Nômades Digitais:

Como criar um blog de sucesso, encontrar a melhor hospedagem de site e configurar um tema lindo ?

 

Depois de cinco anos trabalhando neste universo de blogs e criação digital, estamos muito felizes em começar a compartilhar um pouco de nosso conhecimento! Se tornar um nômade digital não é tarefa fácil. É preciso muita disciplina, dedicação, e claro, trabalho duro! Trabalhei por uma década em redações de revistas, sites e televisão como jornalista. Em paralelo, chegava em casa e trabalhava para aprender a como criar um blog de sucesso para um dia conseguir viver dele. E não é que esse dia chegou?

Fui para a Austrália, me especializei em marketing digital, e desde então posso trabalhar de qualquer lugar do mundo. Espero que minha experiência te ajude a aprender a como criar um blog de sucesso, encontrar a melhor hospedagem de site e a alcançar a sua vida profissional almejada.

Para criar um blog de sucesso, você precisa de um site. Muita gente se baseia em fazer um blog por meio das redes sociais. Porém, como elas estão em constante mudança, eu sempre aconselho a ter o seu site como marca registrada. Assim, se um dia o Facebook acabar (como o Orkut) ou o algoritmo do Instagram mudar, o seu blog sempre vai continuar na internet por meio de um site e pelas pesquisas no Google.

Criei um passo a passo de como criar um blog de maneira fácil, dinâmica e que te ensina dos conceitos básicos do que é um domínio, hospedagem à como encontrar um tema lindo e configurar o seu site no WordPress. Vamos aos primeiros passos?

 

Primeiros Passos: O que é um domínio e o que é o Serviço de Hospedagem?

Em primeiro lugar, para criar um blog de sucesso primeiro você precisa de um nome. Ele é a identidade de seu site, como nós somos o Viva o Mundo.

 

1) O Registro de Domínio

Então vamos dizer que você decidiu que o seu site vai chamar Melhor Site do Mundo. Agora, é hora de ver se este nome está disponível no registro de domínio. É ele o “RG” de seu site online, no qual você vai garantir que aquele https://www.melhorsitedomundo.com.br seja seu. Você pode fazer o registro de domínio .com ou .com.br. Eu aconselho a fazer nos dois e te conto os motivos abaixo.

Domínio .com.br

Para verificar se o nome que você quer usar está disponível para registro como .com.br você precisa verificar no RegistroBR clicando aqui. Gente e não é que o melhorsitedomundo está disponível, rs!

Como criar um Blog no WordPress: Da configuração inicial às postagens
Screen Shot 2018-11-08 at 09.59.23 Melhor Site do Mundo está disponível para registro, rs!

 

Domínio .com

Já se você quer um domínio internacional (porque um dia quer expandir para fora), aconselho também a comprar o domínio .com . Além disso, se você garantir o seu domínio .com ninguém pode pegar o mesmo nome que o seu e criar um site parecido ou sobre o mesmo assunto. Para verificar se o domínio .com está disponível, eu aconselho a fazer pelo SiteGround (e conto mais sobre ele abaixo). Clique em Webhosting – Start Up Plan (Get Started) e confira se o domínio .com está disponível.

Como criar um Blog no WordPress: Da configuração inicial às postagens
Screen Shot 2018-11-08 at 09.59.01 Já no .com alguém já teve essa ideia. Vamos pensar em um nome disponível nos dois registros?

 

O domínio brasileiro custa cerca de R$ 40 por ano. Já o internacional, custa U$ 15 por ano também. É um pequeno investimento anual que pode fazer toda a diferença. Existem domínios grátis também, por exemplo no WIX, mas eu não recomendo.

Encontrou o nome que você quer? Agora é hora de entender o que é uma hospedagem de site.

 

2) O que é hospedagem de sites e como encontrar a melhor delas

Eu sempre defino a hospedagem de sites como o “coração” deles. É lá que todos seus bancos de dados ficarão armazenados, onde você pode controlar a “central” de seu site e o que realmente vai fazer o seu blog entrar no ar. O domínio é apenas o registro, enquanto a hospedagem é o que vai colocar o seu site no ar e o item MAIS importante e fundamental para ele.

Muitas pessoas decidem fazer sites grátis em plataformas com o Wix, que dispõe de um domínio e hospedagem grátis. Ou até mesmo em sites que falam que possuem hospedagem de graça e domínio também. Porém, se você quer criar um blog de sucesso essa definitivamente não é uma opção. Os sites ficam amadores, além de você não conseguir colocar palavras chaves e criar seu site de uma maneira profissional, colocando posts regulares e etc. Em hospedagens grátis, você sempre fica amarrado e engessado, precisando pagar mais depois por elas. É cilada!

A plataforma mais utilizada no mundo para criar um blog é o WordPress. Para instalar o WordPress, você precisa de um plano de hospedagem pago (mas que também é bem baratinho) onde você pode armazenar o seu site WordPress. Existem diversos planos de hospedagem de sites e você vai encontrar dezenas de opções. Porém, fica um alerta de amiga: A hospedagem é o MAIS importante, então não escolha qualquer uma, ok?

 

Hospedagem que recomendo: SiteGround

Pessoalmente, já tive diversos problemas com planos de hospedagem, deixando com profissionais da área em hospedagens deles. Uma vez, quase perdi todo o meu site por isso. Porque se der um pau em sua hospedagem, por exemplo, de não ser uma empresa idônea que simplesmente desaparece, você perde todo o seu site. Daí, eu achei a MELHOR hospedagem de todas, o SiteGround. Eu já uso há mais de três anos e amo de paixão.

Eles tem um chat 24/7 online para qualquer problema, sempre te ajudam com todas as questões, dão o certificado SSL grátis (que é aquele cadeado verde que significa “Site Seguro” ali na barra do domínio e é super importante pro seu Google ranking), além de diversos outros serviços.  Tudo isso por planos que começam em U$ 3.95 por mês.

Se você está começando, recomendo contratar o StartUp Plan e quando o seu site for ganhado mais audiência, você pode fazer planos que comportam mais audiência e etc. Eles são recomendados oficialmente pelo WordPress como uma das melhores hospedagens do mundo para sites.

Como criar um Blog no WordPress: Da configuração inicial às postagens
Screen Shot 2018-11-08 at 11.57.21 SiteGround, a hospedagem que indico para quem quer criar um blog em WordPress

 

3) A Instalação do WordPress

Depois de comprar o seu domínio com a SiteGround e fechar o seu plano de hospedagem, é hora de instalar o seu WordPress. Se você comprou o seu domínio no RegistrosBr, você vai precisar apontar o domínio do Registros BR para o SiteGround. (Veja esse manual)

Vou fazer um passo a passo de como instalar o WordPress dentro do SiteGround, que é a hospedagem que recomendo para quem está buscando como criar um blog.

A) Você vai precisar fazer o seguinte para instalar o WordPress em sua hospedagem:
  1. Login na sua conta do SiteGround
  2. Clicar na aba “My Accounts”
  3. Clicar no botão vermelho “Go to CPanel” / Proceed / Colocar o Login de novo se ele pedir
  4. Dentro do CPanel, procure um botão chamado “Softaculous”.
  5. Clique em WordPress
  6. Install Now
  7. Preencha as informações que vão aparecer. Eu recomendo sempre instalar o Https:// (e depois criar o seu selo de segurança SSL). Coloque as informações de seu site, seu login no WordPress e clique em Instalar.

Ele vai te dar o acesso ao seu site no fim da instalação. Guarde esse endereço porque vamos usar já já!

Como criar um blog: Da hospedagem à configuração do tema
Screen Shot 2018-11-08 at 12.04.49 Preencha os dados de seu WordPress no Softaculous

 

B) Depois de instalar o WordPress, configure o selo SSL de segurança

O selo SSL de segurança é fundamental para que o seu site tenha uma conexão segura com os usuários. O Google também dá mais relevância à sites que tenham este selo. Para instalar, é só seguir o passo a passo

  1. Volte para o CPanel
  2. Clique em “Let’s Encript”
  3. Vá em Install new Let’s Encrypt Certificate
  4. Escolha o seu domínio e coloque Let’s Encrypt SSL.
  5. Pronto!

 

4) Configurando o seu WordPress

Já fez tudo isso? Agora é hora de entrar pela primeira vez em seu site! Que emoção!

Lembra quando você instalou o seu WordPress e ele te deu um link de acesso? Provavelmente é algo https://www.melhorsitedomundo.com.br/wp-admin . No lugar do melhorsitedomundo você coloca o seu domínio, ok? rs!

Você vai ver uma tela assim:

Como criar um Blog no WordPress: Da configuração inicial às postagens
Screen Shot 2018-11-08 at 12.28.04 A tela de login do seu blog

 

Após fazer o login, você vai estar pela primeira vez em seu Dashboard, ou Painel de Controle.

É nele que a mágica acontece! Onde você pode instalar o tema, criar posts e fazer todas as configurações necessárias. Lá no canto esquerdo da tela, você vai ver o nome do seu blog ou “My Blog”. Se você clicar nele, vai ver como o seu site está aparecendo para quem entra nele.

 

5) Escolhendo o Layout (Tema) para o seu blog

Agora é a hora de escolher a aparência do seu website. Nessa hora você tem duas opções: Instalar um tema grátis do WordPress ou Instalar um Layout profissional. 

  1. Para instalar um tema grátis no WordPress, você precisa ir em Aparência > Temas > e escolhar o layout que você mais gosta. Porém, é preciso dizer: estes layouts são muito básicos e você precisaria instalar diversos plugins para que eles aparentem de uma maneira bacana.
  2. O segundo modo é comprar um layout profissional para o seu site. Aqui, você pode contratar um programador para fazer a configuração do tema caso você esteja com o tempo curto. Porém, se você tiver um pouco de paciência e desenvoltura com a internet, você consegue fazer sozinho. Vou te ensinar um pouco mais sobre isso aqui embaixo:
Comprando um Layout Profissional para o seu Blog

Existem diversos layouts prontos que não exigem que você saiba códigos e etc para instalar no WordPress. Eles são feitos por desenvolvedores da web e geralmente são os mais usados neste âmbito. Você pode pesquisar por layouts no site ThemeForest. É o meu site preferido para encontrar layouts. Vá no menu WordPress e escolha Blog/ Magazine.

Como criar um Blog no WordPress: Da configuração inicial às postagens

O Theme Forest tem diversos layouts de site que você pode ver o preview e navegar para ver como o seu site ficaria. Eu recomendo muito comprar um template que seja campeão de vendas e com 5 estrelas de avaliação. Assim, você garante que o seu tema esteja sempre atualizado e tenha o melhor suporte caso necessário.

Alguns temas que recomendo para Blogs: NewsPaper, Sahifa, Simple Mag e Soldedad (é o que usamos no Viva o Mundo). Para ver como eles aparentam, clique em Live Preview e navegue para ver todas as opções de Demos (layouts já prontos) e elementos do site.

Achou o tema que você gosta? Agora é hora de instalar ele em seu WordPress.

 

6) Instalando o Layout (tema) de seu site

Para instalar o layout que você comprou no ThemeForest dentro de seu site WordPress, é só seguir o passo-a-passo.

  1. Em sua conta do ThemeForest, vá em Downloads e encontre a sua compra.
  2. Clique em Download e baixe o arquivo Installable File Only
  3.  Ele vai baixar um arquivo zip.
  4. Vá agora para o seu painel do WordPress
  5. Clique em Aparência > Temas
  6. Adicionar Novo
  7. Ele vai começar a instalação e quando for concluida, vai aparecer uma mensagem para você instalar os Plugins do Tema. Clique nisso.
  8. Instale e ative todos os plugins do Tema.
  9. Pronto, ele vai estar ativo! Entre no seu site para ver a aparência :).
Como criar um Blog no WordPress: Da configuração inicial às postagens
Screen Shot 2018-11-08 at 12.44.46 Baixe o seu arquivo no ThemeForest
Como criar um Blog no WordPress: Da configuração inicial às postagens
Screen Shot 2018-11-08 at 12.45.52 Instale o seu tema no WordPress

7) Configurando o Layout de seu site

Esta é a hora que você vai precisar ter paciência ou contratar alguém para te ajudar, rs.

Configurar o seu layout pode ser um pouco chatinho e ele varia de acordo com o tema que você comprou. Porém, todos eles tem documentações (em inglês) que explicam o passo-a-passo de como configurar o seu tema dentro do WordPress. A maioria não exige nenhum conhecimento de códigos, é mais entender a lógica de como funciona o WordPress.

O que eu recomendo é instalar um dos “Demos” de seu layout. Assim, ele já importa todo o layout com fotos, posts, páginas e você só precisa ir substituindo. É a maneira mais fácil, mas demora um pouquinho para pegar o jeito.

No caso do Soledad, por exemplo,  é só ir em Aparência > Customizar e ir de item em item configurando as cores e configurações. Se você não se sente seguro em sair fuxicando tudo isso, vale a pena pedir para um programador te ajudar.

Como criar um Blog no WordPress: Da configuração inicial às postagens
Screen Shot 2018-11-08 at 12.51.40 Customizando a aparência do website com o tema pronto

 

8) Comece a postar!

A instalação está feita, agora é hora de entender como funciona o WordPress, como criar categorias para os posts, criar páginas e etc. Para entender mais como funciona o WordPress, eu recomendo muito o site WPBegginers (inglês) ou a escola Ninja WP (português). Você também pode ver o curso da Udemy de WordPress para iniciantes.

Depois de aprender bastante, vá em seu Dashboard > Posts > e comece a escrever!

Espero que essas dicas tenham te ajudado! Deixe seu comentário :).

 

 

Virginia Falanghe

Jornalista de viagens e especialista em marketing digital de turismo, Virginia transformou sua paixão por viagens e aventuras em profissão. Já conheceu os cinco continentes com algumas paradas longas na Austrália, EUA, Portugal, Canadá, além de três meses a bordo de um catamarã pelas ilhas do Caribe. Além de escrever sobre destinos de natureza aqui no Viva o Mundo, é colunista de viagens na JovemPan, editora-chefe do site Dicas de Viagem e head da agência digital Pura. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 respostas