Um roteiro de viagem pelo Nepal, passa por paisagens montanhosas colossais, cultura milenar e hospitalidade ímpar, que te convida a uma aventura inesquecível. 

Prepare-se para se encantar com a grandiosidade do Monte Everest, mergulhar na rica cultura budista e hindu, e se conectar com a natureza exuberante em seus vales e parques nacionais.

Por isso, organizamos um roteiro de viagem de até 6 dias pelo país, passando por Katmandu, Pokhara e Lumbini. Além disso, damos orientações, caso seu interesse no país seja fazer um trekking, nem que seja até o acampamento base do Everest.

Aqui, além de um roteiro, você vai encontrar dicas e insights da Virginia Falanghe, editora do Viva o Mundo, que fez a trilha até o acampamento do Everest e passou uns dias de aclimatação em Katmandu.

Assim, você não precisa ficar horas perdendo tempo na internet para montar e organizar um roteiro pelas cidades. É só usar as informações abaixo e montar o seu de acordo com o seu perfil.

Se você preferir, pode conferir um roteiro de 1 a 4 dias em Katmandu, a capital do país. Ou um roteiro de o que fazer de 1 a 3 dias em Pokhara, a segunda maior cidade do Nepal.

Esperamos ajudar você a viver o melhor do Nepal!

Como criar roteiro para o Nepal

A primeira coisa que você deve determinar ao planejar o seu roteiro para o Nepal, é o que você deseja ver e que tipo de viagem deseja fazer: trekking, turismo cultural, visita a templos, aventura, relaxamento? A partir daí, conferir e confirmar o seu orçamento da viagem, incluindo, além dos passeios, os voos, hospedagem, alimentação e transporte.

Além disso, outro item que você deve considerar ao planejar um roteiro de viagem para o Nepal, é o período da viagem. De março a maio as temperaturas são amenas e há menos chances de chuva. De outubro a novembro, o céu está limpo e as temperaturas são agradáveis. Entre junho e setembro é a época das monções, com chuvas fortes e frequentes. E de dezembro a fevereiro, as temperaturas podem ser muito baixas nas montanhas.

O povo nepalense é conhecido por sua hospitalidade, gentileza e generosidade. Eles são muito acolhedores com os visitantes e sempre dispostos a ajudar.

Conhecendo algumas dicas, continue para conhecer uma opção de roteiro pelo Nepal.

Roteiro de 1 dia no Nepal – Katmandu

O primeiro dia é a sua chegada a Katmandu, a capital do Nepal. Depois de inúmeras horas de viagem, vá para o hotel e use o tempo livre para se aclimatar.

Apesar de estar em uma altitude relativamente baixa, de apenas 1400 metros (para fins de comparação, Campos do Jordão, em São Paulo, está a 1600 metros), em comparação com as altitudes onde a maioria das aventuras de trekking no país acontecem, a cidade serve como um trampolim para uma transição mais suave e segura para as regiões montanhosas de tirar o fôlego do Nepal

Roteiro Nepal | Viva o Mundo
A Durbar Square de Katmandu

Depois de descansar, faça um passeio à tarde pela Durbar Square, Patrimônio Mundial da UNESCO, com seus templos e palácios históricos. Traduzindo literalmente como “Praça do Palácio”, é o nome genérico dado às praças que ficam em frente aos antigos palácios reais do Nepal.  São como complexos culturais e históricos cheios de templos, pátios, fontes e outros monumentos.

Em Katmandu está a mais conhecida e conta com mais de 50 templos, inclusive o Palácio Hanuman Dhoka, antigo palácio real. É considerada um “museu de templos” pela sua variedade de arquitetura e importância histórica.

Roteiro Nepal | Viva o Mundo
Hanuman Dhoka, em Katmandu

Roteiro de 2 dias no Nepal – Katmandu

No segundo dia em Katmandu, já mais acostumado com o clima, visite o Templo Swayambhunath, também conhecido como Templo dos Macacos, um importante local budista. Ele está situado em uma colina a oeste de Kathmandu, e a partir do topo você tem uma vista incrível da cidade.

O Templo Swayambhunath é um local sagrado para budistas e hindus.  Acredita-se que a colina onde o templo está situado seja um lugar de poder espiritual, e que o próprio Buda tenha visitado o local. 

O Templo Swayambhunath é um lugar popular para peregrinações e turismo.  É um local tranquilo e relaxante, e a vista da cidade é realmente incrível.

Roteiro Nepal | Viva o Mundo
Templo Swayambhunath

Após, visite o Templo Pashupatinath, um dos locais sagrados mais importantes do Hinduísmo.  É dedicado a Pashupati, uma forma do deus Shiva, o “destruidor e regenerador” dentro da trindade hindu.

É o templo hindu mais importante do Nepal e atrai milhares de peregrinos todos os anos, especialmente do sul da Ásia. O templo principal é apenas uma parte de um vasto complexo que inclui vários santuários, templos menores e ashrams (retiros espirituais). A entrada no templo principal é restrita a hindus, mas a maior parte do complexo está aberta a visitantes.

Roteiro Nepal | Viva o Mundo

À noite, faça um passeio pela Thamel, a área turística de Kathmandu. É um bairro vibrante e movimentado, cheio de lojas, restaurantes, bares, casas de câmbio, agências de turismo e hotéis para todos os orçamentos.

Aproveite para jantar pela região. Por lá tem uma grande variedade de restaurantes que servem comida nepalesa e internacional, desde lanchonetes e cafés até restaurantes requintados.

Roteiro Nepal | Viva o Mundo

Roteiro de 3 dias no Nepal – Pokhara

No terceiro dia, voe de Katmandu para Pokhara, a segunda maior cidade do Nepal, localizada às margens do Lago Phewa. O voo é super rápido, cerca de meia hora, e é feito em aviões bem pequenos.

Na cidade, faça um passeio de barco pelo lago e visite a Caverna Mahendra

Desfrute de vistas deslumbrantes das montanhas Annapurna e do Monte Machhapuchhre enquanto navega pelas águas calmas do Lago Phewa.

Roteiro Nepal | Viva o Mundo

Explore as formações rochosas únicas e os mistérios da Caverna Mahendra, um dos maiores sistemas de cavernas do Nepal.

Roteiro de 4 dias no Nepal – Pokhara

Já que você está no Nepal, por que não aproveitar e fazer um trekking moderado? Nesse dia, faça a trilha até o ponto de vista de Sarangkot para apreciar a vista panorâmica do Annapurna Range, incluindo o Annapurna I, o 10º pico mais alto do mundo.

Roteiro Nepal | Viva o Mundo
Amanhecer em Sanragkot

As trilhas são bem marcadas e fáceis de seguir, com vistas deslumbrantes do Himalaia, incluindo as montanhas Annapurna, Dhaulagiri e Manaslu. É possível visitar um povoado Gurung e aprender sobre a cultura e os costumes desse povo indígena do Nepal.

Roteiro de 5 dias no Nepal – Lumbini

De Pokhara, voe para Lumbini, o local de nascimento de Siddhartha Gautama, o Buda.

Na cidade, visite o Templo Maya Devi, o local onde o Buda nasceu. É um importante local de peregrinação para budistas de todo o mundo.

O local foi redescoberto em 1896 por arqueólogos que identificaram uma pedra com inscrições em sânscrito que mencionavam o nascimento de Buda.

O local oferece uma atmosfera de serenidade e devoção. É possível caminhar ao redor da estupa e meditar em seus arredores pacíficos. e também observar monges budistas realizando orações e rituais.

Roteiro Nepal | Viva o Mundo

Mais tarde, faça uma visita ao Mosteiro Puskarini, um importante local de peregrinação budista. Também conhecido como Mosteiro Gumba, é um mosteiro budista tibetano situado em Pokhara, Nepal. 

Os visitantes podem visitar o templo principal, a biblioteca e o centro de meditação, além de observar os monges budistas realizando orações e rituais. Como esperado, o mosteiro oferece uma atmosfera de serenidade e paz.

Roteiro de 6 dias no Nepal – Katmandu

De Lumbini, retorne a Katmandu em um voo. A Virginia recomenda visitar o Buddha Stupa, um dos maiores templos budistas do Nepal. Ele é conhecido como “Little Tibet” por conta das muitas lojinhas tipicamente tibetanas ao seu redor, as quais vendem as famosas bandeirinhas budistas, bolsas, quadros, sinos, entre outros.

“Fomos para conhecer um pouco mais dessa tradição e voltamos com o aprendizado de que é através da compaixão e do amor que se atinge a iluminação. Ou, como diriam os budistas, “Se você quer viver uma vida feliz, se cerque de pessoas boas”. Uma experiência para acender o coração.”

Buddha Stupa | Viva o Mundo

Aproveite o seu dia final em Katmandu para fazer compras. Você pode voltar ao Mercado Thamel, mas indico o Asan Tole, por ser um mercado mais tradicional com especiarias, roupas, utensílios domésticos e outros produtos locais, além de ser um ótimo lugar para experimentar a cultura local.

Também tem algumas lojas interessantes, que você pode comprar outros tipos de produtos:

  • Kathmandu Guest House: Uma loja popular para souvenirs, roupas e artesanato nepaleses.
  • Yak Outfitters: Uma loja especializada em roupas e equipamentos para trekking e montanhismo.
  • Karma Crafts: Uma loja que vende artesanato nepalesa de alta qualidade, como esculturas de madeira, thangkas e jóias.
  • Himalayan Java Coffee: Uma cafeteria que também vende café moído, chá e outros produtos gourmet.

Roteiro de trekking no Nepal

O Nepal é um dos destinos de trekking mais populares do mundo, e por boas razões. O país possui uma variedade incrível de paisagens montanhosas, desde as colinas subtropicais até os picos mais altos do mundo, incluindo o Monte Everest.

Além disso, o país oferece vistas deslumbrantes de montanhas, geleiras, rios e vales. Há trilhas para todos os níveis de experiência, desde caminhadas fáceis de um dia até expedições de trekking de várias semanas.

Algumas das trilhas de trekking mais populares no Nepal incluem:

  • Trilha do Everest: A trilha mais famosa do Nepal, que leva ao cume do Monte Everest.
  • Trilha Annapurna: Uma trilha desafiadora que leva ao Annapurna Base Camp, com vistas deslumbrantes das montanhas Annapurna.
  • Trilha Langtang: Uma trilha menos movimentada que leva ao Langtang Valley, com paisagens montanhosas deslumbrantes.
  • Trilha Ghorepani Poon Hill: Uma trilha popular que oferece vistas panorâmicas do Annapurna Range e do Dhaulagiri Range.
Monte Annapurna | Viva o Mundo
Monte Annapurna

Trekking ao acampamento base do Everest

A editora do Viva o Mundo, Virginia Falanghe, completou em 2023 um trekking de 13 dias até o Acampamento Base do Everest. 

Com muita emoção, garra e força de vontade, ela narrou a experiência e como foi a trilha e caminhada até lá.

Se você tem a intenção de ir ao Nepal para trilhas, escaladas ao até mesmo para fazer o mesmo trekking que ela fez, não deixe de ler o artigo.

Trekking ao Acampamento Base do Everest | Viva o Mundo
Virginia, nossa editora aqui no Viva o Mundo, no Acampamento Base do Everest.

Como comprar os passeios para roteiro no Nepal

Civitatis

  1. Acesse o site da Civitatis;
  2. Digite “Nepal” no campo destino e selecione em “Pesquisar”;
  3. Ao carregar a página seguinte, utilize os filtros laterais, para te ajudar a encontrar com mais facilidade o seu passeio. Você pode conferir pela disponibilidade de datas, horário de início, categorias, características, média de preço e até a duração do seu passeio. Selecione o passeio que mais lhe interessar;
  4. Leia toda a descrição e detalhes do passeio. Veja tudo o que está incluso, e se haverá algum custo a mais para você. Também confira as políticas de cancelamento, caso seja necessário;
  5. Selecione a data do passeio e quantas pessoas irão realizar com você. Em seguida, selecione “Reservar”;
  6. Na página seguinte, se não tiver interesse em reservar mais nenhum passeio, selecione “Continuar”, caso contrário, escolha “Reservar mais atividades”;
  7. Na página seguinte, insira seus dados pessoais, aceite a política de privacidade e condições gerais, e selecione “Continuar”;
  8. Efetue o pagamento e pronto. Seu passeio está comprado!

A Civitatis é uma das melhores plataformas para comprar ingressos e passeios no Nepal e em todo o mundo. Todos os passeios anunciados no site passam por uma fina curadoria e aprovação antes de serem publicados.

Viator

  1. Acesse o site da Viator;
  2. Digite “Nepal” no seu destino e a data que te interessa. Clique na lupa, para realizar a pesquisa;
  3. Ao carregar a página seguinte, utilize os filtros laterais, para te ajudar a encontrar com mais facilidade o seu passeio. Você pode conferir pelo período do dia, duração do passeio, preço, a pontuação que os outros turistas deram, e até um filtro especial, que você pode ver se pode esgotar, há filas ou até se é novidade no site;
  4. Leia toda a descrição e detalhes do passeio. Veja tudo o que está incluso, e se haverá algum custo a mais para você. Também confira as políticas de cancelamento, caso seja necessário;
  5. Selecione a data do passeio e quantas pessoas irão realizar com você. Em seguida, selecione “Verificar disponibilidade”;
  6. Um calendário irá abrir, onde é possível ver se há variação de valor conforme o dia. Escolha aquele que mais te interessar e selecione a quantidade de pessoas. Aperte em “Reservar Agora”;
  7. Na página seguinte, insira seus dados pessoais, aceite a política de privacidade e condições gerais, e selecione “Continuar”;
  8. Efetue o pagamento e pronto. Seu passeio está comprado!

Get Your Guide

  1. Acesse o site da Get Your Guide;
  2. Digite “Nepal” no seu destino e selecione em “Buscar”;
  3. Ao carregar a página seguinte, utilize os filtros, para te ajudar a encontrar com mais facilidade o seu passeio. Você pode conferir pelo preço, idioma disponível no passeio, duração dele e horário de saída. Selecione o passeio que mais lhe interessar;
  4. Leia toda a descrição e detalhes do passeio. Veja tudo o que está incluso, e se haverá algum custo a mais para você. Também confira as políticas de cancelamento, caso seja necessário;
  5. Selecione “Verificar Disponibilidade”. A página vai rolar para você selecionar a quantidade de pessoas que irão realizar ele com você, a data, e o idioma de preferência. Selecione “Verificar Disponibilidade” novamente;
  6. Confirme as informações do seu passeio turístico na tela e em seguida, selecione “Adicionar ao carrinho”;
  7. Em seguida, você pode ir ao carrinho, para conferir seus passeios, caso tenha mais de um, ou finalizar a compra;
  8. Faça seu cadastro e login conforme solicitado e então “Prosseguir com seu pedido”;
  9. Preencha com as informações solicitadas da pessoa que está comprando e em seguida, selecione em “Prosseguir: dados do pagamento”;
  10. Você pode escolher em efetuar o pagamento na hora, ou deixar pendente, para que o site faça uma cobrança 48h antes do seu passeio;
  11. Efetue o pagamento e pronto. Seu passeio está comprado!

Plataformas que oferecem melhor preço e condições de pagamento

Confira como é fácil efetuar o pagamento das excursões e atrações no Nepal, com condições e formas facilitadas:

Civitatis

  • Cartão de crédito em até 12x;
  • Cartão de débito;
  • Mercado Pago;
  • Picpay;
  • Pix;
  • PayPal.

Get Your Guide

  • Cartão de crédito;
  • Cartão de débito;
  • Google Pay;
  • PayPal.

Viator

  • Cartão de crédito.

Leia mais sobre o Nepal

Dúvidas frequentes

O que fazer no Nepal em 5 dias?

Em 5 dias no Nepal, é possível visitar as cidades de Katmandu e Pokhara. Acesse o Viva o Mundo e confira um roteiro pelo Nepal.

Quantos dias ficar no Nepal?

A quantidade de dicas para ficar no Nepal depende do seu estilo de viagem e o que pretende fazer no país. O trekking ao camp base do Everest leva aproximadamente 13 dias. Se preferir uma viagem turística, 6 dias é de bom tamanho. Veja mais informações no Viva o Mundo.

Qual a melhor época para ir ao Nepal?

A melhor época para ir ao Nepal depende da sua finalidade no país. Caso seu interesse seja em trekking e montanhismo, é recomendado de março a maio, quando as temperaturas estão amenas e há menos chances de chuva. Confira um roteiro para o Nepal no Viva o Mundo.

Ligia Coelho

Formada em Publicidade e Propaganda, com pós-graduação em Administração, e cursando a segunda graduação, Lígia já viajou para oito países. Sempre adorou conhecer novos lugares, descobrir novas culturas e é por isso que a lista de países a se conhecer não para de crescer. Não é à toa que fala 4 idiomas (português, inglês, espanhol e francês). Apaixonada por aviação, acredita não haver nada melhor do que juntar isso ao prazer de conhecer novos destinos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *