Fazer um roteiro de viagem pela Índia é ter a certeza de viajar por um país de rica história, cultura vibrante e paisagens deslumbrantes, além de ser um destino que fascina viajantes de todo o mundo.
Com seus templos majestosos, cidades movimentadas, mercados coloridos e paisagens montanhosas, a Índia oferece uma experiência única para todos os tipos de viajantes.
Por isso, organizamos um roteiro de viagem de até 11 dias pelo país, passando por Nova Delhi, Agra e Jaipur, cidades do Triângulo Dourado, e pela cidade sagrada de Varanasi.
Aqui, além de um roteiro, você vai encontrar dicas e insights da Virginia Falanghe, editora do Viva o Mundo, que passou duas semanas no país, entre ir e vir do Nepal.
Assim, você não precisa ficar horas perdendo tempo na internet para montar e organizar um roteiro pelas cidades. É só usar as informações abaixo e montar o seu de acordo com o seu perfil.
Se você preferir, pode conferir um roteiro de 1 a 5 dias em Nova Delhi, a capital do país.
Esperamos ajudar você a viver o melhor da Índia!
Como criar roteiro para a Índia
A primeira coisa que você deve determinar ao planejar o seu roteiro para a Índia, é o que você deseja ver e que tipo de viagem deseja fazer. A partir daí, conferir e confirmar o seu orçamento da viagem, incluindo, além dos passeios, os voos, hospedagem, alimentação e transporte.
Além disso, outro item que você deve considerar ao planejar um roteiro de viagem para a Índia, é o período da viagem. Durante a alta temporada, de outubro a março, o clima no país é mais agradável, mas com mais multidões e preços mais altos. Porém se preferir ir durante a baixa temporada, de abril a setembro, tem menos turistas e preços mais baixos, porém com clima mais quente.
Não se esqueça de considerar o tempo de deslocamento entre as cidades. Nova Delhi, Agra e Jaipur são cidades que estão próximas, considerando o tamanho da Índia, umas às outras, mas Varanasi é mais distante, pense nisso ao se planejar. E não se esqueça de reservar ingressos para as atrações e vagas nos tours e excursões antecipadamente.
Andar na Índia é caótico, e o Uber até funciona, mas não é muito popular por lá. Por isso, recomendo que faça reserva de transfers de e para os aeroportos e estações de trens e ônibus, quando você se deslocar entre as cidades.
Existem muitos casos de mulheres que sofreram assédio e até abuso enquanto viajantes solo no país, então como recomendação, talvez a principal de todas elas, é que você viaje e passeie preferencialmente em excursões e grupos, por questão de segurança.
Conhecendo algumas dicas, continue para conhecer uma opção de roteiro pela Índia.
Roteiro de 1 dia na Índia – Nova Delhi
O primeiro dia de roteiro pela Índia é da sua chegada a Nova Delhi, a capital da Índia, depois de horas de voo para chegar até o país. Após encontrar o transfer reservado antecipadamente no aeroporto, siga direto para o seu hotel, para descansar e repor as energias.
Um pouco mais descansado, visite o Forte Vermelho, um dos principais monumentos históricos da cidade. É um símbolo da rica história e cultura da Índia. Construído no século XVII pelo imperador Mughal Shah Jahan, este complexo monumental oferece uma variedade de experiências para os visitantes.
O Forte Vermelho é um destino imperdível para quem deseja se conectar com a história, a cultura e a magnificência da Índia.
- Assista ao show de som e luz que narra a história do local e da dinastia Mughal.
- Visite o Museu Arqueológico, que abriga uma coleção de artefatos da era Mughal.
- Participe de um tour guiado para conhecer os segredos e histórias do forte.
- Experimente a culinária indiana autêntica nos restaurantes dentro do complexo.
- Compre souvenirs e artesanato no mercado dentro do forte.
Roteiro de 2 dias na Índia – Nova Delhi
O segundo dia é sempre o dia oficial de começar as viagens. Após as energias recarregadas, e bem alimentado, siga o seu roteiro pela Índia para Jama Masjid, a maior mesquita do país. Confira opções do que fazer por lá:
- Conheça o interior da mesquita: após remover os sapatos e respeitando o código de vestimenta, cobrindo ombros e joelhos, explore o pátio interno e o salão de orações principal. Observe os detalhes da caligrafia e da decoração.
- Aprenda sobre a história e a religião islâmica: Jama Masjid foi construída no século XVII pelo imperador Shah Jahan. Se tiver com um guia, ouça a história da mesquita e a importância do local para a comunidade muçulmana.
- Suba em um mirante: suba os 121 degraus de um dos mirantes, mediante a taxa de entrada e observe o Forte Vermelho, o Chandni Chowk e o caos organizado da cidade.
- Experimente a atmosfera pacífica: Sente-se no pátio interno e observe os fiéis orando. A atmosfera calma e serena contrasta com a agitação de Nova Delhi.
Em seguida, vá até o Chandni Chowk, é um lugar imperdível para qualquer visitante que queira conhecer a essência da Velha Delhi. Prepare-se para se surpreender com a explosão de cores, aromas e a pulsante energia deste mercado histórico.
Construído no século XVII, é o mercado mais antigo da Índia e já foi o mais grandioso. Hoje, o Chandni Chowk continua sendo um centro comercial vibrante. As lojas, amontoadas lado a lado, vendem de tudo: especiarias exóticas, frutas secas, tecidos coloridos, jóias de prata, utensílios de cozinha, ervas medicinais e muito mais. Dica: pechinche tudo, pois é parte da cultura local!
Aproveite o local para jantar em um restaurante indiano.
Roteiro de 3 dias na Índia – Agra
No terceiro dia de roteiro pela Índia, é hora de seguir viagem e ir até Agra, a cidade do Taj Mahal. Ao chegar, vá direto ao templo. É um dos monumentos mais famosos do mundo. Foi construído pelo imperador mogol Shah Jahan em memória de sua esposa favorita, Mumtaz Mahal, é considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno (de curiosidade, o Cristo Redentor, no Brasil, também é uma delas).
Uma curiosidade interessante, é que o mausoléu principal é feito de mármore branco translúcido, que muda de cor com a luz do sol. Além disso, é cheio de esculturas intrincadas, mosaicos e caligrafias. E possui um jardim extenso e simétrico, com fontes e canais de água.
Estando no Taj Mahal, observe os detalhes da arquitetura e a simetria do complexo, veja os túmulos de Shah Jahan e Mumtaz Mahal, relaxe e admire a beleza, tire fotos memoráveis e visite o museu, para saber mais sobre sua construção.
Se quiser ter uma vista linda do Taj Mahal, além de fotos quase exclusivas, recomendo ir ao Taj View Point. Você tem uma excelente vista do Taj Mahal por apenas algumas rúpias.
A menos de 3km do Taj Mahal, está o Agra Fort. Considerado Patrimônio Mundial da UNESCO, o forte é uma das principais atrações turísticas da Índia e oferece aos visitantes uma viagem no tempo pela história e cultura mogol.
O príncipe Shah Jahan, o responsável pela construção do Taj Mahal, dentro do Forte Agra. Ele foi aprisionado por seu filho Aurangzeb em 1658, após uma longa e sangrenta guerra de sucessão pelo trono mogol.
Não se esqueça de reservar um hotel em Agra para passar a noite!
Roteiro de 4 dias na Índia – Jaipur
Uma dica bem legal que recebi da Virgínia sobre roteiro na Índia, é da cidade de Fatehpur Sikri, entre Agra e Jaipur. É uma cidade fantasma monumental a cerca de 40 km de Agra. Construída no século XVI, a cidade é um Patrimônio Mundial da UNESCO e oferece aos visitantes uma viagem no tempo pela história e cultura mogol.
Se você se interessar, vale uma parada, caso contrário, siga seu roteiro pela Índia para Jaipur, a cidade rosa.
Visite o Hawa Mahal, o Palácio dos Ventos. É um dos edifícios mais emblemáticos da cidade. Sua fachada contém 953 janelas minúsculas, o que o torna um marco arquitetônico e um importante ponto turístico.
É possível subir nos andares superiores, que oferecem vistas panorâmicas da cidade, além de visitar o museu, que exibe artefatos históricos e pinturas relacionadas à família real de Jaipur.
Dica: procure ir pela manhã ou no final da tarde, pois o calor é muito intenso. E lembre-se de usar roupas e calçados confortáveis, pois há muitos degraus para subir.
Em seguida, siga seu roteiro pela Índia e faça uma visita pelo Forte Amber, um palácio fortificado nas colinas. É um dos maiores e mais impressionantes fortes do país, e um Patrimônio Mundial da UNESCO, que oferece uma viagem no tempo pela história e cultura Rajput.
Durante a noite, aproveite o agito da cidade para jantar em um restaurante com música ao vivo.
Roteiro de 5 dias na Índia – Jaipur
No segundo dia em Jaipur, , e 5° de roteiro pela Índia, visite o Jantar Mantar, um observatório astronômico do século XVIII. Os instrumentos ali são usados para medir a posição do sol, da lua e das estrelas. Podem ser usados também para prever eclipses, determinar a hora do dia e calcular as posições dos planetas.
Em seguida, faça um passeio pelo City Palace, o palácio real de Jaipur. É um extenso complexo que serviu como residência da realeza Rajput por mais de 200 anos. Considerado um dos maiores e mais opulentos palácios da Índia, o City Palace é um Patrimônio Mundial da UNESCO e oferece aos visitantes uma viagem no tempo pela rica história e cultura Rajput.
O mais curioso é que o complexo não se chama City à toa. Tem uma área de aproximadamente 700 mil metros quadrados, e é composto por vários edifícios, incluindo sete palácios, três templos e vários pátios e jardins.
Durante a noite, aproveite para jantar em um restaurante com vista para a cidade.
Roteiro de 6 dias na Índia – Varanasi
De Jaipur a Varanasi, recomendo ir de avião, por ser a forma mais rápida, já que as duas cidades estão a cerca de 900 km uma da outra. Sugiro que pegue um voo cedo, para aproveitar a cidade durante todo o dia.
Seu roteiro pela Índia segue em Varanasi, que é é conhecida como a Cidade Sagrada. Por lá, recomendo fazer um passeio de barco pelo rio Ganges, rio sagrado pelos hindus. É uma experiência única e inesquecível que oferece aos visitantes a oportunidade de mergulhar na cultura e na espiritualidade da Índia.
Ainda no Ganges, visite os ghats, que são os degraus sagrados à beira do rio Ganges. Ali ocorrem banhos rituais de purificação pelos hindus, cerimônias religiosas, como a puja (oferenda) e aarti (adoração com lamparinas), cremações de falecidos e é até mesmo, ponto de encontro e lazer onde as pessoas conversam, tomam banho de sol, observam a movimentação ou simplesmente relaxam.
Assista uma Cerimônia Ganga Aarti, que são cerimônias religiosas, realizadas à noite, com oferendas de flores, lâmpadas e orações ao rio.
Roteiro de 7 dias na Índia – Varanasi
Começando o 7° dia de roteiro pela Índia, visite os templos de Sarnath, um importante local de peregrinação budista. Foi aqui que o Buda Gautama proferiu seu primeiro sermão após sua iluminação, compartilhando os ensinamentos do Caminho do Meio com seus cinco primeiros discípulos.
Os templos de Sarnath estão a 13 km de Varanasi, recomendo que vá com algum passeio ou excursão guiada.
Após voltar para Varanasi, faça um passeio pela Universidade Hindu de Banaras, às margens do rio Ganges. Ela possui um campus extenso, com uma área de mais de 1300 hectares e abriga diversos edifícios históricos, jardins, templos e um hospital.
Durante a noite, já que você está às margens do rio Ganges, aproveite para jantar em um dos restaurantes que oferecem vista para o rio.
Roteiro de 8 dias na Índia – Varanasi
Depois de muitos passeios e bate pernas no seu roteiro pela Índia, recomendo aproveitar esse dia para relaxar, fazer uma aula de yoga ou meditação, afinal, a Índia é o berço da prática.
Se preferir, visite um ashram, um eremitério espiritual ou monastério tradicionalmente associado às religiões indianas, como o hinduísmo, o budismo e o jainismo.
Existem diferentes tipos de ashrams, cada um com seu próprio foco e práticas espirituais. Alguns ashrams podem ser voltados para a meditação, yoga ou estudos védicos. Outros podem ser voltados para o serviço social ou a cura holística.
Roteiro de 9 dias na Índia – Nova Delhi
Depois de viajar quase 1400 km, é hora de retornar a nossa base na Índia, Nova Delhi. Fica a seu critério como voltar.
Viajar de trem é a forma mais popular e econômica de viajar pela Índia, porém de Varanasi a Delhi, a viagem pode levar entre 10h e 18h, dependendo do trem escolhido.
Recomendo que faça um planejamento e vá de avião entre as duas cidades. O tempo médio de voo é de apenas 2h e 20 minutos, então considero a melhor opção, sem nem pensar duas vezes.
Roteiro de 10 dias na Índia – Nova Delhi
Em Nova Delhi, faça uma visita ao Templo Akshardham, um templo hindu monumental. É um complexo religioso monumental dedicado à divindade hindu Swaminarayan. Construído em mármore branco e esculpido à mão com intrincados detalhes, o templo é um dos maiores e mais impressionantes da Índia.
O templo oferece diversas exposições interativas sobre a vida de Swaminarayan, a história do hinduísmo e a cultura indiana. Além disso, conta com shows de dança e música tradicional indiana no teatro musical. O templo também oferece um restaurante vegetariano com culinária indiana autêntica.
Em seguida, faça um passeio pelo Rajpath, uma avenida cerimonial. Era originalmente conhecido como Kingsway e foi projetado para ser a avenida mais importante da capital imperial. A avenida é ladeada por gramados, árvores e canais, e leva ao Portão da Índia, um monumento comemorativo aos soldados indianos que morreram nas guerras. “É muito mais legal e interessante do que pelas fotos, juro!“
Escolha jantar em alguns dos restaurantes com vista para a cidade.
Roteiro de 11 dias na Índia – Nova Delhi
Aproveite o dia para fazer compras ou alguma outra atividade que pode lhe interessar e não foi incluída nesse roteiro.
Recomendo ir ao Connaught Place, um dos principais pontos turísticos de Nova Delhi. É muito mais que apenas um centro comercial, sendo um local que mistura cultura, gastronomia, história e vida noturna.
Lá é possível fazer compras em lojas de marcas internacionais e nacionais, livrarias, lojas de souvenirs e lojas especializadas em artesanato indiano. Deliciar com a culinária indiana em restaurantes tradicionais, fast food internacional, cafés modernos e barracas de comida de rua.
Além disso, é possível assistir a um filme em um dos cinemas históricos, como o Regal, ou divertir-se em um bar ou pub à noite. E passear pelo círculo central, admirando a arquitetura colonial e observando a movimentação local.
Retorne ao hotel para organizar suas coisas e deixar a Índia no dia seguinte.
Como comprar os passeios para roteiro na Índia
Civitatis
- Acesse o site da Civitatis;
- Digite “Índia” no campo destino e selecione em “Pesquisar”;
- Ao carregar a página seguinte, utilize os filtros laterais, para te ajudar a encontrar com mais facilidade o seu passeio. Você pode conferir pela disponibilidade de datas, horário de início, categorias, características, média de preço e até a duração do seu passeio. Selecione o passeio que mais lhe interessar;
- Leia toda a descrição e detalhes do passeio. Veja tudo o que está incluso, e se haverá algum custo a mais para você. Também confira as políticas de cancelamento, caso seja necessário;
- Selecione a data do passeio e quantas pessoas irão realizar com você. Em seguida, selecione “Reservar”;
- Na página seguinte, se não tiver interesse em reservar mais nenhum passeio, selecione “Continuar”, caso contrário, escolha “Reservar mais atividades”;
- Na página seguinte, insira seus dados pessoais, aceite a política de privacidade e condições gerais, e selecione “Continuar”;
- Efetue o pagamento e pronto. Seu passeio está comprado!
A Civitatis é uma das melhores plataformas para comprar ingressos e passeios na Índia e em todo o mundo. Todos os passeios anunciados no site passam por uma fina curadoria e aprovação antes de serem publicados.
Viator
- Acesse o site da Viator;
- Digite “Índia” no seu destino e a data que te interessa. Clique na lupa, para realizar a pesquisa;
- Ao carregar a página seguinte, utilize os filtros laterais, para te ajudar a encontrar com mais facilidade o seu passeio. Você pode conferir pelo período do dia, duração do passeio, preço, a pontuação que os outros turistas deram, e até um filtro especial, que você pode ver se pode esgotar, há filas ou até se é novidade no site;
- Leia toda a descrição e detalhes do passeio. Veja tudo o que está incluso, e se haverá algum custo a mais para você. Também confira as políticas de cancelamento, caso seja necessário;
- Selecione a data do passeio e quantas pessoas irão realizar com você. Em seguida, selecione “Verificar disponibilidade”;
- Um calendário irá abrir, onde é possível ver se há variação de valor conforme o dia. Escolha aquele que mais te interessar e selecione a quantidade de pessoas. Aperte em “Reservar Agora”;
- Na página seguinte, insira seus dados pessoais, aceite a política de privacidade e condições gerais, e selecione “Continuar”;
- Efetue o pagamento e pronto. Seu passeio está comprado!
Get Your Guide
- Acesse o site da Get Your Guide;
- Digite “Índia” no seu destino e selecione em “Buscar”;
- Ao carregar a página seguinte, utilize os filtros, para te ajudar a encontrar com mais facilidade o seu passeio. Você pode conferir pelo preço, idioma disponível no passeio, duração dele e horário de saída. Selecione o passeio que mais lhe interessar;
- Leia toda a descrição e detalhes do passeio. Veja tudo o que está incluso, e se haverá algum custo a mais para você. Também confira as políticas de cancelamento, caso seja necessário;
- Selecione “Verificar Disponibilidade”. A página vai rolar para você selecionar a quantidade de pessoas que irão realizar ele com você, a data, e o idioma de preferência. Selecione “Verificar Disponibilidade” novamente;
- Confirme as informações do seu passeio turístico na tela e em seguida, selecione “Adicionar ao carrinho”;
- Em seguida, você pode ir ao carrinho, para conferir seus passeios, caso tenha mais de um, ou finalizar a compra;
- Faça seu cadastro e login conforme solicitado e então “Prosseguir com seu pedido”;
- Preencha com as informações solicitadas da pessoa que está comprando e em seguida, selecione em “Prosseguir: dados do pagamento”;
- Você pode escolher em efetuar o pagamento na hora, ou deixar pendente, para que o site faça uma cobrança 48h antes do seu passeio;
- Efetue o pagamento e pronto. Seu passeio está comprado!
Plataformas que oferecem melhor preço e condições de pagamento
Confira como é fácil efetuar o pagamento das excursões e atrações na Índia, com condições e formas facilitadas:
Civitatis
- Cartão de crédito em até 12x;
- Cartão de débito;
- Mercado Pago;
- Picpay;
- Pix;
- PayPal.
Get Your Guide
- Cartão de crédito;
- Cartão de débito;
- Google Pay;
- PayPal.
Viator
- Cartão de crédito.
Leia mais sobre a Índia
- Roteiro do que fazer em Nova Delhi de 1 a 5 dias
- Chip de celular para a Índia: um dossiê atualizado das melhores empresas
- O que é, como e onde comprar o melhor eSim para a Ásia?
- Chip Internacional Global: informações para estar conectado a toda hora, em qualquer lugar
Perguntas frequentes
O período indicado para uma viagem depende muito dos seus gostos e preferências. Para conhecer a região do Triângulo Dourado, Nova Delhi, Agra e Jaipur, e Varanasi na Índia, recomendo pelo menos 11 dias, sendo dois de descanso. Dessa forma, é possível ver as principais atrações das cidades. Confira um roteiro de 11 dias pela Índia no Viva o Mundo.
Para fazer um roteiro confortável no Triângulo Dourado na Índia, e ainda adicionar a cidade sagrada de Varanasi, recomendo cerca de 11 dias. Veja um roteiro pelo Triângulo Dourado na Índia com Varanasi.
Durante a alta temporada, de outubro a março, o clima no país é mais agradável, mas com mais multidões e preços mais altos. Porém se preferir ir durante a baixa temporada, de abril a setembro, tem menos turistas e preços mais baixos, porém com clima mais quente. Sendo assim, a melhor época do ano para ir para a Índia é quando te agradar mais. Saiba mais no Viva o Mundo.
Durante 5 dias na Índia é possível conhecer um pouco de Nova Delhi, ir a Agra até o Taj Mahal e também a cidade rosa de Jaipur. Veja com mais detalhes no Viva o Mundo.
A editora do Viva o Mundo, Virginia Falanghe, combinou a Índia com uma viagem ao Nepal, inclusive para escalar até o Acampamento Base do Everest. Saiba mais no Viva o Mundo.