O Abismo Anhumas é o maior passeio de aventura do Brasil. Confira tudo o que você precisa saber para conhecer essa caverna espetacular em Bonito, no Mato Grosso do Sul.
Localizado a 23km do centro da cidade, o Abismo Anhumas é uma imensa catedral natural esculpida pelo gotejar milenar das águas que permeiam o terreno calcário da região de Bonito.
A descarga de adrenalina causada pela descida de 72 metros em rappel até o lago subterrâneo é plenamente recompensada pelo visual criado por espeleotemas impressionantes que aguçam a imaginação.
Alguns lembram imagens de santos, outras de animais, mas como as nuvens, remetem a qualquer coisa que nossa mente queira criar. Cortinas gigantescas descem do teto acompanhadas por estalactites extraordinárias.
Tudo fica ainda mais mágico quando o sol passa por cima da grande clarabóia que se abre no teto, iluminando todo o ambiente e formando feixes de luz que fazem o lago ascender como uma grande piscina de águas translúcidas.
Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre o Abismo Anhumas, desde se vale a pena até como ele é feito.
Ainda aqui no Viva o Mundo, você confere mais informações sobre o que fazer em Bonito.
Onde fica?
A 23km do centro de Bonito, o Abismo Anhumas tem acesso através da rodovia MS-382.
O Abismo Anhumas
Por lá, o número de visitantes por dia é limitado a 16 pessoas.
Entretanto, é necessário passar por um treinamento obrigatório no dia anterior à descida, na central de reservas do passeio. Lá são ensinadas as técnicas de descida, subida e os procedimentos de segurança.
A descida
A aventura começa por um buraco insignificante no chão.
Depois de descer cerca de dez metros esbarrando nas paredes de uma fenda estreita, os pés perdem o apoio e um imenso salão se abre por todos os lados, principalmente para baixo. Só então se percebe a altura em que se está dependurado.
Dali pra frente, há apenas uma alternativa: deslizar pela corda curtindo o visual até uma plataforma no meio do lago, onde monitores fazem a segurança do rapel e dão apoio aos visitantes que chegam bestificados pela descida.
O passeio pelo Abismo Anhumas
Uma vez lá embaixo, embarca-se em um bote inflável conduzido por um guia para dar um passeio pelo lago.
Durante o percurso, é dada uma verdadeira aula sobre a formação das cavernas e sobre a importância de sua preservação. Educação ambiental em sua essência, da qual somos privados nas cavernas fechadas e em muitas outras unidades de conservação do país.
Depois da volta reconhecimento, é feita uma flutuação com máscara e snorkel, guiada por um outro monitor.
É só colocar a cara na água para se deparar com dezenas de cones de calcário que chegam a atingir 20 metros de altura e formam um belíssimo labirinto subaquático.
A visibilidade da água é inacreditável, chegando a mais de 40 metros com temperatura média de 18ºC. Fria, mas nada que uma roupa de mergulho de 5mm não resolva.
Mergulho
Para fazer mergulho autônomo é necessário ter certificação mínima Open Water.
A profundidade máxima permitida para mergulhos turísticos é 18 metros e o número máximo de mergulhadores por dia é quatro, sempre com acompanhamento de um dive master.
Isto quer dizer, que mesmo que haja vaga para o rapel, pode não haver para o mergulho autônomo, por isso é muito importante fazer uma reserva com antecedência, até porque o equipamento já está incluso.
Vale lembrar que se você opta pelo mergulho, não haverá a possibilidade de fazer a flutuação.
Como se preparar para conhecer o Abismo Anhumas
Para descer o Abismo deve-se estar preparado. Sente-se frio, principalmente quando se sai da água, e sua-se bastante durante a subida. Por isso não esqueça de levar uma toalha e um agasalho.
O ideal é usar uma calça maleável, camiseta feita de tecido que permite a transpiração e calçar botas ou tênis com meias longas. Para isso, recomendamos a nossa parceira Columbia Sportswear. Acesse o link e tenha 10% de desconto em todo o site.
Manter-se alimentado e hidratado é fundamental. Por isto recomenda-se tomar um belo café da manhã antes do passeio, levar bastante água ou isotônicos e um lanche leve, mas calórico.
A descida, apesar da adrenalina inicial e as atividades no lago subterrâneo, até que são tranquilas e não exigem muito esforço. Mas prepare-se para a subida. Ela requer bastante energia e um bom preparo físico. Afinal são 72 metros, agora para cima, o equivalente a escalar um prédio de 30 andares.
O sistema de elevação utiliza o mesmo cabo de descida para a subida e exige bastante das pernas. Dependendo do pique, leva-se de 30 minutos a 1 hora para voltar à superfície, mas a beleza do Anhumas vale cada pedalada para cima.
Onde contratar o passeio
Recomendamos a Ygarapé Tour. As reservas podem ser feitas através do telefone (67) 3255-1733 ou pelo site.
Reserve sua hospedagem em Bonito aqui
Booking.comPerguntas frequentes sobre o Abismo Anhumas
A profundidade máxima permitida para mergulhos turísticos é 18 metros, mas há também outros tipos de restrições, como quantidade de mergulhadores por dia. Confira tudo em nosso post.
Primeiramente, é preciso fazer um treinamento na sede da empresa que faz o passeio. Confira mais dicas em nosso post.
O Abismo fica em Bonito, a cerca de 23km do centro da cidade. Saiba tudo o que você precisa saber sobre a caverna paradisíaca em nosso post.
Leia mais
- O Que Fazer em Bonito em 4 Dias
- Turismo Ecológico – Os 11 Melhores Lugares no Brasil e no Mundo
- Os 20 Lugares Mais Bonitos do Brasil, de acordo com a CNN.