Lugares para conhecer no Rio de Janeiro pelo menos uma vez
Que a Cidade Maravilhosa não se resume em Corcovado e bondinho do Pão de Açúcar, isso todo mundo já sabe. Os lugares para conhecer no Rio de Janeiro vão muito além. Para sair do tradicional na cidade, a Expedia Brasil nos desafiou a montar uma lista de lugares para conhecer no Rio de Janeiro fora do roteiro básico, com muitas trilhas e passeios culturais.
Se você já conhece o Pão de Açúcar, as belas praias do Rio, o Cristo Redentor, o forte de Copacabana, as praias de Ipanema. Se já foi na lagoa Rodrigo de Freitas, já subiu no morro da urca e conhece a zona sul de cabo a rabo, é hora de ir além :).
Como missão dada é missão cumprida, fomos ao Rio de Janeiro três vezes no primeiro semestre deste ano para escrever um super artigo para este desafio. A cada fim de semana que passamos lá decidimos viver um lado mais ‘carioca’ da cidade, fora da zona sul e dos roteiros clássicos como Copacabana, Ipanema e Leblon.
Fomos explorar o centro, as incríveis vistas e festas do morro do Vidigal, Santa Teresa, restaurantes incríveis e a Zona Oeste lindíssima do Rio de Janeiro. Fizemos trilhas e descobrimos um Rio de Janeiro para todos os gostos e idades.
Além disso, descobrimos ainda um bônus: uma das coisas que mais preocupa quem vai ao Rio de Janeiro é o valor da hospedagem. As vezes conseguimos uma mega promoção na passagem, mas o valor de um hotel dá aquele susto, não é mesmo? Nós temos uma ótima solução para você!
Olha só a lista que a gente preparou para vocês curtirem este lado lindo do Rio de Janeiro.
Os 10 lugares para conhecer no Rio de Janeiro:
1) Prainha – na Zona Oeste
Saia do agito das praias convencionais do Rio de Janeiro e dirija-se à Zona Oeste da cidade. Passe a Barra da Tijuca, o Recreio (que também vale a parada) até você chegar em uma das praias mais queridas pelos surfistas cariocas: a Prainha. Escondida entre as montanhas, ela fica em frente a uma Reserva Natural que possui diversas trilhas para explorar. Na praia, existem só duas pequenas lanchonetes que vendem lanches naturais e só. Ao lado direito da Prainha, tem o restaurante Mirante da Prainha, que como o nome já diz tem uma vista linda do local.
Vale a visita aos que gostam de natureza, um lugar mais reservado, super preservado e aos surfistas de plantão 🙂
2) Parque Lage e Jardim Botânico – na Zona Sul
É um parque lindo ao pé do Corcovado, na rua do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. A história do Parque Lage começou em 1811, quando Rodrigo de Freitas adquire uma fazenda próximo a lagoa que hoje leva seu nome. O parque passou de mão em mão (até por Carlos Lacerda e Roberto Marinho) e se tornou parque público na década de 70. Hoje, funciona por lá a Escola de Artes Visuais do Parque Lage. É um lugar super legal para tirar fotografias e até para um picnic.
Depois do Parque Lage, vale uma paradinha no Jardim Botânico que fica ali do lado. Uma coisa que aprendemos é: não pode entrar de bicicleta. Nós não tínhamos onde deixar a nossa e acabamos perdendo a visita. Mas muita gente diz que é lindo, maravilhoso, então se você for conta pra gente, tá?
Ah, gente, até o Snoop Dog e o Pharell Williams passaram no Parque Lage para gravar o clipe “Beautiful”. Sobe o som aí pra se inspirar no roteiro 😉 (o parque aparece aos 2’44)!
3) Escadaria Selaron – em Santa Teresa
Mais uma vez um cenário escolhido por Snoop e Pharell. Santa Teresa é um dos lugares para conhecer no Rio de Janeiro que vale muito a visita. O bairro é autêntico, cheio de ruas de pedras e histórico. A Escadaria Selaron é um ponto turístico sim, mas geralmente não está no roteiro tradicional de quem visita o RJ. Por isso, se estiver no Rio, vá até lá. Para chegar é um pouco complicado, nós fomos de carro e o pessoal nos avisou para ficar atento porque estava tendo muito assalto e furto nas ruas ao redor da escadaria!! Então vá atento, ok?
A história da Escadaria é muito interessante: Jorge Selarón morava em uma das casas que dividem a escada e estava cansado de ver a escadaria em um péssimo estado de conservação. Começou em 1990 a sua obra juntando cores e azulejos. A partir daí, azulejos de diversos lugares do mundo chegaram para ajudar Selarón em sua obra de arte. O resultado ficou incrível!
Para chegar: se você for de carro siga as placas para a Lapa, nós tivemos que sair perguntando bastante para o pessoal. O Google Maps dá a localização mas não explica onde estacionar e como chegar. A escadaria fica próxima aos Arcos da Lapa dá pra parar o carro por ali e ir a pé. De metro ou de ônibus pare na estação Cinelândia e caminhe cerca de 10 minutos até a escadaria.
4) Restaurante Aprazível – em Santa Teresa
Uma boa dica é: Vá às escadarias por volta das 11 horas e depois almoce no Restaurante Aprazível. É necessário fazer reserva, ok? O restaurante além de oferecer uma gastronomia brasileira deliciosa, tem uma vista incrível do Rio de Janeiro. O ambiente é super agradável e também arrumado. O preço é salgado, mas vale conhecer o local nem que seja para tomar uma cervejinha. Nós indicamos a cesta de pão de queijo com linguiça mineira grelhada e também os pastéis maravilhosos de lá.
5) Parque das Ruínas – em Santa Teresa
O Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas também tem uma história fascinante. Ele fica localizado na antiga casa de Laurinda Santos Lobo, que costumada receber diversos intelectuais e artistas da Bélle Epoqué carioca. O palacete foi restaurado e hoje abriga diversas instalações e atrações culturais. O que vale mesmo é a vista panorâmica da cidade do Rio de Janeiro: a Baia da Guanabara, o Aterro do Flamengo e o centro do Rio são avistados dali. O que achamos triste é a falta de divulgação do local, são poucos os visitantes por dia. Vamos agitar isso aí porque é um dos lugares para conhecer no Rio de Janeiro vale a pena a visita!
6) Museu MAR – Museu de Arte do Rio – e Museu do Amanhã
Um dos museus mais novos da cidade, inaugurado em 2013, o Museu de Arte do Rio é uma das obras do Porto Maravilha e um espaço dedicado a arte e cultura. São dois prédios que compõe o complexo: o antigo Palacete de Dom João VI se tornou o pavilhão de exposições do MAR. Enquanto isso, o contraste se dá por um outro prédio extremamente moderno, os dois se ligam por uma passarela. O interessante é que a visita começa de cima para baixo. Primeiro, você chega no terraço para ver a vista da região portuário do Rio e depois desce para contemplar as artes expostas no museu.
Agora, vamos à obra prima do Porto Maravilha: o Museu do Amanhã. Que museu, minha gente. Com o tema sustentabilidade, é um dos melhores que já foi na vida (e olha que fui em muitos). Além da arquitetura arrojada, as informações e obras interativas são incríveis. Eu amei e recomendo muito! Dica insider: compre seu ingresso online e fuja das filas imensas!
7) Bar da Laje – Morro do Vidigal
Uma das vistas mais incríveis que já vimos do Rio de Janeiro. Entre dois bairros de luxo, Leblon e São Conrado, fica o morro do Vidigal. Pacificado, o morro já tem 11 hostels e se tornou atração turística na cidade. O Bar da Laje é um desses lugares para conhecer no Rio de Janeiro. Todo sábado tem feijoada, música brasileira ao vivo e o mais lindo e impressionante: a vista panorâmica do Leblon e Ipanema. É maravilhoso!
8) Rio Scenarium na Lapa
A Rio Scenarium é uma casa de shows muito bacana na Lapa. Ela foi eleita pelo jornal britânico “The Guardian” como um dos 10 melhores bares do mundo!
A Lapa é uma saída bem diferente para quem gosta de vida noturna, lá se misturam todos os tipos de gente em vários bares de samba. Não é a coisa mais segura do mundo passear pelas ruas do bairro, mas vale a pena a visita em um dos bares mais famosos da região: o Rio Scenarium.
Como o nome já diz, são vários cenários em uma casa só: tem samba, mpb, música ao vivo, e até eletrônico em diversos ambientes para todos os gostos. O bar fica em um antigo casarão carioca e tem um aspecto bem brasileiro. É ótimo para levar gente que vem de fora do país, porque você encontra em um só lugar diversas caras do Brasil. Esse vídeo explica bem como é a energia da casa (e dá pra ver que sempre tem vários turistas por lá ):
9) Trilha da Pedra da Gávea – Zona Oeste
Trilheiros de plantão, vamos as dicas! No Parque Nacional da Tijuca tem muita coisa boa para descobrir. Bem, a vista da Pedra da Gávea é uma das mais famosas do Rio de Janeiro. O problema é: não é uma trilha fácil. São cerca de 2h30 horas pra ir, subindo a pedra de 847 metros acima e passando pela parte mais “sinistra”, a Carrasqueira. O vídeo abaixo mostra um pouquinho de como é essa parte da trilha e ensina a como subir mais fácil.
Para chegar até o começo da trilha é necessário entrar em um condomínio na Barra da Tijuca, na Estrada do Sorimã. Após caminhar um pouquinho, você chega no começo da trilha. Como falamos, a parte mais difícil da subida é a Carrasqueira, porque é um paredão de pedra que dá aquela sensação de vertigem. Tem muita gente que olha pra baixo e trava ali. O segredo é ir com calma e seguir as dicas do pessoal desse vídeo.
Inclusive, o blog Viciada em Viajar fez um post super bacana com as Trilhas no Rio de Janeiro para você conhecer.
10) Trilha da Pedra Bonita – Zona Oeste
O nível de dificuldade desta trilha é menor, mas o espetáculo visual ainda é lindo! Sabe a famosa pedra onde descem as Asas Deltas no Rio de Janeiro? Pois bem, é possível chegar lá através de uma trilha também no Parque Nacional da Tijuca. A montanha tem 693 metros de altura e é ‘vizinha’ da Pedra da Gávea. É um dos lugares onde se pode apreciar o incrível por do sol da cidade.
A trilha dura cerca de 1 hora para subir. O início dela fica no estacionamento na Estrada da Pedra Bonita com a bifurcação da Estrada das Canoas, no setor C do Parque Nacional. A rampa da Asa Delta fica um pouco abaixo do cume da Pedra, a 520 metros de altura, voltada ao bairro de São Conrado. Vale muito a pena como um dos lugares para conhecer no Rio de Janeiro.
Onde Ficar no Rio de Janeiro: Leblon All Suites Design Hostel
Gente, esse Hostel está mais pra mini-hotel do que um hostel propriamente dito. Nós reservamos um quarto para casal e ficamos surpreendidos. Apesar das acomodações terem tamanhos pequenos, elas oferecem um aspecto super clean, é tudo novinho e com design de bom gosto. Ao contrário dos hostels tradicionais, o All Suites não tem quartos compartilhados. São boas suites para casais, a 10 minutos da praia do Leblon (muito bem localizado, ao lado de um Pão de Açucar e uma distância a pé para bons restaurantes, bares e a praia). Além disso, o “mini-hotel” tem serviço de quarto, ar condicionado nos quartos, TV de tela plana, wifi e café da manhã.
Nós pagamos R$300 reais a diária. É um dos melhores custo-benefício da região. Não achamos nada que chegasse aos pés desse hostel! Recomendamos principalmente a casais.
Veja a disponibilidade do Leblon All Suites e preços clicando aqui, no Booking.com
É isso, pessoal! Vocês gostaram? Tem dúvidas? Críticas ou Sugestões? Deixem seus comentários aqui embaixo. 🙂
LEIA MAIS:
Pousadas em Jericoacoara que recomendamos e adoramos
5 respostas
Esse roteiro é super, hiper tradicional…
Você encontra zilhões de turistas nesses lugares!!!
Não há outro lugar no mundo como o Rio de Janeiro! Os Voos Panorâmicos de helicóptero da RIOCOPTER são a solução perfeita para você que está procurando um passeio emocionante, planejando um encontro romântico, ou apenas se sentindo aventureiro. Aproveite as deslumbrantes vistas aéreas de pontos turísticos de fama mundial, ao mesmo tempo em que desfruta de estilo e conforto. Todos os passeios são narrados pessoalmente por pilotos amigáveis e experientes.
Os Passeios Turísticos de Helicóptero da RIOCOPTER oferecem uma visão panorâmica do Rio de Janeiro com conforto e estilo.
A RIOCOPTER pode oferecer-lhe um passeio de tirar o fôlego de uma das cidades mais excitantes do mundo. Ao escolher a https://www.riocopter.com para o seu passeio personalizado de helicóptero no Rio de Janeiro, tenha a certeza de que você verá todas as melhores paisagens de um ponto de vista completamente novo – um que você nunca esquecerá. Eles também oferecem Vôos Charters de Helicóptero que podem ser personalizados para suas necessidades e para destinos como Angra dos Reis e Buzios. Junte-se a RIOCOPTER para um Passeio de Helicóptero no Rio de Janeiro ao contrário de qualquer outro na região.