Tudo o que você precisa saber para conhecer a Ilha dos Deuses: Bali Indonésia. Confira o guia completo para fazer uma viagem por lá.
Quem viaja para Bali Indonésia, busca um lugar exótico, com ótimas ondas para surfar, falésias, águas e areias de tonalidades deslumbrantes e cultura que mistura o ritmo frenético das cidades com a felicidade e espiritualidade do povo local.
Pergunte a qualquer viajante o que eles amam em Bali e, na maioria das vezes, “as pessoas” estarão no topo da lista. E o que faz parte desta gentileza é a atribuição à convicção da existência do Karma. Nada mais é que: se você faz boas coisas, coisas boas acontecerão com você. Se você faz coisas ruins, coisas ruins acontecem.
É uma crença social, que, traduzido ao bom e velho português, pode corresponder ao ditado: você colhe o que planta.
Por isso, na Ilha dos Deuses, a gentileza, sorriso no rosto e simpatia do povo local são um dos grandes destaques, além da segurança para visitantes que ganha ainda mais força com essa convicção.
Passei mais de um mês em duas viagens para Bali Indonésia. Sou uma pessoa que não costuma repetir viagens, mas sempre digo: para Bali tenho vontade de voltar todos os anos. ?
Por isso, neste guia completo, mostro o que mais me encantou na ilha e todas as dicas essenciais para você planejar a sua viagem:
Sumário do Guia de Bali Indonesia:
Neste guia de viagens, você encontra tudo o que precisa saber para planejar sua viagem para Bali Indonesia. Clique nos links para ir para as páginas específicas sobre cada assunto. Espero que goste ✨:
- Informações Básicas
- Onde fica Bali
- História da Ilha
- Informações Demográficas
- Língua
- Religião
- Melhor época para visitar
- Segurança
- Como chegar e se locomover por lá:
- Como chegar
- Melhores voos e passagens aéreas
- Como se locomover
- Como preparar uma viagem para lá
- Moeda
- Bagagem
- Dicas Essenciais
- Onde ficar em Bali
- Regiões de Bali
- Dicas de hospedagem
- O que fazer em Bali
- Pontos turísticos principais
- Sugestão de Roteiro pela Ilha
- Melhores praias para conhecer
- Vida Noturna
- Onde comer
- Ilhas próximas a Bali para incluir na viagem:
- Gili Islands
- Nusa Lembongan, Ceningan e Penida
Tudo sobre Bali Indonesia
Onde fica Bali
Bali é uma ilha da Indonésia famosa por suas montanhas vulcânicas cobertas por florestas, praias paradisíacas com recifes de corais, arrozais encantadores e uma cultura fortemente ligada ao hinduísmo, repleta de templos lindos que merecem ser visitados.
História de Bali
Bali foi povoada cerca de 2.000 a.C por povos de origem do Sudeste Asiático e da Oceania. Não é a toa que os balineses estão ligados aos indonésios, malasios, filipinos e oceânicos.
Fortemente ligada às culturas indiana e chinesa, em particular a hindu, Na antiga Bali existiram nove seitas hindus com cada uma adorando uma divindade específica e um deus principal.
Após a queda do império Majapait no início do século XVI, a ilha foi governada por vários reinos independentes, fortalecendo a identidade nacional e grandes avanços na cultura, artes e economia, que só foi perdida em 1906, quando os holandeses invadiram Bali e subjugaram os nativos até a conquista da independência em 1949.
Entre 1965 e 1966, o governo indonésio abriu relações com países ocidentais e Bali foi modernizado criando, assim, um grande crescimento econômico que alterou o padrão de vida dos balineses.
Informações Demográficas de Bali
Bali é uma ilha vulcânica com uma população de cerca de 4 milhões de habitantes.
Sua maior cidade é a capital da província, Denpasar, na parte central da costa sul.
Em Bali há um sistema de castas baseado no indiano. Eles são: sudra, formado pelos camponeses (cerca de 93% da população); wesia, de comerciantes e funcionários administrativos; ksatrias, da realeza e guerreiros; brahmana, formada pelos sacerdotes.
Língua em Bali Indonesia
Em Bali, fala-se o balinês e o indonésio. Mas, por ser uma região muito turística, as línguas mais faladas depois destas são inglês e chinês.
Religião
A Indonésia é um país composta por mais de mil ilhas, com população de maioria muçulmana. Porém, em Bali, o cenário espiritual é outro. A religião Hindu balinesa é a principal da ilha e desempenha um papel que a torna mais atraente para muitos visitantes.
Os hindus balineses acreditam que os deuses e deusas estão presente em todas as coisas e, portanto, todos os elementos da natureza tem seu próprio poder.
São aproximadamente 20.000 templos espalhados por Bali fazendo com que a ilha seja conhecida como “ilha dos deuses”.
Melhor época para visitar
A melhor época para conhecer Bali é entre os meses de Abril e Outubro, época da seca por lá. Nos outros meses, temporada de monções e chuvas, todo o lixo proveniente das ilhas vizinhas vão parar nas praias e formam ilhas de plástico no oceano. O cenário é bem triste. Evite ir nessa época.
Como chegar e Locomoção
Como chegar em Bali
Para chegar até a Indonésia é preciso encarar mais de 24h de voos e escalas. O jeito mais rápido é fazendo conexão no Qatar ou Dubai. E, para aproveitar ao máximo, reserve no mínimo 1 semana na ilha.
Passagens aéreas para Bali
Confira aqui os melhores preços e datas para a sua viagem para Bali.
Como se locomover em Bali
O trânsito em Bali é completamente caótico. São carros e motos circulando por ruas estreitas, querendo passar ao mesmo tempo, sem nenhum tipo de sinalização do que irá fazer no momento seguinte. Isso, ainda, sem contar a mão inglesa.
Uber
Para quem quer evitar esse tipo de estresse e não correr risco de acabar em algum tipo de acidente, pedir um uber é uma ótima opção.
A maioria dos estabelecimentos tem wi-fi gratuito e você consegue pedir o carro antes de sair de lá. É também uma ótima opção pois você conta com um motorista experiente nesse tipo de trânsito além de ser super barato.
Motoristas particulares
Uma ótima opção, também, é contratar um motorista particular. Além de também contar com uma pessoa que tenha experiência no trânsito caótico de Bali, você consegue ter uma experiência mais exclusiva, onde pode o motorista pode levá-lo para onde você quiser.
Negocie o preço por dia para esse serviço.
Tours
Tours também são uma boa opção. Contar com uma agência especializada que te pega no hotel e leva para as atrações é uma boa pedida para evitar estresse.
Motocicleta
Mas, para os aventureiros, há sempre a opção de alugar uma moto, o que parece ser o meio de transporte oficial dos balineses.
São tantas motos correndo de um lado para o outro que chega a ser um tanto confuso, mas, ainda assim, se você está disposto a encarar esse caos, alugar uma moto não é nada difícil e você encontra estabelecimentos para isso por praticamente toda Bali.
É sempre bom ressaltar que é imprescindível ter a carteira de habilitação internacional sempre com você. Outras dicas são: tome cuidado, pois nem sempre há capacetes disponíveis para quem aluga e sempre ande com uns US$5 no bolso, pois os policiais balineses sempre procuram parar estrangeiros pedindo pelo documento e propina.
Como preparar a viagem para Bali Indonesia
Moeda
A moeda de Bali e de toda a Indonésia é a rúpia indonésia. Representada por “Rp”, ela é acompanhada de vários zeros por ser bem desvalorizada.
Existem várias casas de câmbio espalhadas pela ilha que oferecem cotações mais interessantes que a do aeroporto. Leve dólar e troque pelas rúpias já na Indonésia.
Bagagem
Aposte em roupas mais leves. Bali é um destino paradisíaco no qual se aproveita muito as praias.
As roupas típicas dos balineses são, também, muito simples, portanto não há motivos para “carregar” na escolha.
Não se esqueça, porém, de colocar roupas mais confortáveis que cubram o corpo, principalmente as pernas, para visitar os templos. Nem do chapéu para evitar o sol.
Dicas Essenciais
Não beba água de torneira. Pode parecer ser uma coisa óbvia, mas existem países, como na Europa, que beber água da torneira é normal, mas não é o caso de Bali.
Não é necessário visto para ir para Indonésia, apenas um passaporte com validade de, no mínimo, 6 meses e o certificado internacional de vacinação contra febre amarela.
É considerado falta de educação apontar para alguém ou alguma coisa com o dedo indicador. A recomendação é usar a mão inteira.
Para entrar em templos, é necessário, tanto para homens quanto mulheres, usar o sarong para cobrir as pernas.
Onde ficar em Bali
Regiões de Bali
As principais regiões para se hospedar em Bali ficam concentradas na parte sudoeste da ilha. Pense no seguinte triângulo: de Canggu, a Ubud e à península de Ulutawu é onda ficam as principais praias, cidades e atrações. E, depois, para quem quer seguir roteiro nas ilhas próximas Nusa Lembongan, Nusa Penida e as Gili’s.
Kuta
Com trânsito de motos infinitas, pessoas andando pra lá e pra cá, poluição, mil e uma lojinhas de roupas, acessórios, bugigangas e baladas, pode-se dizer que Kuta não é lá o melhor lugar para escolher onde ficar em Bali.
A não ser, é claro, se você estiver precisando de um lugar para dormir próximo ao aeroporto ou totalmente em busca de baladas com uma vibe bem Spring Break
Seminyak e Canggu
Considerada um dos melhores points de Bali da atualidade, a região de Seminyak e Canggu fica localizada ao norte de Kuta. É lá onde ficam vários hotéis de luxo, restaurantes renomados e várias lojas para quem busca um pouco mais de sofisticação e lugares que são tendência.
Uluwatu
Uluwatu é uma região bem mais tranquila quando comparada a Kuta, Seminyak e Canggu, apesar de cada vez mais estar crescendo e se transformando em um verdadeiro point de Bali.
É uma de minhas regiões prediletas em Bali, por ser o reduto do surfe, das praias mais bonitas e ter a atmosfera mais despretensiosa e tropical da ilha.
>Leia mais sobre Uluwatu Bali neste post
Ubud
A cidade de Ubud é um dos cartões postais de Bali, tamanho sucesso também se deve ao filme de Julia Roberts, Comer, Rezar e Amar, no qual a personagem mora na cidade por um tempo.
Completamente voltada para o lado espiritual e com traços fortes da cultura local, é ali que se encontra uma das paisagens mais famosas de Bali, os campos de arroz ou arrozais, como o Tegalalang, e também a Floresta Sagrada dos Macacos.
>Leia mais sobre Ubud Bali neste post
Dicas de hospedagem
Confira tudo sobre as regiões e onde ficar em Bali
Hotéis em Kuta
Kuta Paradiso Hotel
Localizado a 150 metros da praia de Kuta, o Kuta Paradiso Hotel oferece piscina ao ar livre, gastronomia internacional e clube infantil.
As acomodações disponibilizam frigobar, TV via satélite e comodidades para fazer chás e cafés, além de wi-fi gratuito por toda a propriedade e serviço de transfer para o aeroporto sem custo adicional.
Confira os preços e disponibilidade do Kuta Paradiso Hotel aqui
Grandmas Plus Hotel Airport
A 10 minutos de carro do shopping Bali Galeria, o Grandmas Plus Hotel Airport oferece piscina e quartos com ar condicionado, TV e wi-fi gratuito.
Confira os preços e disponibilidade do Grandmas Plus Hotel Airport aqui
Beneyasa Beach Inn I
O Beneyasa Beach Inn I conta com uma localização estratégica a 5 minutos da praia de Kuta.
A propriedade dispõe de piscina, quartos com ventilador ou ar condicionado e wi-fi gratuito.
Confira os preços e a disponibilidade do Beneyasa Beach Inn I aqui
Hotéis em Seminyak e Canggu
Courtyard by Marriott Bali Seminyak Resort
O Courtyard by Marriott Bali Seminyak Resort é um refugio luxuoso a cinco minutos da praia de Seminyak.
Com piscina ao ar livre, spa, academia e restaurante, a propriedade ainda dispõe de wifi, quartos com ar condicionado, TV, frigobar e terraço ou varanda com área verde.
Confira os preços e a disponibilidade do Courtyard by Marriott Bali Seminyak Resort aqui
Pelangi Bali Hotel & Spa
Misturando a arquitetura balinesa e a moderna, o Palangi Bali Hotel & Spa fica na praia de Seminyak com wiifi gratuito por toda a propriedade, piscina e bar molhado.
Os quartos tem frigobar, ar condicionado e tv.
Confira os preços e a disponibilidade do Pelangi Bali Hotel & Spa aqui
Sunnyside Residence Seminyak
Localizado no centro de Seminyak, o hotel oferece wi-fi gratuito, piscina ao ar livre e quartos com TV, frigobar e área para refeições.
Confira os preços e a disponibilidade do Sunnyside Residence Seminyak aqui
Hotéis em Uluwatu
Le Grande Bali
O Le Grande Bali está localizado em Uluwatu e disponibiliza wi-fi gratuito.
Os quartos possuem TV, comodidades para fazer chá e café e varanda ou terraço.
O hotel ainda possui traslado gratuito, em horários programados, para algumas praias da região.
Confira os preços e a disponibilidade do Le Grande Bali aqui
Blue Point Bay Villas & Spa
O Blue Point Bay Villas & Spa é composto por vilas construídas no alto de um despenhadeiro.
O hotel dispõe de uma piscina com borda infinita que dá vista para a praia de Uluwatu e dois restaurantes.
Confira os preços e a disponibilidade do Blue Point Bay Villas & Spa aqui
S.O.S Sultans of Swell
O S.O.S Sultans of Swell oferece acomodações com bar, estacionamento privativo e wi-fi gratuito.
Todos os quartos possuem ar condicionado e terraço.
Confira os preços e a disponibilidade do S.O.S Sultans of Swell aqui
Hotéis em Ubud
Four Seasons Resort Bali at Sayan
O Four Seasons Resort Bali at Sayan oferece piscinas ao ar livre, quatro opções de refeições e academia.
Os quartos contam com cofre, TV e comodidades para passar a roupa se necessário.
Confira os preços e a disponibilidade do Four Seasons Resort Bali at Sayan aqui
Pertiwi Bisma 1
Cercado por arrozais, o Pertiwi Bisma 1 oferece piscina ao ar livre, e quartos com terraço privativo.
Os quartos dispõe, também, de TV, frigobar e chaleira elétrica.
Confira os preços e a disponibilidade do Pertiwi Bisma 1 aqui
Blima Bali
O Blima Bali fica a 7 minutos da Floresta dos Macacos e oferece acomodações com jardim ou terraço e wi-fi gratuito, além de poder apreciar um café da manhã tipicamente asiático.
Confira os preços e a disponibilidade do Blima Bali aqui
O que fazer em Bali Indonesia
Além das praias, arte, música, oferendas, templos, arrozais e o principal: a gentileza e simpatia da população que está entrelaçada na profunda herança cultural e sistemas de crenças.
Pontos Turísticos
Tanah Lot Temple
O templo fica em cima de ilha e não pode ser acessado, mas sim visto do vilarejo que o entorna. Tanah Lot Temple não é o mais bonito de Bali, mas vale a pena pela paisagem lindíssima, principalmente ao entardecer, com o sol se pondo no horizonte. Veja mais no post o que fazer em Bali.
Templo Pura Luhur
Famoso pela apresentação da dança Kecak, o melhor horário para visitar o templo, em Uluwatu, é ao entardecer e curtir esse espetáculo tipicamente balinês no qual um coro de aproximadamente 60 homens entoam o mantra “Chak” sem nenhum tipo de instrumento acompanhando.
Pura Tirta Empul
Segundo a crença dos balineses, o templo de Pura Tirta Empul, em Ubud, foi construído a milhares de anos pelo deus Indra e tem uma fonte sagrada para a realização de rituais.
Muito frequentado pelos balineses, é comum vê-los se purificando nas fontes e até realizando celebrações.
Monkey Sacred Forest
A Floresta Sagrada dos Macacos, em Ubud é um santuário de preservação desses bichinhos, por onde eles correm livres em uma enorme área de mata com vales, riachos, pontes e templos.
É um verdadeiro santuário de proteção aos macacos, mas, assim como ao encontrá-los em outras regiões da ilha, é preciso tomar cuidado com seus pertences e é recomendável que não se use objetos soltos, como óculos e bolsas, quando estiver ali.
Nusa Dua Water Blow
O miradouro perto de onde as ondas quebram contra as pedras vulcânicas da costa balinesa proporciona momentos divertidos, mas se prepare para ficar molhado dos pés à cabeça.
Veja mais no post o que fazer em Bali.
Roteiro pela região
Praias em Bali Indonesia
Padang Padang Beach
Uma das praias que os visitantes mais gostam e talvez mais conheçam por ser cenário do filme Comer, Rezar, Amar, Padang Padang Beach é uma praia pequena, cercada por pedras que, para ser acessada, é necessário descer um lance de escadas por uma mata.
Veja mais no post o que fazer em Bali.
Dreamland Beach
Uma das praias “escondidas” em Bali, a praia Dreamland tem seu acesso limitado, ou seja, algumas poucas pessoas por vez podem chegar até ela.
Com águas azuis cristalinas e areias brancas, a praia é um verdadeiro paraíso, um ótimo lugar para tirar fotos até fazer mergulho.
Uluwatu
A região está cada vez mais presente na cena de Bali, com um ar jovem e descontraído.
Conhecida mundialmente pelos seus picos de ondas, Uluwatu é o reduto do surf. Entretanto é necessário tomar um pouco de cuidado: é uma região de muita pedra e coral, portanto recomendo fazer o trajeto de botinha para não machucar os pés.
Praia de Green Bowl
A praia de Green Bowl está um pouco mais ao centro da península e é necessário um pouco de esforço para chegar até ela: precisa-se descer vários degraus para finalmente acessar a praia, mas vale totalmente a pena.
As ondas quebram mais ao fundo, deixando uma longa faixa de água rasa e mais tranquila para quem quer aproveitar.
Mushroom Beach
A principal praia da ilha de Nusa Lembongan, com vários pontos de surfe.
A região para quem é iniciante no esporte é chamada de Playground, mas para os mais experientes é possível pegar um barco que dá acesso aos outros pontos.
Veja mais no post que contamos tudo sobre Nusa Lembongan.
Blue Lagoon em Nusa Ceningan
A Blue Lagoon é uma praia com águas de um azul turquesa tão lindo que vai te deixar deslumbrado e para acessar a praia é necessário descer uma pequena escada. Ali também tem pontos para saltos de um penhasco e as alturas variam entre 6 e 10 metros.
Vida noturna em Bali
Single Fin
Grande point para jovens, principalmente surfistas, O Single Fin é onde a galera se reúne para curtir o pôr do sol depois de um dia de mar.
Às quartas-feiras e domingos, a música ao vivo toma conta do terraço do bar com atrações de DJ’s internacionais e muita badalação.
Happy Hour no Potato Head em Semyniak
Um clube de praia muito conhecido em Bali Indonésia, o Potato Head é uma boa opção para tomar um drink, conversar e curtir a vibe com os amigos. Os preços são um pouco mais caras, equiparando-se aos bares dos Estados Unidos nesse quesito, mas é um local bem sofisticado e arquitetônico.
Onde comer
Jantar em Jimbaran
Quem nunca imaginou em poder sentar-se à beira da praia e comer peixe fresco apreciando a paisagem? Pois na praia de Jimbaran, isso acontece sempre.
Ao longo da faixa de areia, mesinhas são dispostas com todo um ar sofisticado, com velas de decoração. E é ali que existem vários mercados de frutos do mar, onde os vendedores, além de vender o produto ainda fresquinho, prepara e serve ao cliente na areia.
Sushi Kyuden em Kuta
Se você gosta de comida japonesa, esse é um lugar que não pode faltar na sua lista. Além de as porções serem bem satisfatórias, a comida muito boa e o ambiente ser bem agradável, o preço dos pratos são bem em conta, variando de R$10 – R$150.
Deus Ex Machina Store em Canggu
Pertencente a marca Deus Ex Machina que vende peças de moto e equipamentos para surfistas, a loja tem também um restaurante nesse vilarejo de Bali.
Com uma seleção de pratos indonésios, pizzas, saladas e carnes, agradando a todos os gostos, você não pode deixar de dar uma passadinha lá para o almoço ou jantar.
Ilhas próximas a Bali Indonesia
Gili Islands
As Gili Islands são um pequeno arquipélago formado por três ilhas ao nordeste de Bali e são famosas por serem um lugar sem moto, carros ou aeroporto.
Gili Air, Gili Meno e Gili Trawangan possuem ruas de terra e os principais meios de transporte são bicicletas e carroças e é o lugar ideal para quem quer fugir do agito de Bali e descansar.
Confira as dicas de o que fazer nesse arquipélago lindo.
Nadar com tartarugas
Famosas por sua população de tartarugas, as Ilhas Gili tem verdadeiros santuários para os bichinhos, mas é fácil encontrá-las ao fazer snorkel.
Alugar uma bicicleta
As ilhas não possuem carros e nem motos e o melhor modo de conhecer cada cantinho é percorrendo as ruas de bicicleta. Separe bastante água e um lanchinho, suba na bicicleta e encante-se com o lugar.
Curta um barzinho pé na areia
Gili Air e Gili T (como é carinhosamente apelidada Gili Trawangan), tem vários barzinhos pé na areia no maior estilo zen. Você pode se sentar em puff na beira da praia e tomar um drink.
Nusas Islands
As Nusas Islands são três ilhas que ficam pertinho de Bali, cerca de 45 minutos de distância de ferry boat, e são uma ao lado da outra.
É até possível atravessar uma ponte entre Nusa Lembogan e Nusa Ceningan, enquanto para chegar em Nusa Penida leva um curto passeio de 15 minutos de barco, que ainda não tem uma grande estrutura para turismo, mas garante uma profunda experiência na cultura indonésia, especialmente pela quantidade de natureza ainda intocada.
Abaixo, separamos algumas atrações que você pode curtir entre as ilhas, confira.
>Leia as dicas de Nusa Penida e Nusa Lembongan
Klingking Beach – Nusa Penida
Esse é o cartão postal de Nusa Penida e não pode faltar na sua lista.
Exige um certo esforço para acessar a praia, descendo por uma trilha feita de galhos de madeira e cordas. A estrutura é bem precária e perigosa, por isso desça com cuidado. Nós levamos cerca de 40 minutos para descer e depois mais 40 minutos para subir.
Vale a pena. O lugar é lindo, com águas cristalinas de um azul muito claro, mas o mar é bem agitado e forte.
Atuh Beach – Nusa Penida
Um pouco mais afastada das outras atrações e do outro lado da ilha, a Atuh Beach é linda e a melhor praia para passar o dia.
O mar é tranquilo e existem restaurantes e bares para tomar uma água de coco com a vista exuberante que ela proporciona.
Dream Beach – Nusa Lembongan
Uma praia mais afastada na ilha, a Dream Beach proporciona belezas incríveis do mar contra as rochas. O mar é bem tranquilo e tem bons restaurantes.
Devil’s Tear – Nusa Lembongan
Pertinho da Dream Beach, Devil’s Tear tem a mesma premissa de Nusa Dua Water Blow. As ondas se chocam violentamente contra os penhascos, causando um som bem alto. Não é recomendado ficar perto da beirada por ser muito perigoso.
Yellow Bridge – Nusa Ceningan
É a ponte para entrar em Nusa Ceningan, que fica por cima do Ceningan Channel. A cor amarela vibrante fica linda contrastando com as águas azuis turquesa.
Blue Lagoon – Nusa Ceningan
Uma praia com águas de um azul turquesa tão lindo que vai te deixar deslumbrado e para acessar a praia é necessário descer uma pequena escada. Ali também tem pontos para saltos de um penhasco e as alturas variam entre 6 e 10 metros.
Leia mais sobre Bali Indonesia
- O que fazer em Bali – 30 atrações imperdíveis
- O guia para conhecer Uluwatu, o reduto do surfe de Bali
- As melhores regiões onde ficar em Bali
- Ubud Bali – Templos, Arrozais e yoga em um guia completo
- Nusa Lembongan – O que fazer, onde ficar e mais
- Nusa Penida – o guia completo de 3 dias na ilha