Confira os nove pontos turístico imperdíveis que Fernando de Noronha tem a oferecer.
Os pontos turísticos em Fernando de Noronha contam com águas cristalinas, vida marinha abundante e diversas opções de lazer, fazendo com que o arquipélago nordestino seja o destino de muitos brasileiros e estrangeiros.
Com algumas das praias mais bonitas do Brasil, a ilha não deixa ninguém desapontado quando o quesito é imagens de tirar o fôlego.
Abaixo, separamos nove pontos turísticos em Fernando de Noronha que você não pode deixar de colocar na sua lista de viagem. Confira.
Neste post você vai ver:
Quais pontos turísticos em Fernando de Noronha são imperdíveis
Morro Dois Irmãos
Talvez o ícone mais famoso da ilha, o Morro Dois Irmãos é um dos pontos turísticos de Fernando de Noronha que você não pode perder: não há como visitar o arquipélago e não tirar uma foto em frente as duas formações rochosas quase idênticas uma da outra. O morro fica na Baía dos Sanchos e vale uma caminhada até a ponta da praia para ficar cara a cara com esse visual incrível.
Vila dos Remédios
A Vila dos Remédios é impossível de não ser visitada, já que é o centrinho e o único lugar habitado de Fernando de Noronha. Moram ali cerca de 3 mil pessoas. É na Vila que ficam localizados os restaurantes, algumas pousadas, o centro de saúde, escolas e até a sede da única emissora do arquipélago, a TV Golfinho.
É ali também que se encontra a Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, igreja construída em 1772 e que só em 2017 se desvinculou da Igreja Madre de Deus em Recife.
Pôr do Sol no Forte da Vila dos Remédios
O Forte da Vila dos Remédios já é uma atração a parte por sua história secular: foi ali que holandeses fizeram o primeiro forte durante a invasão ao nordeste do país.
A construção erguida em 1737 por estadunidenses, no lugar da original, é inteiramente de pedra e a melhor coisa é visitar o local ao entardecer, com a vista do sol se pondo entre o Morro Dois Irmãos.
Diferentemente do agito encontrado no Forte do Boldró, o Forte da Vila dos Remédios é o lugar mais sossegado para assistir ao crepúsculo em Fernando de Noronha.
Caminhada no Boldró
O que vale a pena é conhecer a Praia do Boldró chegando a pé da Vila dos Remédios. A Praia é maravilhosa e é um ótimo lugar para fazer snorkeling quando a maré baixa. Também é um super point pro Surf, onde as ondas chegam a 5m na temporada.
Aconselho a caminhar pela praia do Boldró com destino a Praia do Sancho, uma das praias mais bonitas do Brasil de acordo com o TripAdvisor. Você vai passar pelo Morro Dois Irmãos e chegar à orla, que na minha opinião, é a mais bonita da ilha.
Falésia da Praia do Sancho
Um dos pontos turísticos em Fernando de Noronha mais requisitados, a Praia do Sancho é palco de um cenário espetacular.
Chegando na Praia do Sancho pela caminhada pela praia do Boldró, não pare ali na areia apenas. Suba pelas escadinhas até o topo da falésia para ter uma vista incrível dessa Baía.
A água cristalina da Baía do Sancho é de tirar o fôlego e os paredões rochosos que delimitam a praia formam uma queda d’água durante a época de chuva (Março à Junho).
Praia do Leão
A praia com formação rochosa parecida com um leão marinho deitado é o lugar perfeito para descanso e rende fotos maravilhosas com suas águas cristalinas e piscinas naturais.
É o principal ponto de desova das tartarugas marinhas e é ali que os biólogos do Projeto Tamar fazem a tartarugada, uma madrugada passada observando a desova, atividade que pode ser acompanhada pelos visitantes que se inscrevem previamente no posto da ONG.
Museu do Tubarão
Um dos pontos turísticos de Fernando de Noronha mais tradicionais, o Museu do Tubarão ensina, de forma didática, os visitantes sobre os tubarões e a história da ilha.
É nele também que se encontra o Parque das Esculturas, no qual você pode tirar fotos divertidas com as esculturas dos tubarões, além do restaurante do museu que apresenta um bom custo-benefício.
Para aqueles que não podem, por algum motivo, mergulhar, o museu tem um passeio especial: uma expedição em um barco com fundo de vidro de aumento no qual você pode ver toda a vida marinha da ilha sem precisar entrar na água. Peixes, golfinhos, tubarões e até uma embarcação naufragada fazem parte da vista.
Mirante dos Golfinhos
Fernando de Noronha é repleto de animais marinhos das mais variadas espécies e o que os visitantes mais desejam ver, são os golfinhos-rotadores.
Com saída pela praia do Sancho, a trilha que leva até o Mirante dos Golfinhos é uma caminhada numa passarela suspensa por cerca de um quilômetro. De lá, além de tirar fotos maravilhosas, você poderá ver os golfinhos nadando pela Baía dos Golfinhos, principalmente pela manhã.
Noronha tem muitos lugares para se conhecer com calma e a pé
Caminhe pela ilha. Ela é pequena o suficiente para se fazer tudo a pé. Além de fazer bem à saúde, a sensação de descoberta a chegar a uma praia depois de uma bela caminhada é muito gostosa. Isso sem falar que durante o percurso é possível observar detalhes que passariam batidos se você estivesse de carro.
Cansou, pegue um táxi, um ônibus ou uma carona que é bem fácil de conseguir.
As locadoras de buggy não vão gostar nem um pouco desta dica, mas convenhamos, Noronha é para se saborear aos poucos. Até porque em três dias de caminhada é possível conhecer todas as praias.
Há alguns pontos críticos que vão exigir certo esforço, como subir da Vila dos Remédios para a Floresta Nova, onde concentram-se muitas das pousadas, mas tudo vale a pena.
Também há a opção de caminhadas históricas, conhecendo os fortes, o museu da ilha e a Vila dos Remédios. O segredo é ir devagar e não se esquecer de levar lanche e água na mochila. Relaxe e curta.
Não há porque ter pressa, a não ser que você esteja para perder o passeio de barco de mergulho ou aquele swell que vai entrar para o Surf. Ai sim é melhor ficar esperto, porque não há nada mais importante a se fazer na ilha do que mergulhar ou surfar.
Não afundar a cara no mar de Noronha, nem que seja só de máscara e snorkel, deveria ser considerado pecado mortal. É dentro d’água que literalmente a imersão na natureza se completa.
Mas, principalmente, os pontos turísticos de Fernando de Noronha nos convidam ao contato com a natureza.
As vidas marinhas ali presentes são interessantes demais para se deixar passar, então lembre-se que encontrar aqueles tipos de animais marinhos em outra região é difícil.
Não se esqueça de que mergulho, seja snorkeling ou de cilindro, é algo imprescindível de se fazer em Fernando de Noronha.
Para quem não se sentir confortável em botar o pé na estrada e não quiser conhecer a ilha por conta própria, há diversas agências de turismo que oferecem passeios guiados.
Para visitar a Praia do Atalaia e suas piscinas naturais, isso é obrigatório, uma vez que o acesso a este local só é permitido com guias credenciados do parque nacional.
O mesmo acontece com o snorkeling na Praia do Sueste, considerada um dos principais redutos de tartarugas-marinhas do arquipélago.