Selecionamos os melhores passeios para colocar na lista de o que fazer em Bonito em 4 dias.

Se algum dia você deixou de se orgulhar por ser brasileiro (seja pela política, futebol, economia, insegurança, etc) posso te dar um conselho: uma viagem a Bonito vai curar este sentimento.

Bonito, no Mato Grosso do Sul é desses lugares que faz você refletir no potencial do país, nas maravilhas naturais que nos cercam e em como o Brasil – ou até mesmo o mundo – poderia ser melhor se seguisse o exemplo desta pequena cidade do interior sul-matogrossense.

Com menos de 20 mil habitantes, a cidade dá um show em questão de preservação ambiental e mostra o que é a verdadeira essência do ecoturismo. Descubra o que fazer em Bonito em 4 dias e quais são os melhores passeios dessa região no Pantanal!

Qual é a melhor época para visitar Bonito?

Bonito é bom o ano todo. Não há melhor época para visitar a região, mas existem as melhores épocas para cada tipo de passeio.

Se você quiser curtir um dia mais longo até às 20h, temperatura quente e conhecer as fantásticas grutas, a melhor época para ir é entre os meses de dezembro e janeiro. Apesar de ser verão, é neste período que o sol bate dentro das cavernas e ilumina as paredes e águas cristalinas do Abismo Anhumas e da Gruta do Lago Azul.

Se você é mergulhador ou adora um snorkeling, vai precisar ir várias vezes ao ano, rs! Enquanto o mergulho no Abismo Anhumas é melhor no verão, a Lagoa Misteriosa (um dos lugares mais impressionantes de Bonito), fecha de meados de outubro a meados de abril por conta da proliferação de algas, um processo que ocorre todos os anos e deixa a água turva.

Já as flutuações (imperdíveis por lá) ficam abertas o ano todo, como a do Rio da Prata e do Rio Sucuri. Porém, no inverno, é época das sucuris entrarem na água e você terá mais chance de encontrá-las por lá.

Elas gostam de ambientes quentes e a temperatura da água sempre beira os 26º, em todas as estações. Segundo os guias locais, não há perigo nenhum em fazer as flutuações nesta época. As sucuris são cobras preguiçosas, que não caçam dentro d’água (ou seja, você estará são e salvo, rs!).

Agora, vamos às dicas de o que fazer em Bonito em 4 dias?

O que fazer em Bonito em 4 dias

Se você está pensando na possibilidade de conhecer Bonito em um feriado de 4 dias, nós dizemos que dá: mas sem tempo de descanso e é bem corrido. Tem que estar no pique.

Nós acordávamos todos os dias às 5h15 da manhã e voltávamos, às vezes, às 20h pro nosso hotel (que a gente queria taaanto curtir mais!). Mas uma coisa é certa: se você só tiver estes quatro dias, vá! Vale a pena cada segundo.

A agência Ygarapé montou um super roteiro pra gente – extremamente bem planejado.

Nós chegamos em Campo Grande na sexta-feira às 10h. Alugamos nosso carro e chegamos em Bonito por volta das 14h30.

De lá, passamos na Ygarapé, pegamos os vouchers (para entrar em todos os passeios é necessário retirar os vouchers nas agências) e fomos direto para o Porto da Ilha fazer o Duck Radical. 

Confira com detalhes o que fazer em Bonito em 4 dias de viagem:

1º dia em Bonito

Eco Park Porto da Ilha 

O Duck Radical é um caiaque inflável com o qual é possível descer cachoeiras e corredeiras. É como um rafting, mas para duas pessoas. Apesar do nome, é uma atividade bem tranquila, pra todas as idades – mas muito divertida.

Tudo começa com uma remada de 1.800m até a primeira corredeira, onde é possível surfar nela e descer de costas, de frente, ou quantas vezes quiser. Uma delícia! Depois, é só descer o Rio e curtir mais uma corredeira e uma cachoeira. O passeio dura em torno de 1h30 e eu recomendo para o 1º passeio quando chegar na cidade.

Lá no Porto da Ilha, também tem passeios de bote, Stand Up Paddle, boia cross, além de ter uma boa estrutura para passar uma tarde com a família. É um lugar bem gostoso de conhecer.

O Eco Park Porto da Ilha fica a beira do Rio Formoso, a 15 minutos de carro do centro de Bonito.

O que fazer em Bonito, MS - Roteiro de 4 dias
Duck Radical no Rio Formoso | Bonito Mato Grosso do Sul: Roteiro Completo para curtir um feriado por lá

2º dia em Bonito

Rapel e Mergulho no Abismo Anhumas

Se tem um passeio que tenho certeza que vou lembrar pro resto da minha vida é o Abismo Anhumas. Não é a toa, ele é considerado o maior passeio de aventura do Brasil. Uma gruta do tamanho de um campo de futebol, a 72m (o equivalente a um prédio de 30 andares) abaixo do chão que abriga com um lago de água turquesa cristalina com 80 metros de profundidade.

Para chegar lá, só de rapel e – apesar do frio na barriga – vale cada segundo. Ao colocar o pé no deck depois da descida, você contempla uma imensidão de estalactites e estalagmites esculpidas por milhões de anos. É um dos passeios indispensáveis para colocar na lista de o que fazer em Bonito em 4 dias!

Se você acha que só isso já é maravilhoso, ainda não sabe do melhor: a maior parte da beleza da caverna está embaixo d’água. Ao olhar o lago à partir do Deck, já é possível ver as formações de cones rochosos e estalagmites que fazem deste lugar um dos melhores do mundo para o mergulho autônomo ou para flutuações.

O que fazer em Bonito, MS - Roteiro de 4 dias
Abismo Anhumas, uma das mais incríveis experiências do Brasil |O que fazer em Bonito em 4 dias

Treinamento

Para fazer o passeio é obrigatório passar antes por um treinamento de rapel, que você pode ser – ou não – aprovado. Geralmente o treinamento acontece um dia antes do passeio e consiste em subir e descer duas vezes uma corda na altura de 9 metros, pra pegar a técnica e ficar mais tranquilo na hora do rapel de verdade.

Depois disso, é só se preparar – dormir bem – e aproveitar a expedição no dia seguinte.

O Passeio

Antes de mais nada, é muito importante levar algumas coisas para o passeio: Câmera (GoPro), sua lanterna – se tiver, Casacos (mesmo no verão), lanches (porque tanta atividade dá fome) e uma troca de roupa seca. A equipe do Abismo desce a sua mala pelas cordas e você consegue ficar horas por lá com mais conforto.

O passeio dura quase o dia inteiro, em torno de 5 horas. Nós fomos a primeira turma, que desceu às 7h e pisou em terra novamente por volta das 12h.

O Rapel no Abismo Anhumas

Na descida de rapel, respire fundo. Você desce por uma fenda fechada nos primeiros metros e só depois é possível ter a primeira dimensão do tamanho do abismo. A descida dura em torno de 5 minutos só, então aproveite para curtir o visual.

É muito difícil tirar fotos por lá, já que acaba sendo escuro. Por isso, já se prepare para levar o equipamento adequado para não ter contratempos e conseguir registrar belas imagens.

Lá embaixo fica um deck que se estende por cerca de 20 metros no lago e tem até banheiro e trocador! A primeira coisa que fizemos foi um passeio de bote, no qual o guia magno nos contou a história da caverna e todas as curiosidades do local. Não vou contar antes para não dar spoiler, mas tem muita coisa boa pra aprender sobre o Abismo.

O Que Fazer em Bonito em 4 Dias - Os Passeios Imperdíveis
O rapel no Abismo Anhumas, haja coragem! Mas deu tudo certo! Bonito Mato Grosso do Sul: Roteiro Completo para curtir um feriado por lá

O mergulho no Abismo Anhumas

Depois, é só se equipar e ir para a água gelada, (18º) rs! Brincadeiras a parte, a Bonito Scuba forneceu uma super roupa de neoprene de 5mm que protegeu bastante do frio. Para quem não tem certificado de mergulho, começa a flutuação no lago. Os visitantes fazem snorkeling pela superfície do lago para descobrir todas as belezas submersas.

Já quem é certificado (nosso caso), pode se preparar para um dos mergulhos mais fantásticos de sua vida.  Posso afirmar que o Anhumas está fácil no meu Top 3!  No Brasil, depois de Noronha, esse é o meu predileto. Você se sente em marte, ou em um filme do Avatar, com a floresta de cones de calcário e formações rochosas únicas.

Para se ter ideia da dimensão, o maior cone do mundo fica no abismo e é preciso seis mergulhadores juntos para abraçá-lo. Além disso, no meio do mergulho você vê um esqueleto de tamanduá bandeira intacto pelos componentes da água – detalhe: ninguém sabe desde quando ele está lá. É só meia hora, em 18 metros de profundidade, mas que vale todo o esforço para chegar.

Depois de tudo isso, é preciso ter disposição para subir os 72 metros de novo no rapel. A subida dura em torno de meia hora, com várias paradas para recuperar o fôlego no meio do caminho. Na despedida do Abismo, mesmo com o frio na barriga, só dá para agradecer por estar vivendo tudo aquilo. Que experiência!

Olha só o videozinho sobre a experiência que colocamos em nosso Instagram (aproveite para seguir a gente lá 😉 ).

Gruta do Lago Azul

O cartão postal mais famoso da região é a Gruta do Lago Azul e com certeza um must de o que fazer em Bonito em 4 dias. Como o próprio nome já fiz, o azul da água é de uma tonalidade impressionante. Isso porque a luz do sol bate no fundo de calcário, produzindo esse fantástico cenário em meio ao cerrado mato grossense.

Para chegar lá, é preciso descer 300 degraus. Durante o percurso o guia local conta as histórias e curiosidades da Gruta, como a descoberta do fóssil de um tigre dente-de-sabre ou de um preguiça-gigante do período Pleistoceno por mergulhadores.

Não se sabe ao certo a profundidade da gruta, nunca conseguiram encontrar seu fim. Segundo o guia, acredita-se que a gruta esteja ligada com os lençóis freáticos.

Uma dica: vale fazer o Abismo Anhumas e a Gruta do Lago Azul no mesmo dia. Eles ficam a menos de 5 minutos um do outro. Além disso, as duas atrações ficam a cerca de meia hora da cidade de Bonito.

Gruta do Lago Azul | Bonito Mato Grosso do Sul: Roteiro Completo para curtir um feriado por lá

Para esse passeio, é uma boa ideia reservar antes, pois na hora ele pode estar com muita demanda e você pode não conseguir fazê-lo.

3º dia em Bonito

Flutuação no Rio Sucuri

A transparência da água do Rio Sucuri é impressionante. Segundo o guia, ela é considerada uma das águas mais cristalinas do mundo – perdendo apenas para algumas praias do Caribe. Sinceramente acaba é dando um show em várias praias pelo mundo. O fundo é branco devido ao calcário e os raios solares deixam tudo ainda mais  vibrante.

As flutuações em Bonito são como um passeio de snorkeling. A diferença é que o uso de nadadeiras é proibido. Não pode bater o pé no Rio para deixar a visibilidade a mais perfeita possível.

A boa dica é fazer o Rio Sucuri antes do Rio da Prata, isso porque o primeiro tem como ponto forte a transparência da água e também por ser um “jardim” submerso, cheio de plantas dentro d’água e com um cenário espetacular fora d’água. O Rio da Prata tem mais peixes. Porém, os dois são indispensáveis em uma visita a Bonito Mato Grosso do Sul.

A flutuação dura em torno de 1 hora e percorre 2,5km no rio. Não é necessário fazer esforço, apenas contemplar o local. Não deixe de olhar para cima algumas vezes e se deparar com as araras que sobrevoam o rio. É maravilhoso!

O Que Fazer em Bonito em 4 Dias - Os Passeios Imperdíveis
Flutuação nas águas cristalinas do Rio Sucuri | Bonito Mato Grosso do Sul: Roteiro Completo para curtir um feriado por lá

>Reserve seu passeio pelo Rio Sucuri antes de chagar em Bonito aqui

Trilha para 7 cachoeiras na Estância Mimosa

O passeio no Rio Sucuri acabou por volta das 11h e nós fomos direto para a Estância Mimosa, onde nos afirmaram que havia um dos melhores almoços de Bonito Mato Grosso do Sul! Fogão a lenha, comida caseira, arroz, feijão, a barriga começou a roncar.

A Estância tem uma fazenda como sede, que beira um lago lindo cheio de jacarés! Vale a pena almoçar na casa da fazenda.  Depois, dê uma descansadinha nas redes penduradas nas árvores por lá.

Se ouvir alguém gritando, vá esperar um dos funcionários da fazenda chamar os jacarés para o almoço. Eles ficam do outro lado da cerca, claro, mas fazem um show dentro do habitat deles para os visitantes.

Se não for pelo almoço, vale a pena ir até a Estância Mimosa para fazer a trilha com 7 cachoeiras. Elas são incríveis! Outra opção é fazer um passeio a cavalo. Nós decidimos pela trilha.

A trilha

São 2.800 metros de percurso com um pequeno grupo (de até 12 pessoas) e um guia especializado. No passeio pela mata, o guia mostra pássaros, árvores e até macaquinhos que cruzam o caminho.

Nós caminhamos até a última cachoeira. Depois,  fomos voltando uma a uma, nadando e curtindo as quedas d’águas. Em uma delas, é preciso pegar um barco a remo, navegar pelo Rio, até chegar nela.

Em outra, dá para saltar de uma plataforma suspensa a 6m.  É um passeio e tanto para famílias, casais e amigos, vale muito a pena adicionar na sua lista de o que fazer em Bonito em 4 dias!

O Que Fazer em Bonito em 4 Dias - Os Passeios Imperdíveis
Uma das sete quedas neste circuito incrível de cachoeiras | Bonito Mato Grosso do Sul: Roteiro Completo para curtir um feriado por lá

4º dia em Bonito

Flutuação no Rio da Prata

Para fechar com chave de ouro, saímos cedinho do Zagaia no último dia para fazer a flutuação no Rio da Prata.

Uma boa dica é deixar o Rio da Prata por último em sua viagem se você for viajar à noite. Isso porque ele já fica no caminho de volta para o Aeroporto de Campo Grande. Nós fizemos o check-out às 5h15 da manhã e saímos com mala e cuia em direção ao Recanto Ecológico.

Como é a flutuação…

A flutuação do Rio da Prata, apesar do nome, é feita no Rio Olho D’água. Ele desemboca no Rio da Prata (por isso o nome).

O passeio começa com uma pequena trilha de 2 km até chegar à nascente do Rio. Como fomos o primeiro grupo do dia, nos deparamos com porcos selvagens e até macaquinhos durante a trilha.

Durante o percurso, cardumes de piraputangas, dourados, curimbatá. Se você tiver sorte, antas, sucuris e até jacarés podem ser vistos ali. É a natureza em seu estado puro. Você simplesmente flutua e contempla tanta beleza. É um dos principais passeios para se colocar na lista de o que fazer em Bonito em 4 dias! Vale cada segundo.

Flutuação no Rio da Prata, Bonito | Bonito Mato Grosso do Sul: Roteiro Completo para curtir um feriado por lá

Outros passeios que ficamos com vontade de fazer em Bonito Mato Grosso do Sul:

Pela lista de o que fazer em Bonito em 4 dias , já deu para ver que dá para aproveitar bastante. Porém, estes passeios continuam em nossa listinha:

Quem leva para todos estes lugares é a Agência Ygarapé.

História de Bonito

Acredite se quiser, toda esta eficácia é recente. Na década de 1990, os primeiros “exploradores” chegaram a Bonito e começaram a apostar no potencial da região. Cachoeiras, rios de águas cristalinas, grutas fantásticas com vestígios do período Pleistoceno.

Além de mergulhos que estão entre os melhores do Brasil, fauna e flora que é uma mistura do cerrado, com um pouco da Mata Atlântica. Aquele lugar não era pouca coisa.

Não demorou muito para que os fazendeiros locais percebessem também a importância do lugar. Estruturas de passeios foram montadas, agências de turismo criadas. A cidade se desenvolveu através do turismo, mas sem perder a essência de ter o máximo de cuidado para deixar as belezas naturais do jeitinho que eram antes de serem descobertas.

Nós anotamos todos os detalhes para você planejar sua viagem para lá e descobrir o que fazer em Bonito em 4 dias. Ah, e claro, você não vai precisar passar sufoco e perder horas na internet para entender como as coisas funcionam por lá. A gente te explica. Vamos lá:

O Que Fazer em Bonito em 4 Dias - Os Passeios Imperdíveis
As águas cristalinas – quase que um aquário – dos rios em Bonito | Bonito Mato Grosso do Sul: Roteiro Completo para curtir um feriado por lá

Onde fica Bonito e como chegar?

Bonito, no Mato Grosso do Sul, fica a 3h30 de carro de Campo Grande.

A maneira mais comum de chegar em Bonito é indo de avião até Campo Grande e alugar um carro ou pegar um transfer que leve até a cidade. Diversos hotéis oferecem transfers gratuitos aos seus hóspedes ou as agências como a Ygarapé oferecem este serviço também.

Nós alugamos o carrinho mais econômico com a Alamo pela Rental Cars (Que garante ótimos preços) e conseguimos uma tarifa de R$ 350 para 4 dias de carro (já com seguro incluso – porque o preço aumenta lá se você incluir o seguro!). Nós achamos uma ótima ideia alugar um carro, pois os passeios ficam distantes da cidade e você vai precisar de um carro por lá!

Quanto tempo ficar em Bonito?

Viajamos no começo de fevereiro de 2017 para a cidade e passamos 4 dias por lá. Se você tiver pique, também vai conseguir conhecer o principal de Bonito em pouco tempo, mas recomendo MUITO passar no mínimo 7 dias na região.

Planeje sua viagem para Bonito

Se você está lendo este post, deve estar nesta etapa da viagem agora, rs! A primeira coisa que é preciso entender é que todos os programas em Bonito são feitos através de agências de viagem.

Isso para garantir o controle do número máximo de pessoas por passeio e para te ajudar a organizar melhor o roteiro em termos de horas, distâncias, e etc.

Quem foi nossa super parceira nessa foi a Agência Ygarapé, uma das agências tradicionais e pioneiras da cidade.

Uma boa dica é entrar em contato com eles, dizer quanto tempo vai ficar e já reservar os passeios e hospedagem o quanto antes (porque eles podem lotar, principalmente em temporada!): É só mandar e-mail para [email protected]

Onde ficar em Bonito:

Zagaia Eco Resort

Se você está em busca de um lugar barato para ficar em Bonito, antes de mais nada é preciso saber o seguinte: a maioria dos passeios em Bonito termina cedo, por volta das 16h. Então é muito importante pensar em uma hospedagem legal para que você possa curtir o resto do dia e aproveitar as férias.

Por isso, recomendamos muito o Zagaia Eco Resort, ele é o único resort em Bonito com uma super área de lazer para você curtir seus dias por lá. São 600 mil metros quadrados de área cheia de bosques, jardins, quadras, lago de pesca, piscinas, hidromassagens. Nós voltávamos dos passeios e curtíamos o resto do dia nas hidromassagens e piscinas aquecidas até a noite. E detalhe: fica só a 5 minutos do centro de Bonito!

Pra melhorar, os jantares  são inclusos na diária. Isso faz toda a diferença pra ajudar a recompor as energias pra acordar cedo no dia seguinte. Falando em madrugar, um ponto forte é que o café-da-manhã (também incluso) começa a ser servido às 6h, ou seja, por mais cedo que seu passeio seja, ainda dá tempo de comer bem antes de sair.

Tem tanta coisa pra fazer dentro do hotel que vale reservar uns dias de sua viagem só para curtir as atividades do Zagaia.

> Confira os preços e a disponibilidade do Zagaia Eco Resort no Booking.com

O que fazer em Bonito, MS - Roteiro de 4 dias - O Que Fazer em Bonito em 4 Dias - Os Passeios Imperdíveis
Zagaia Eco Resort, nossa indicação de hospedagem em Bonito | Bonito Mato Grosso do Sul: Roteiro Completo para curtir um feriado por lá

Garanta as ofertas do dia para Bonito no Booking.com

Booking.com

Gostou da lista de o que fazer em Bonito em 4 dias? Comente aqui, deixe sua dúvida ou sugestão! 🙂

Perguntas frequentes sobre Bonito

Qual a melhor época para ir para Bonito?

Bonito é bom o ano todo. Não há melhor época para visitar a região, mas existem as melhores épocas para cada tipo de passeio. Continue lendo.

Quais são os melhores passeios em Bonito?

Existem diversas opções de passeios de tirar o fôlego em Bonito, como flutuação no Rio Sucuri, Gruta do Lago Azul, Abismo Anhumas. Continue lendo.

Quanto tempo ficar em Bonito?

Se quiser aproveitar bem a região, recomendamos que fique 7 dias, mas se o tempo for curto, 4 dias são o suficiente para conhecer as principais atrações. Continue lendo.

Virginia Falanghe

Jornalista de viagens e especialista em marketing digital de turismo, Virginia transformou sua paixão por viagens e aventuras em profissão. Já conheceu os cinco continentes com algumas paradas longas na Austrália, EUA, Portugal, Canadá, além de três meses a bordo de um catamarã pelas ilhas do Caribe. Além de escrever sobre destinos de natureza aqui no Viva o Mundo, é colunista de viagens na JovemPan, editora-chefe do site Dicas de Viagem e head da agência digital Pura. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 respostas

  1. Oi Virgínia, tudo bem?
    Muito bom o artigo!
    Era eu quem viajava com teu pai para Bonito quando você era pouco mais que um bebê….
    Bjs!

    1. Oi, Viviane,

      Tudo bem?

      Olha só, tudo depende dos passeios que você escolher fazer. Acredito que com todos os passeios (tirando o Abismo Anunhas que é o mais caro), hospedagem, aéreo, 4 dias por lá saem por volta de R$ 1.500 – R$ 2000. É um chute, ok? Porque tudo depende da época do ano que você vai, os preços de passagens, etc.

      Espero ter ajudado!
      Abs,