O que você precisa saber antes de visitar Budapeste

 

Além de ser o centro econômico, cultural e a maior cidade da Hungria, Budapeste é considerada uma das cidades mais bonitas de Europa e é um das mais visitadas do continente. Nela, existem vários patrimônios mundiais da humanidade, como o Castelo de Buda, e Avenida Andrássy e a Praça dos Heróis. Além disso, a cidade tem o maior sistema de água termal do mundo!

Como muitas cidades europeias, Budapeste é um destino com muita história para ser explorada. E nós achamos muito importante conhecer um pouquinho mais do que cada destino passou e viveu antes de visita-lo! Separamos aqui um pouco da história da capital húngara, para você se apaixonar e querer ainda mais conhecer este lugar o quanto antes! É um destino que precisa estar em sua listinha de viagens, e você vai saber o porque aqui embaixo:

Tudo sobre Budapeste Hungria
alex-block-1079817-unsplash Os lindos jardins do Parlamento Húngaro - Budapeste Hungria. Foto: Alex Block, Unplash

 

Buda e Peste

A história da região começa no Século 1 a.C., com um pequeno assentamento de celtas. Anos depois, os romanos chegaram por lá e construíram diversos anfiteatros, acampamentos militares e casas espaçosas. Com o passar do tempo, foram se formando duas pequenas cidades, uma de cada lado do Rio Danúbio: Buda e Peste.

Séculos depois, em 900 d.C, os turcos dominaram a região e fundaram o Reino da Hungria. Em 1241 foi construído o Castelo Real e Buda se tornou a capital do império austro húngaro.

No Século XIX, o Reino da Hungria obteve um governo autônomo. Só em 1873, Buda e Peste foram unificadas e Budapeste se tornou a Capital da Hungria. Para saber mais desta história não deixe de ir ao Castelo de Buda, ao Parlamento e a Ponte das Correntes, que foi a primeira a ligar Buda a Peste.

Tudo sobre Budapeste Hungria
Ponte-Buda-e-Peste-Budapeste-HUngria A ponte que divide Buda e Peste - Budapeste Hungria.

 

Segunda Guerra

A Segunda Guerra atingiu fortemente a Hungria, quase 100.000 judeus foram mortos pela ocupação nazista na cidade. Budapeste sofreu sérios danos quando a cidade foi dominada pelo Exército Vermelho. Para conhecer mais desta história, não deixe de visitar a Ponte das Correntes (a mais famosa da cidade), ela foi bombardeada durante a Guerra e reconstruída depois. E não deixe de ir ao Museu do terror.

 

Comunismo

Depois da Segunda Guerra Mundial, A União Soviética dominou a Hungria e substituíram o governo eleito pelo Partido Comunista Húngaro. O país , depois de devastado pelos efeitos da Guerra ainda teve toda sua economia nacionalizada. A estagnação econômica se tornou uma realidade, além dos baixos padrões de vida e um profundo mal-estar. Em 1956, aconteceu a Revolução Húngara.

 

Verão, Flores e Turismo

Budapeste é sim um lugar que deve ser visitado e colocado a frente de suas listinhas de viagem. A cidade é incrível, com ótimos destinos turísticos e infraestrutura, além de ter uma gastronomia e vida noturna maravilhosa! Fomos em Julho, bem no verão Europeu. Fiquei deslumbrada com os campos de flores pelo país, além dos jardins maravilhosos por Budapeste. São flores por todos os lados, praças, ruas e pequenos jardins. O verão por lá é muito agitado, existem diversas fontes de água e parques bem cuidados pela cidade. Vale sempre bater perna e conhecer o lado peste e o lado buda, seus pontos turísticos,  a pé e transporte público.

Tudo sobre Budapeste Hungria
Budapeste-Hungria Os jardins de Budapeste no verão! Maravilhosos! Foto: Virginia Falanghe

 

Antes de ir, algumas coisinhas para saber:

 

Seguro Viagem é obrigatório para entrar em Budapeste!

Você já ouviu falar do Tratado de Schengen? Este acordo entre os países europeus estabelece a obrigatoriedade da contratação de um seguro viagem para brasileiros que visitam a Europa no visto de turismo. A Hungria é um dos países participantes.O valor mínimo da cobertura do seguro deve ser de 30.000 euros. A boa notícia é que a contratação do seguro não é cara.

A dica é comparar as principais seguradoras do mercado pelo site SegurosPromo. A ferramenta, que é como um “Booking” de seguros viagem, faz a comparação das diferentes apólices, coberturas e preços para quem viaja a Budapeste. Você só precisa escolher o plano que tenha mais a ver com você e contratar. Além disso, geralmente os preços são mais baratos vendo pelo SegurosPromo do que direto com a seguradora. Vale a pena.

Somos parceiros da Seguros Promo e conseguimos para nossos leitores um cupom de 5% de desconto na contratação do seguro. É só clicar aqui para garantir o seu desconto  🙂

 

 

Budapest Card

Vale muito a pena adquirir o Budapest Card antes de ir. Assim, você já chega com acesso ilimitado ao transporte público da cidade e ainda tem descontos em um monte de atividades. Olha só:

  • Você pode andar de graça e ilimitado pelos transportes públicos da cidade
  • Ganha entrada grátis em 19 museus da cidade
  • Ganha 50% de desconto nos banhos termais, igrejas, museus, restaurantes, bares, passeios de barcos, shows e mais.  

Você pode comprar o seu Budapest Card pelo site GetYourGuide, que oferece várias “boiadas” em destinos diferentes pela Europa. Vale super a pena. 

 


 

10 experiências e lugares que você precisa passar em Budapeste!

 

Ir à Budapeste e não viver estes dez pontos turísticos e experiências abaixo, é como não ter ido até a cidade. Nós separamos para vocês um guia com dicas e informações para você seguir quando for a cidade, ou apenas para deixar aquela vontade de ir até lá.  Ah, nós conseguimos um desconto especial para nossos leitores de alguns destes passeios em Budapeste, é só clicar aqui e ver as opções de passeios com desconto. Algumas dessas dicas poucas pessoas sabem e conhecem, então olha só:

1. Castelo de Buda

O Castelo de Buda é um dos pontos turísticos mais marcantes de Budapeste. Ele é o castelo histórico dos reis da Hungria e foi classificado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. Ele está localizado em uma montanha a 170 metros do chão e você tem a opção de subir até lá com um pequeno bondinho que custa cerca de 7 euros o trajeto. A vista é espetacular! Dentro dos muros do Castelo existem diversas atrações, como museus, exposições, a biblioteca nacional, a igreja do castelo, o Palácio Sándor, o teatro de dança húngara, e cada um deles você paga a parte para entrar. Mas para a gente, o que mais marcou, foi o Labirinto do Castelo, nosso próximo item.

Tudo sobre Budapeste Hungria
florian-van-duyn-556634-unsplash O incrível - e indispensável - Castelo de Buda. Budapeste Hungria - Foto: Florian Van Duyn

 

 

2. Labirinto do Castelo

O Labirinto, com mais de 10 km de extensão, fica embaixo do território do castelo de Buda e foi aberto no início do Sec. XI pela erosão de rochas pelas águas termais. Com o passar do tempo, esse labirinto foi palco para esconderijos militares, abrigos em guerras e até como adega. Foi um dos meus passeios prediletos por lá! A atração ficou um tempo fechada, mas agora ela reabriu! Para a alegria de todos! 🙂 Fiquem atentos pelo site, clicando aqui. 

 

 

3. Parlamento Húngaro

 O Parlamento de Budapeste é o maior edifício da Hungria e o segundo maior Parlamento do mundo (só perde para o britânico). Para vocês terem uma ideia, o prédio tem 27 entradas e 700 salas. Você pode visitar o parlamento em um tour guiado. Lá dentro, ficam as coroas reais e você vai conhecer as principais salas do edifício. É bem legal! Os ingressos custam cerca de 30 reais e podem ser comprados na hora.

Você pode garantir o seu ingresso antecipado para o Parlamento Húngaro e fugir das filas. É só clicar neste link aqui

Tudo sobre Budapeste Hungria
PArlamento-Hungaro O Parlamento Húngaro - a construção mais icônica de Budapeste Hungria. Foto: Virginia Falanghe

 

 

4. Ponte das Correntes

 A Ponte das Correntes foi a primeira a ligar Buda à Peste. Ela foi construída para a unificação das duas cidades no Séx XIX. A Ponte foi bombardeada na Segunda Guerra e reconstruída depois. Os leões esculpidos protegem a entrada para o Castelo de Buda. É um dos cartões postais da cidade!

Tudo sobre Budapeste Hungria
Ponte-Buda-e-Peste-Budapeste-HUngria A ponte que divide Buda e Peste - Budapeste Hungria.

 

 

5. Avenida Andrassy

 É a principal avenida da cidade, é comparada com a famosa Champs Elysee de Paris, por ser rodeada por casas e palácios, além de diversas lojas de grife. Nela, ficam importantes pontos turísticos como a ópera de Budapeste, o Museu do Terror e ao final dela a famosa Praça dos Heróis.

 

6. Museu do Terror –  Terror Háza

 Chocante. Isso é o que define o Museu do terror em Budapeste. É um dos museus históricos mais importantes do mundo. Isso porque o edifício foi sede do partido fascista quando a Hungria era aliada da Alemanha na Segunda Guerra Mundial.  Depois de perder quase 40% de sua população durante a Guerra, foi tomada pelos soviéticos, que também usaram o prédio como sua sede. A energia por lá é pesada, muito pesada.

O edifício foi palco da opressão militar durante décadas no país, muitas pessoas foram torturadas e mortas ali. Além disso, dentro do museu, existem vários itens tanto dos nazistas, como dos soviéticos que ali passaram. Para começar o choque, na entrada um tanque de guerra e logo atrás a imagem de diversas pessoas que foram mortas durante essas terríveis décadas para o país. Dentro do museu, você vai conhecer toda essa história com detalhes.

A visita é pesada, eu particularmente sai de lá chorando. Mas faz parte da história da humanidade, é de fundamental importância compreender essa época.

Informações do Museu do Terror:

 Horário de Funcionamento: Todos os dias, exceto segunda-feira: das 10 a.m – 6 a.m   Preço: Ingresso inteiro: cerca de 20 reais (2000 HUF) Ingresso com desconto: cerca de 10 reais (1000 HUF) (Para cidadãos europeus  entre 6 e 26 anos e 62 e 70 anos ou para quem tenha carteirinha de estudante internacional e tenha entre 6-26 anos.) Site: Clique Aqui. 

Tudo sobre Budapeste Hungria
Museu-do-TError O Museu do Terror - um dos mais chocantes que visitei na Europa.

 

7. Praça dos Heróis

 A Praça dos Heróis (em húngaro: Hősök tere) é uma das praças mais importantes da Capital Hungara. Fica situada num extremo da avenida Andrássy, a mais famosa da cidade, perto do parque da cidade. Ela faz parte do conjunto designado Patrimônio da Humanidade, pela UNESCO. Nela, ficam importantes edifícios como o Museu de Belas Artes de Budapeste e o Palácio da Arte. O monumento central da praça chama-se Memorial do Milénio, com a estátua dos líderes que fundaram a Hungria no Séc IX.

 

 

8. Parque Municipal

O Parque Municipal de Budapeste foi construído para celebrar o primeiro milênio do país. Dentro dele, ficam importantes construções e pontos turísticos da cidade: como a Terma Szechenyi, o Zoologico, Jardim Botânico, o Castelo Vajdahunyad, entre outros. Vale o passeio!  

 

9. Águas termais

 Budapeste tem o maior sistema de águas termais do mundo. A diferença destas águas é que elas possuem propriedades revigorantes e curativas. Estas águas ficam em algumas espécies de clubes, cheios de piscinas com diferentes temperaturas, algumas com sais mineiras, hidromassagem e etc. Além de terem diferentes tipos de saunas e spas. O maior e mais famoso local para se banhar em Budapeste é a Terma Szechenyi. Dá pra passar uma tarde ou até um dia inteiro por lá, pelas diversas atrações que a Terma reserva. Existem piscinas com correntes, aquecidas, internas, externas, saunas, spas e etc. A Terma Szechenyi fica dentro do Parque Municipal da cidade. Para passar o dia o preço sai em torno de R$ 20,00. Vale muito a pena, é tudo super limpinho e bem cuidado. As piscinas externas funcionam das 6 a.m até as 10 pm. 

A gente indica que você compre os ingressos para as Termas pelo GetYourGuide, que é uma plataforma que te ajuda a fugir das filas e vale muito a pena. Clique aqui e garanta os seus ingressos. 

Tudo sobre Budapeste Hungria
Aguas-Termais-Budapeste-Hungria As famosas águas termais em Budapeste. Vale a visita! Foto: Virginia Falanghe. Budapeste Hungria

 

 

 10. Balada: Morrison’s 2

 A vida noturna em Budapeste é sensacional. Fomos em uma balada/pub muito legal. A Morrison’s 2 tem uma espécie de bar em cima, e descendo uma escada você dá em uma espécie de labirintos que te levam a diferentes pistas. Toca desde rocks clássicos, até a Spice Girls. Muito, muito legal! Fiquem ligados na programação clicando aqui 

  


 

Onde ficar em Budapeste

 

Budapeste é conhecida por ser uma das cidades mais baratas da Europa para conhecer. Um dos grandes motivos são os baixíssimos preços em hospedagem. Para se ter uma ideia, é possível achar acomodação por cerca de 8 euros a noite (isso é menos de R$ 50).  Selecionamos as melhores opções para mochileiros, casais, famílias e também para quem viaja sozinho.

Veja mais dicas de hospedagem no post Onde ficar em Budapeste.

 

Mapa de Hotéis e Pousadas em Budapeste

Coloque as datas de sua viagem e confira as pousadas disponíveis quando você for viajar. É só clicar em cima de cada preço para ver mais informações sobre a acomodação:

 



Booking.com


 

As melhores dicas para planejar – e economizar – em Budapeste

 

Fuja de filas, consiga os melhores preços e viaje com internet ilimitada.

Criamos o checklist abaixo para te ajudar a planejar a sua viagem de um jeito fácil. Para melhorar, com bons descontos ?:

 

? SEGURO VIAGEM: Não esqueça de fechar o seu seguro viagem! Ele é essencial para viagens internacionais – e obrigatório em viagens para a Europa!  Use o cupom VIVAOMUNDO5 para ganhar até 10% de desconto em Seguros Viagem na Seguros Promo. (Para saber mais, confira como conseguir descontos em Seguro Viagem)

 

? HOSPEDAGEM: Faça reservas com o Booking.com e garanta as melhores ofertas em hotéis e pousadas.

 

ALUGUEL DE CARROS: Compare os preços das melhores empresas de aluguéis de carros no Rental Car.

 

? INGRESSOS: Fuja das filas e garanta ingressos antecipados para diversas atrações ao redor do mundo, pagando em até 6x sem juros na WePlann.

 

? CELULAR E INTERNET: Viaje com internet 4G ilimitada para qualquer lugar do mundo – sem pagar Roaming. Receba um chip na sua casa da EASYSIM4U, troque quando estiver no avião, e já saia usando seu celular ao chegar no destino.

 

Esperamos que essas dicas te ajudem a economizar e fazer uma ótima viagem! ?

 

Virginia Falanghe

Jornalista de viagens e especialista em marketing digital de turismo, Virginia transformou sua paixão por viagens e aventuras em profissão. Já conheceu os cinco continentes com algumas paradas longas na Austrália, EUA, Portugal, Canadá, além de três meses a bordo de um catamarã pelas ilhas do Caribe. Além de escrever sobre destinos de natureza aqui no Viva o Mundo, é colunista de viagens na JovemPan, editora-chefe do site Dicas de Viagem e head da agência digital Pura. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 respostas

  1. Já viajei pela Europa do centro para o oeste até a escandinavia. Estou em processo de aposentadoria e brevemente passarei uma temporada em Portugal. Posteriormente pretendo ir mais para o centro da Europa, e assim poder ter mais acesso a outros países principalmente no leste. Como a Hungria está bem centralizada, pensei ficar uma temporada por aí. Gostaria de saber como é a vida nas pequenas cidades. A receptividade das pessoas e possibilidades de consegui visto de permanência. Não pretendo trabalhar, temos renda para nossa manutenção com certo conforto. Sou eu e minha esposa. Um casal na faixa do 60. Obrigado

  2. Parabéns! Muito bacana o blog. Apenas uma contribuição: a Revolução de 1956 não tirou o comunismo do poder. Ao contrário, acabou endurecendo o regime instalado pela antiga URSS.

    1. Olá, tudo bem?

      Olha, em Novembro já é bem friozinho por lá, com médias de temperatura entre as casas do 4º a 9º de máxima.

      Abs,

  3. Olá , pretendo ir para Budapeste em janeiro é a minha primeira viagem fora do Brasil , gostei muito das suas dicas, só uma dúvida , é necessário visto para ir ? Como conseguir ? Pode me ajudar ? Muito obrigada

    1. Oi, Maria Inês,

      Tudo bem?

      que bacana que você está indo para Budapeste!

      Olha só, segundo o Itamaraty, brasileiros que pretendem ficar até 90 dias fazendo turismo na Hungria não precisam de visto para entrar no país.

      Você pode checar mais detalhes no site do Ministério: http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/tabela-de-vistos-para-cidadaos-brasileiros

      Ah, só não esqueça que há a obrigatoriedade da contratação de um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros! A gente conta tudo neste post: https://vivaomundo.com.br/tratado-de-schengen-o-que-e/

      Espero que te ajude!

      Um abraço e ótima viagem.