La Fortuna é o cartão postal da Costa Rica, com o vulcão Arenal como principal atração, o destino é um verdadeiro oásis para amantes de natureza, biodiversidade e águas termais.
A pequena cidadezinha abriga o imponente Vulcão Arenal. O vulcão é o mais ativo da Costa Rica e um dos 10 mais ativos do mundo. A verdade é que tudo em volta de um vulcão ativo fica mais especial: a densa fauna e flora local, suas cachoeiras, os rios com águas termais morninhas, além da singular cidade que possui uma história extraordinária.
“La Fortuna” ganhou este nome após ser a única cidade “sortuda” a permanecer intacta na redondeza após uma erupção devastadora em 1968 do vulcão. Além disso, recebe esse nome pela abundância de terras férteis que dão espaço para plantações e uma riquíssima fauna e flora.
O Vulcão Arenal
A última vez que o Vulcão Arenal entrou em erupção foi 2010. Porém, é possível ver gases e fumaça saindo de sua cratera todos os dias. É incrível!
Por ser tão ativo assim, não é permitido subir até o topo. Até porque, seria uma bela pernada. Porém, você pode ir até a sua base no Parque Nacional Vulcão Arenal ou vê-lo através de um mirante em uma outra trilha do parque.
O vulcão torna tudo na região mais especial. Inclusive, é o responsável pela enorme variedade de águas termais que se espalham pela cidade. Rios naturais com águas quentinhas, que você pode relaxar como em uma Jacuzzi.
No entorno da cidade, vale a pena ficar de olho nas árvores para encontrar bichos-preguiça ou quatis andando pela região.
Um ou dois dias na cidade são o suficiente para conhecer as principais atrações, que são as seguintes:
O que fazer em La Fortuna:
1) Parque Nacional Vulcão Arenal
O Parque Nacional Vulcão Arenal é um dos principais passeios da região. Nele, é possível explorar ao máximo a base do vulcão. São 15 dólares a entrada e o visitante tem direito a três passeios:
1.1 – Península
Nosso passeio predileto. São 2,5km de trilha asfaltada (bem tranquilo o acesso) até o lago Arenal.
Antes de chegar no lago, suba na torre para ver a visão do cartão-postal da Costa Rica. O Arenal com seu lago em frente. É muito lindo.
Além disso, vale a pena ficar de olho na fauna e flora local.
1.2 – Mirante
O Mirante é onde você chega mais próximo da base do vulcão ativo. É possível chegar de carro e rende boas fotinhos.
1.3 – Loop para ver a Lava Petrificada e a árvore Ceiba de 400 anos na base do Arenal Volcano.
Esta é a maior trilha do parque. São 6km em um “loop”, onde você pode ver a lava petrificada após as erupções do Arenal e uma árvore gigante, incrível, a Ceiba de 400 anos. A trilha leva em torno de 2 horas e é feita basicamente em uma mata fechada. Portanto, não espere ver o topo do vulcão de lá.
Antigamente, era possível fazer uma trilha para conhecer o vulcão-irmão do Arenal, chamado Cerro Chato. Porém, essa trilha foi proibida recentemente. Nós chegamos na expectativa de conhecer o Cerro Chato e descobrimos que por motivo de segurança ela foi fechada.
2) Águas Termais em La Fortuna
2.2 – Águas termais de Resorts
Diversos resorts oferecem a entrada para águas termais, ou as chamadas hot springs, de La Fortuna em um estilo SPA. A entrada custa entre 20 a 50 dólares para passar o dia.
Água termal pública
Porém, nós não tínhamos tanto tempo para curtir e queríamos economizar, rs. Descobrimos uma água termal pública – de graça – que fica em frente ao hotel Tabacon, um dos mais luxosos da região. A água termal vem do mesmo rio que banha o hotel.
A água termal pública é um pouco mais “farofenta” e é preciso andar pelo rio por baixo de um viaduto, o que não é muito bonito. Porém, ao chegar no lugar certo, a experiência é muito legal! A água é quentinha, como se fosse um SPA.
Para chegar nas águas termais grátis pare em frente ao hotel Tabacón (veja o local exato no mapa abaixo). Você pode perguntar para os cuidadores do carro como chegar. Mas você vai ver uma placa e uma entrada do lado oposto ao hotel.
Desça uma pequena rampa e vire a esquerda. Lá, você vai ver o viaduto feioso que falei. Para chegar na água termal, é preciso atravessar o túnel do viaduto. Do outro lado, ficam as piscinas naturais de águas termais.
Se você tem pouco tempo e quer economizar, vá na pública mesmo para ter a experiência. Caso tenha um dia de sobra, aconselho pegar um day-pass em algum dos resorts da região, como o Tabacón ou Arenal Paraíso Resort.
3) Cachoeira La Fortuna
A cachoeira mais famosa da cidade é a La Fortuna. A água não é quente como das águas termais, mas é uma queda d’água maravilhosa. São 500 degraus para descer até a base da cachoeira. A entrada custa 18 dólares.
Caso prefira fazer esse passeio em um tour, você pode comprar o ingresso com antecedência clicando aqui.
4) Trilhas, Rio Celeste, Rafting e Passeios de Aventura
Há muito o que fazer quando falamos em passeios de ecoturismo em La Fortuna. Caso tenha tempo, um dos passeios mais lindos é a trilha pelo Rio Celeste, que fica na região (porém, não é possível entrar na água).
Para quem quer um pouco mais de adrenalina, dá para agendar um passeio de rafting, tirolesa, caiaques e mais. Uma boa ideia é já agendar com antecedência esse tour, para não ficar tentando achar uma boa agência pelas ruas da cidade.
Você ganha tempo e também garante um bom serviço quando compra online em um site confiável. Eu uso bastante a Civitatis, acho um site bem completo. Para facilitar, coloco aqui alguns passeios em La Fortuna, vendidos pelo site, para você escolher o que já quer agendar:
5) Souvernirs na viagem
Deixe pra comprar souvenir em La Fortuna. Acredite se quiser, mas eles são muito mais baratos que nas cidades praianas. A dica é comprá-los em uma loja enooooorme deles entre a cidade La Fortuna e o Parque Nacional Vulcão Arenal.
Onde comer em La Fortuna:
Jantamos no Las Brasitas, com drinks e burritos em dobro. Foi bom para economizar e a comida e drinks estavam ótimos.
Não esqueça de comprar ainda no Brasil um esim ou chip de viagem com descontos de até 50% com nossos cupons para chegar conectado à internet na Costa Rica.
Onde se hospedar em La Fortuna:
Se você quer ver dicas de ótimas hospedagens na sua viagem, vale conferir também onde se hospedar nas principais cidades da Costa Rica.
Hospedagem econômicas em La Fortuna: Arenal Hostel Resort
Foi onde ficamos e adoramos! tem opção de quartos compartilhados e privativos. Ficamos com a segunda opção). O hotel tem duas piscinas, uma aquecida.
Oferecem ainda welcome drink na chegada. Além disso, fica logo no centrinho de La Fortuna, com vista para o vulcão.
>Clique aqui para ver a disponibilidade e fazer sua reserva no hostel
Hospedagem de Luxo em La Fortuna:
Se puder investir um pouquinho mais, aconselho os hotéis que já tenham águas termais ao ar livre e indoor, como o Tabacón Thermal SPA e Resort ou o Arenal Paradiso Resort.
>Veja os preços das diárias e disponibilidade nos hotéis Tabacón Thermal SPA e Resort ou o Arenal Paradiso Resort.
Roteiro Costa Rica – 10 dias pelo país
Roteiro Costa Rica – Ficamos 10 dias no país. Fomos em Fevereiro de 2019, alugamos um carro, eu, Caio e mais um casal de amigos e caímos na estrada.
Nós decidimos fazer um mix de nosso roteiro entre praias de surfe, parques nacionais e o vulcão Arenal (o cartão postal do país) para fechar o roteiro.
Esse roteiro faz um “loop” no Noroeste do país e não ficou pinga-pinga, já que tínhamos entre 2 a 4 noites em cada lugar.
>Leia nosso post completo da Roteiro Costa Rica clicando aqui
Seguro Viagem para a Costa Rica
Seguro Viagem é sempre um fator imprescindível em viagens. Além de ser baratinho, te salva da dor de cabeça de qualquer contratempo. Nós contratamos através do SegurosPromo, uma plataforma que compara as coberturas e preços entre as melhores seguradoras do mercado.
Use o cupom VIVAOMUNDO5 para 5% de desconto e pague no boleto para mais 10% OFF.
>Para ver mais, confira como conseguir descontos em seguro viagem neste post.
Agora, se você for praticar esportes de aventura como surfe, trilhas, conhecer os vulcões, é melhor ver as coberturas do WorldNomads, que cobrem esportes radicais.
Leia mais sobre a Costa Rica
- Roteiro Costa Rica – 10 dias de praia, natureza, vulcões e surfe
- Santa Teresa Costa Rica – Conheça a praia que é reduto de surfe e yoga em Puntarenas
- Onde ficar na Costa Rica – As 5 melhores regiões para conhecer
3 respostas