Como deve ser o turismo no futuro? Como a pandemia afetará as regiões e comunidades que dependem desse serviço? Essas são as perguntas que a Semana Virtual de Turismo para Todos, Solidário e Sustentável, debate.
Entre 28 de Maio e 04 de Junho a Semana Virtual de Turismo para Todos, Solidário e Sustentável é realizada pela Organização Internacional de Turismo Social (ISTO), analisando o momento atual do turismo e como o comportamento do turista e das regiões dependentes do turismo serão afetadas.
Com uma série de atividades educativas, o Sesc São Paulo também contribui para a programação da semana, com, por exemplo, documentários sobre os impactos da atividade turística no meio ambiente.
O objetivo da ação é educar e conscientizar as pessoas sobre os destinos que elas possam visitar no futuro. Causar um impacto positivo no turismo no mundo é uma das iniciativas que se pretende enfatizar.
Em um mundo pós pandemia, novas possibilidades se abrem para novas formas de turismo.
Viajar ainda é preciso e é a partir dessa premissa que o Turismo Social do Sesc convida diversos especialistas da área para uma análise sobre o que está por vir.
Para o diretor regional do Sesc em São Paulo, a atividade turística predatória não é mais uma possibilidade. A partir disso, uma nova forma de turismo será necessária, onde se faz presente uma interpretação empática do mundo.
O futuro do turismo
Com esses debates, a iniciativa é fazer com que todos tenham uma visão mais sustentável e solidária sobre o atual e futuro momento do turismo.
É necessário repensar todas as ações que foram tomadas até agora e colocar em prática novos modelos que tenham um viés sustentável para que possamos estar mais conscientes do que está à nossa volta.
Essas são questões que são debatidas por pesquisadores que foram convidados a refletir sobre o tema.
A Semana Virtual de Turismo para Todos tem alcance global e debates gratuitos através do site do Sesc SP.