Berlin

Dicas de hospedagem com bom custo-benefício:  Hotel Indigo Berlin – East Side Gallery | Leonardo Royal Hotel Berlin Alexanderplatz| Hotel Kiez Pension Berlin

Dicas de hotéis sofisticados:  IntercityHotel Berlin Ostbahnhof | Hampton By Hilton Berlin City East Side Gallery | Schulz Hotel Berlin Wall at the East Side Gallery

Moabit

O bairro residencial Moabit está acima do Parque Tiergarten e é ideal para um onde ficar em Berlim mais caseiro. Isto porque é um bairro pouco explorado pelos turistas, então, você sentirá um ritmo mais local. 

Contudo, é um bairro que vale a pena por ser próximo dos principais centros. Desta forma, você descansa em um lugar tranquilo e ainda tem os pontos turísticos por perto. Moabit tem alguns bons restaurantes e te permite caminhar por ruas arborizadas, prontas para serem fotografadas.

Onde ficar em Berlim - Descubra os Melhores Bairros e Dicas
Parque Tiergarten, Berlim
Vantagens do bairro:

é o bairro para quem deseja se desligar de ser turista

Contras do bairro:

por ainda ser pouco explorado turisticamente, não há muitos opções de pontos turísticos

Onde ficar em Moabit

Dicas de hotéis e hostels econômicos:  Hotel AMANO Grand Central |MEININGER Hotel Berlin Tiergarten | Jugendgästehaus Hauptbahnhof  

Dicas de hospedagem com bom custo-benefício: Mercure Hotel MOA Berlin | AMERON Hotel Abion Spreebogen Berlin | Ibis Berlin Hauptbahnhof 

Dicas de hotéis sofisticados:  Steigenberger Hotel am Kanzleramt | Hotel Rossi | IntercityHotel Berlin Hauptbahnhof 

Neukolln

Ir para Neukolln é certeza de mergulhar em um universo bem diferente do centro de Berlim. A sensação é de estar em uma vila no interior, tudo é muito charmoso e tem uma graça toda especial. É um onde ficar em Berlim inusitado, perfeito para quem gosta de se sentir em casa. Inclusive, se você gosta de ficar em apartamentos, ao invés de hotéis e hostels, este é um excelente bairro para arriscar este tipo de hospedagem em Berlim.

Mas, não se engane com a tranquilidade, os belos jardins como em Korner Park, a noite por aqui é bem agitada. São opções de baladas com ritmos diferentes. O bairro é conhecido como little Istanbul, por conta da quantidade de moradores turcos. Sendo ideal para provar o melhor do mix da cozinha alemã e turca. 

Vantagens do bairro:

é para quem gosta de mergulhar na cultura local e quase se sentir morador da cidade

Contras do bairro:

fica mais distante dos principais pontos turísticos

Onde ficar em Neukolln

Dicas de hotéis e hostels econômicos:  2A Hostel | Mercure Hotel Berlin Tempelhof | Amaya Motel

Dicas de hospedagem com bom custo-benefício:  Erlanger Hof | Leonardo Boutique Hotel Berlin City South | RixHouse

Dicas de hotéis sofisticados e apartamentos:  Estrel Berlin | Ferienwohnung Heucke | Apartments im Thüringer Hof | Mandy X Gästeunterkunft 

Onde ficar em Berlim barato:

Por aqui você ainda vai conferir os melhores hotéis baratos em Berlim. Alguns bairros tem mais hotéis econômicos do que outros, como em Mitte que você pode ficar no Singer109 Hotel & Hostel. Ou ainda os mais afastados como Neukolln e Prenzlauer, que você pode ficar no Amaya Motel ou no EastSeven Berlin Hostel. Já nos bairros vizinhos Kreuzberg e Friedrichshain tem opções em hostels bem descolados como o Hostel 199. Outra opção que permite um onde ficar em Berlim barato são os apart-hotéis e apartamentos, como o Holiday 33 Apartment S-Bahn Schönhauser Allee. Vale a pena verificar.

Você sabia que seguro viagem para a Europa é obrigatório?

O Tratado de Schengen é um acordo firmado entre 26 países na União Europeia que estabelece a obrigatoriedade da contratação de um seguro viagem com cobertura de no mínimo 30 mil euros para turistas que viajam ao continente. 
Então, se você ainda não contratou o seu seguro viagem, é melhor já garantir para não ter problemas na imigração. Recomendo fazer a comparação dos planos e coberturas das principais seguradoras do mercado em uma ferramenta chamada Seguros Promo. Nela, você pode comprar até 4 apólices e preços de uma vez só e encontrar a melhor para o seu perfil.
Descolamos um cupom de desconto para nossos leitores. É só inserir VIVAOMUNDO5 no carrinho da Seguros Promo para garantir 5% OFF em seu seguro viagem :). Ah, e se você fizer o pagamento via transferência bancária, chega nos 10% de desconto.

Leia mais sobre Berlim:

10 pontos turísticos para se apaixonar por Berlim

Berlim: Conheça tudo sobre a história de Berlim

Onde ficar em Berlim – Mochileiros

Virginia Falanghe

Jornalista de viagens e especialista em marketing digital de turismo, Virginia transformou sua paixão por viagens e aventuras em profissão. Já conheceu os cinco continentes com algumas paradas longas na Austrália, EUA, Portugal, Canadá, além de três meses a bordo de um catamarã pelas ilhas do Caribe. Além de escrever sobre destinos de natureza aqui no Viva o Mundo, é colunista de viagens na JovemPan, editora-chefe do site Dicas de Viagem e head da agência digital Pura. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *