viva o mundo

Procurando por uma opção diferente na hora de se hospedar, mas não sabe se o Airbnb é confiável? A gente explica e conta nossa experiência.

Na hora de procurar por uma hospedagem em viagens, é comum se deparar com inúmeras opções de hotéis, resorts e pousadas. Desde a entrada do Airbnb no ar, as opções ficaram ainda maiores, aumentando também o tipo de experiências que são oferecidas aos usuários.

Para quem quer se sentir em casa mesmo fora dela, o Airbnb é a opção que mais agrada e vem, cada vez mais, atraindo viajantes e anfitriões de todos os lugares do mundo por sua comodidade e facilidade na hora de ofertar ou alugar uma casa.

Mas mesmo com tantos anos e diversos de usuários satisfeitos, ainda é comum se deparar com a dúvida: Airbnb é confiável? Posso reservar uma casa ou apartamento sem sair no prejuízo? Não terei que me preocupar em ficar sem hospedagem?

Para isso, separamos aqui um post sobre como funciona o sistema do Airbnb, dicas para realizar sua reserva sem se preocupar e até mesmo como evitar cair em ciladas.

Confira!

Minha experiência com o Airbnb

Sempre gostei de viajar e procurar por hotéis onde ficar, mas em viagens mais próximas, como para o Litoral Norte de São Paulo, essas opções acabavam não saindo muito em conta por sempre viajar em grupos grandes e passar longos períodos.

Por isso, sempre recorria ao aluguéis de casas ou de conhecidos ou as quais alguém indicava.

A primeira vez que fiquei em um apartamento alugado pelo Airbnb foi em 2018, em Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo. Uma amiga reservou um apartamento em um condomínio através do aplicativo e lá fomos nós.

Como já havia ouvido sobre a boa reputação do Airbnb anteriormente, visto que essa mesma amiga já havia utilizado o aplicativo até mesmo fora do Brasil, não me preocupei. O que foi bom, pois ao chegarmos no condomínio, a portaria já havia sido avisado de que iríamos nos hospedar por lá e liberou a nossa entrada após um cadastro.

O apartamento em si era como nas fotos, sem nenhuma surpresa desagradável. Perto da praia, com piscina, wifi, utensílios de cozinha… Exatamente como o anúncio prometia.

Por essa experiência, poderia dizer que o Airbnb é confiável sim.

Pessoalmente, tive apenas uma única experiência alugando casas para temporadas pelo site, mas ainda assim gosto de pesquisar todas as vezes que procuro uma nova estadia por perto, analisando as melhores opções e procurando por comentários de outros usuários sobre a plataforma.

> Veja as melhores ofertas de reserva no Airbnb

home page

A avaliação do Airbnb em outras plataformas

Em todas as compras feitas pela internet, é primordial que se verifique avaliações e experiências de outros usuários antes de fechar alguma compra.

Assim como você pesquisa para saber se aquele e-commerce irá, de fato, entregar o seu pedido, o mesmo funciona com sites e aplicativos de viagens.

Abaixo, mostramos algumas relações do Airbnb com os sites de avaliações feitas pelos usários.

O Airbnb e o Reclame Aqui

O Reclame Aqui é bem famoso por ser o lugar onde os usuários deixam suas (claro rs) reclamações sobre uma empresa que falhou em entregar um produto ou serviço.

Empresas da área de turismo estão sempre aparecendo no Reclame Aqui e isso é normal. O que você precisa se atentar é: quais são as reclamações feitas pelos usuários, a motivação delas, se foram respondidas e/ou solucionadas e se o usuário voltaria a fazer negócios com a empresa em questão.

Assim como diversos sites do ramo, o Airbnb tem uma avaliação regular no Reclame Aqui, mas vamos levar em conta as dicas dadas acima. O site tem uma taxa de resposta de 99,5%.

airbnb é confiável?

Airbnb na mídia

Uma forma muito interessante, também, de saber mais sobre o site ou a empresa pela qual você esteja comprando um produto ou serviço, é pesquisá-la na mídia, ver notícias e saber o que se falam sobre elas.

Durante esse período de pandemia, por exemplo, um fato interessantíssimo sobre o Airbnb é que a empresa está proibindo festas e eventos em acomodações reservadas pela plataforma em todo o mundo.

Isso mostra uma atitude positiva da empresa diante questões de saúde envolvendo os usuários das acomodações ofertadas em sua plataforma.

airbnb proíbe festas e eventos

Como não cair em golpes de reservas

Até aqui, já vimos que o Aribnb é sim uma empresa confiável, mas isso não te isenta de ficar completamente desatento com possíveis golpes que podem ocorrer.

Infelizmente, pessoas má intencionadas existem em todos os lugares. Por isso, existem algumas dicas que podem ser seguidas para que evite esse tipo de situação, dadas pelo próprio Airbnb em sua página.

Confira algumas:

Busque e reserve com segurança

Aproveite dos inúmeros filtros para buscar pelo o que procura. Ao encontrar um anúncio de seu interesse, leia o perfil do anfitrião, a descrição das comodidades, as regras da casa e a política de cancelamento.

Leia as avaliações e comentários

Comentários dos hóspedes anteriores podem te ajudar a saber se você encontrou o local ideal para sua estadia. Eles só podem ser feitos após a estadia no local, então assim você pode ter certeza de que os comentários são reais.

Caso a casa ainda não haja algum, procure por comentários sobre o anfitrião no perfil ou sobre alguma outra casa que ele tenha disponível.

Sempre se comunique e pague através do Airbnb

Fazer seus pagamentos através da plataforma é uma forma de manter seus dados pessoais protegidos durante todo o processo.

Você nunca receberá uma solicitação para transferir dinheiro, fornecer informações de cartão de crédito ou pagar diretamente a um anfitrião e, se isso acontecer, denuncie.

reserva airbnb

O histórico da empresa

O Airbnb surgiu nos Estados Unidos em 2008, quando 3 amigos que moravam junto decidiram alugar camas em seu apartamento para hóspedes que precisassem.

Ao verem que a ideia era interessante, surgiu o Airbnb.

Foi apenas em 2012 que a plataforma chegou no Brasil com 3,5 mil ofertas de casas e apartamentos que saltaram para 180 mil em 2018.

Até antes da pandemia, a empresa foi avaliada em cerca de 35 bilhões de dólares, valor que caiu devido à falta de movimentação no setor do turismo por conta do COVID-19, e está com processo de abertura de capital na bolsa de valores de Nova York.

Conclusão – Afinal, o Airbnb é confiável?

Os problemas com reserva de acomodações existem por todos os lugares, mas, ao meu ver, o Airbnb é confiável.

Seja através do sistema de segurança implantado em sua plataforma, com identificação do usuário e também do anfitrião, pagamentos realizados pela empresa (o pagamento é feito para eles e só depois da confirmação é que é liberado o valor para o anfitrião) e medidas de segurança adotadas para proteção de dados.

O que sempre vale a pena lembrar é: fique atento à todos os tipos de ciladas que podem aparecer. Verifique sempre se está tudo ok com o anfitrião, converse com ele antes de finalizar a reserva e pesquise bem sobre o lugar que está pensando em ficar.

airbnb é confiável

> Para reservar no Airbnb é só clicar aqui

Perguntas frequentes

Airbnb é confiável?

Os problemas com reserva de acomodações existem por todos os lugares, mas, ao meu ver, o Airbnb é confiável. Continue lendo.

Airbnb no Reclame Aqui

Assim como diversos sites do ramo, o Airbnb tem uma avaliação regular no Reclame Aqui, mas vamos levar em conta as dicas dadas acima. O site tem uma taxa de resposta de 99,5%. Continue lendo.

Como não cair em golpes no Airbnb?

Aproveite dos inúmeros filtros para buscar pelo o que procura. Ao encontrar um anúncio de seu interesse, leia o perfil do anfitrião, a descrição das comodidades, as regras da casa e a política de cancelamento. Continue lendo.

Leia mais:

Fernanda Gonçalves

Jornalista, pós-graduada em Marketing pela Universidade de São Paulo, as viagens estiveram sempre presentes na vida de Fernanda. Apaixonada pelo prazer que cada novo destino proporciona, acredita que a descoberta de novas culturas e lugares para ir é de uma riqueza infinita. Atualmente, mora no interior de São Paulo, já visitou por volta de 10 países, mas a lista de destinos desejados não para de crescer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Uma resposta